Niterói começa a imunizar idosos com terceira dose

Vacina aplicada para idosos que já completaram o esquema vacinal é a da Pfizer. Município também foi o primeiro do estado a imunizar adolescentes

Maria Augusta do Vale, de 99 anos, tomou a terceira dose em Niterói e apelou para que todos se vacinem. "Não tenham medo", disse (Foto: Luciana Carneiro)
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

Niterói é a primeira cidade do Estado do Rio de Janeiro a iniciar a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 em idosos. A imunização começou com as pessoas acima de 60 anos alocadas em instituições de longa permanência que tomaram a segunda dose da vacina há seis meses ou mais. Esses idosos são do primeiro grupo a receber a vacina em janeiro deste ano.

Maria Augusta do Vale, de 99 anos, foi uma das primeiras dos 31 idosos que receberam a terceira dose na Casa de Amparo Santo Antônio, no Vital Brazil, nesta sexta-feira (27). Emocionada, ela deixou um recado para quem ainda não se vacinou:

“Peço a vocês que tomem a vacina, não tenham medo. Essa é a nossa salvação para ficar por mais tempo aqui. Eu já tenho 99 anos e não tive nenhum problema em me vacinar, já estou na terceira. Eu sinto muito que ainda tenham pessoas que não tomaram nem a primeira dose”.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que nesta primeira etapa, cerca de 1.200 idosos vão receber o reforço. Em setembro a vacinação será ampliada para os demais idosos da cidade, com o uso da vacina da Pfizer, após recebimento da remessa da vacina pelo Ministério da Saúde (MS) para a aplicação.

De acordo com o secretário Rodrigo Oliveira, a medida visa a conter os efeitos da variante Delta que tem se espalhado intensamente no Brasil, tendo como epicentro o Rio de Janeiro.

“Estudos têm demonstrado a importância do reforço da vacinação nos idosos, já que após seis meses há uma redução da imunização deste grupo. Essa dose de reforço aumenta a quantidade de anticorpos neutralizantes e garante mais proteção nesse momento em que a Delta ainda está circulando” destacou o secretário.

Quando iniciou a vacinação contra a Covid-19 no dia 19 de janeiro de 2021, a Prefeitura de Niterói priorizou os profissionais de saúde da linha de frente contra a doença e os idosos mantidos por instituições de longa permanência. A idosa Clice de Souza Carvalho, de 93 anos, e a enfermeira Bruna Lemos, de 35 anos, foram as primeiras niteroienses a receber a primeira dose do imunizante.

Vacina para adolescentes em Niterói vai até dia 10

Niterói também foi a primeira cidade do Estado do Rio a imunizar adolescentes contra a Covid-19. A vacinação para este público foi iniciada na segunda-feira (23). A prefeitura deu sequência à vacinação de adolescentes contra a Covid-19 nesta sexta-feira (27), aqueles de 16 anos. No sábado, a mesma faixa etária pode ir aos postos de vacinação. Segunda (30), terça (31) e quarta-feira (1) estarão sendo vacinados adolescentes com 15 anos.

Nos dias 2, 3 e 4 de setembro, vacinam os adolescentes de 14 anos. Nos dias 8 e 9, jovens de 13 anos. Nos dias 10 e 11, os adolescentes de 12 anos recebem sua primeira dose. A meta da prefeitura é chegar em 11 de setembro com todos os adolescentes abaixo de 12 anos, idade mínima permitida pela Anvisa para a vacinação, imunizados com pelo menos a primeira dose.

A imunização dos adolescentes acontece em oito postos de saúde do município, com a vacina Pfizer.  Para ser vacinado, o adolescente precisa estar acompanhado do responsável e apresentar CPF, identidade e comprovante de residência dos pais.

O niteroiense Lucas Rigó, de 12 anos, tem asma e recebeu a primeira dose da vacina em julho (Foto: Divulgação / Prefeitura de Niterói)

O município já havia vacinado cerca de 900 adolescentes com comorbidades no final de julho, sendo a primeira cidade do Estado do Rio a imunizar este público. Um dos imunizados foi Lucas Rigó, de 12 anos, que é asmático, para alívio da mãe, Olívia.

“Nós estávamos muito ansiosos, aqui em casa só faltava ele tomar a primeira dose. Estamos aliviados de ver ele vacinado depois de tantos meses de pandemia. É muito importante a gente estar protegendo os nossos jovens e ficamos muito felizes por Niterói ser a primeira cidade a imunizar estas crianças”, contou a mãe.

Repescagem além da vacina para adolescentes

A meta do município é alcançar a maior cobertura possível de sua população. Até o momento, Niterói já vacinou 399.765 mil pessoas com a primeira dose, o que significa 97,5% da população acima de 18 anos e 77% da população geral. Mais de 232.600 mil niteroienses possuem o esquema vacinal completo com as duas doses ou a vacinação em dose única, que representa 56% população acima de 18 anos e 45% população geral.

Com a chegada da campanha de vacinação a toda a população com mais de 18 anos, o município segue em repescagem contínua. Todos os adultos da cidade que ainda não se imunizaram podem procurar uma unidade de saúde para tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19. A repescagem vale também para os adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades ou deficiência permanente..

A imunização para primeira e segunda doses dos adultos acontece em 10 pontos distribuídos pela cidade, com entrada liberada das 8h às 16h, e aplicação das vacinas até 17h. Saiba mais aqui. No dia 20, foi iniciada a busca ativa pelas pessoas maiores de 18 anos que não tomaram a primeira dose da vacina e das pessoas acima desta idade que tomaram a primeira dose, mas não retornaram ao posto para receber a segunda.

Com Prefeitura de Niterói

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!