‘Nossa mente é capaz de nos adoecer e nos curar’

Em artigo exclusivo no ‘Ler Faz Bem’, autora de ‘Meu Amigo Câncer’ fala de inteligência emocional e espiritual para vencer adversidades em 2024

Aos 19 anos Marília Tosan foi diagnosticada com Leucemia Linfoide Aguda (LLA) e tinha só 20% de chances de sobreviver (Fotos: Divulgação)
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

Estamos no finzinho de 2023 e no limiar de um novo ano que, como todos os outros, sempre começa promissor. Mas como fica a nossa mente depois de um ano caótico de guerras e violências? E como nossa saúde mental pode influenciar na nossa saúde física? Só quem já atravessou grandes tempestades pode avaliar o tamanho da nossa capacidade de suportar e superar tanta coisa.

Gaúcha de Porto Alegre, aos 19 anos Marília Tosan foi diagnosticada com Leucemia Linfoide Aguda (LLA) – um tipo agressivo de câncer no sangue – e, segundo os médicos, tinha apenas 20% de chances de sobreviver. “Eu não quero ir embora, eu quero ficar, ter a minha família, ajudar as pessoas. Eu quero a vitória”, escreveu ela em seu diário pessoal naquele dia 19 de maio de 1998.

Não só ela venceu o câncer como escapou da morte três vezes, construiu uma carreira sólida na área de publicidade e marketing, virou empresária, realizou o sonho da maternidade, construiu sua família e escreveu um livro, ‘Meu Amigo Câncer’. Hoje, a mãe de Mari e Benício, ao lado do marido, ensina os filhos a serem mais gentis, terem mais força e amor.

Aos 40 anos, também resolveu usar sua história de superação, fé e coragem para fortalecer a saúde mental de outras pessoas. Tornou-se palestrante e treinadora comportamental e vem ajudando muitas pessoas a encarar seus próprios desafios, utilizando técnicas de inteligência emocional e espiritual como chave de sucesso para prosperar na vida.

“Um câncer quase fulminante, uma doença chamada osteonecrose (não tem cura nem tratamento) e uma jornada no universo da maternidade dolorosa, quase mortal e vitoriosa. E é esse olhar arrebatador para vida que tantas vezes me salvou que compartilho de forma emocionante com tantas pessoas, pois se tornou inspiração de vida para muitos”, diz ela no Linkedin.

“Jogue luz naquilo que pode te levar adiante” é o mantra de Mari. No braço, tatuou a palavra fé. A espiritualidade, aliás, sempre fez parte da trajetória da autora, que se considera curada do câncer, por um milagre. “Ter chegado até aqui é uma benção divina e estou aqui para cumprir minha missão”.

‘Câncer não chegaria na minha mente e no meu coração’

Há 3 anos, Mari Tosan faz palestras sobre inteligência emocional e espiritual (Foto: Renan Radici)

O câncer foi somente um dos desafios que a vida impôs a ela. Mari Toson ainda enfrentou uma doença chamada osteonecrose, que, segundo o Manual MSD, ” é a morte de um segmento de osso causada pela perda de suprimento de sangue”. A doença é mais comumente causada por uma lesão, mas também pode ocorrer sem uma lesão. Os sintomas típicos incluem dor, limitação do movimento da articulação afetada e, quando a perna é afetada, claudicação.

Maru ainda encarou muitas adversidade na vida familiar e financeira. “Eu seguia em tratamento da leucemia, a osteonecrose estava surgindo, meus pais se separaram, minha amada avó materna faleceu, perdemos nossa única fonte de renda, que era a empresa, tivemos que assumir dezenas de dívidas e processos trabalhistas. O caos estava instalado em nossa família”, conta.

Mari Toson fala do poder da mente e da força espiritual para enfrentar tantas batalhas. “A única coisa que tinha saudável dentro de mim era a mente. Eu decidi olhar amorosamente para meu câncer e me aliar a ele com uma condição: o único lugar que ele não chegaria seria na minha mente e no meu coração”, diz ela.

Hoje, Mari irradia sua energia nas redes sociais e palestras para motivar e inspirar pessoas – na maioria, mulheres – a serem felizes e se apaixonarem pela sua própria vida, novamente. Neste artigo exclusivo para o Portal ViDA & Ação, Mari aponta caminhos para manter sua saúde mental firme para 2024. Confira!

Leia mais

10 mil brasileiros terão leucemia em 2022, aponta Inca
Leucemia de Susana Vieira se descobre em simples exame de sangue
Superação: como o câncer mudou a vida de uma família inteira

 

Como vencer, ser feliz e próspero em meio ao caos?

Por Mari Toson*

2023 levanta a mão e se prepara para nos acenar e dizer ‘adeus’. Já 2024 levanta as duas mãos e muito animado batendo palmas ao alto diz “preparem-se, estou chegando”. Dos 12 meses do ano, dezembro é sempre o mês maior reflexão sobre a vida e isso se faz cada vez mais necessário. Afinal, estamos ou não vivendo em mundo complicado e desequilibrado? 

Já iniciamos nossa conversa entrando no cerne da nossa questão: “como vencer, ser feliz e próspero em meio ao caos?”  A má notícia é que quando a atual guerra terminar, o homem inventará outra, agora lidamos com calor no inverno e frio no verão, a polarização não nos dá sinais de trégua, a intolerância humana cresce – oh, caos! 

Mas só um momento, meu querido leitor, estou aqui como uma mensageira das boas notícias e da esperança, que precisa ter morada fixa em nossos corações – guarde a sua esperança, pois assim guardarás a sua vida.

E a notícia maravilhosa que lhe trago é: a capacidade de mudar toda essa realidade está dentro de você, mas é preciso acreditar e ter muita fé nesta força invisível que nos move em direção aos nossos sonhos, desejos e a plenitude.  

Yes! É possível sim estar equilibrado em meio ao caos por um único motivo: sou eu que comando minha mente e sendo assim, eu uso este poder de decisão para conduzi-la de forma saudável, com propósito focado no bem, me dispondo a ser luz em minha vida e na vida de todos a minha volta.

‘Minha vida é a prova da força mental que possuímos’

Nossa mente é capaz de nos adoecer e nos curar, e digo isso com a propriedade de quem já esteve três vezes de frente com a morte e com Deus – onde minha vida é a prova da existência de milagres e da força mental que possuímos.

A lista de novas doenças emocionais/psicológicas cresce a cada dia, o número de farmácias nas ruas se multiplica, pesquisas revelam que a solidão está em alta e isso deve nos servir como um grande alerta para olharmos verdadeiramente para nossa SAÚDE MENTAL com zelo, com responsabilidade e diligência.

Te desafio aqui a abrir sua listinha de desejos para 2024 e nela incluir algumas coisas de suma importância que te colocarão no caminho da prosperidade, você topa?

  1. Autoconhecimento – é o caminho da cura e vou buscá-lo incansavelmente;
  2. Gestão das Emoções – desejo ser a dona das minhas emoções e assim ter equilibro emocional para tomadas de decisões, relacionamentos saudáveis e comportamento/atitudes exemplares; 
  3. Gestão de Tempo – vou manter meu nome na minha lista de prioridades e assim reservar tempo para minhas atividades físicas, para dormir (quem dorme bem vive por mais tempo) para um hobby que me dê prazer e para estar com minha família e pessoas que amo por mais tempo.
  4. Espiritualidade – guiará meu caminho e aqui se encontra uma vida com sentido, propósito, uma vida mais leve, onde o perdão, a paz e a sabedoria, por exemplo, me elevarão como ser humano e todas áreas da minha vida serão positivamente impactadas. 
  5. Servir ao próximo – me comprometo a olhar mais a minha volta estendo a mão e usando meus talentos para disseminar amor e o bem através das minhas ações.

Você deve ter percebido que esta listinha já aponta um caminho para o nosso 2024. Porém, lembre-se que este é um processo individual e diário – a persistência e a disciplina lhe entregarão o grande resultado desta jornada.

E como sempre digo: jogue luz naquilo que pode te levar adiante. Nos vemos neste promissor 2024!

Sobre o livro ‘Meu Amigo Câncer’

Em livro, empreendedora chama câncer de ‘amigo’

O primeiro livro de Mari Toson veio em 2020, em plena pandemia de Covid-19, quando o mundo pedia mais força, coragem, resiliência, amor e esperança. Aos 41 anos, ela lançou ‘Meu Amigo Câncer – como a fé e a coragem transformaram o impossível em possível”‘. “Um livro em que não há queixas nem ressentimentos, a ponto de ela chamar o câncer de amigo’, diz Davi Coimbra, jornalista e escritor.

Em uma narrativa emocionante e comovente, a publicação propõe um olhar real e amoroso da vida, apaixonando pessoas pelas suas próprias histórias. O propósito é ajudar e inspirar pessoas a valorizarem suas vidas, nunca desistirem e despertar coragem e resiliência. “Ela passou por um milagre, ela foi escolhida para uma missão”, diz um amigo no vídeo sobre o livro (veja abaixo).

Por meio de histórias humanas, ela faz um convite para falar abertamente sobre a vida e seus reais desafios, refletindo de forma emocionante sobre sua trajetória. Este é um livro que abraça todos, não apenas quem tem esta doença. Em maio deste ano, Mari foi a Vancouver, no Canadá, para lançar a segunda edição do seu livro e falar para brasileiras empreendedoras.

Sobre a autora

Gaúcha de Porto Alegre, Marília Toson é formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Unisinos e pós-graduada em Marketing Estratégico pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Depois de atuar por 13 anos nas grandes agências de propaganda do Rio Grande do Sul, resolveu usar seu conhecimento, aliado à sua coragem, e aos 32 anos se tornou empreendedora na área da beleza e moda.

Aos 40 anos, depois de passar por um processo profundo de autoconhecimento, Marília encontra sua missão de vida e decide levar sua história completa a público na intenção de inspirar e ensinar tudo o que fez no decorrer dos últimos 22 anos de sua vida. Em 2020, lançou o livro ‘Meu Amigo Câncer’ e atua como voluntária do Instituto do Câncer Infantil e da Casa do Menino Jesus de Praga, em Porto Alegre.

Autoridade em assuntos relacionados à VIDA, há três anos Mari Toson atua como treinadora e mentora de Inteligência Emocional e Espiritual. Tornou-se palestrante internacional, especialista em alto impacto emocional e influenciadora comportamental (Lifestyle e Maternidade Real).

Em suas palestras e nas redes sociais, divide surpreendentes experiências de vida levando às pessoas a se conectarem com sua própria essência e despertarem toda sua força, coragem e capacidades necessárias para ser quem desejam ser e buscar seus sonhos. Acima de tudo, um ser humano absolutamente apaixonado por cada minuto da vida.

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!