A revelação feita pela empresária Mila Seidl sobre o estado de saúde de seu marido, o especialista em aviação Lito Sousa, de 58 anos, sensibilizou o público nas redes sociais. Criador do canal Aviões e Músicas, Lito foi diagnosticado com a Doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ), uma enfermidade neurodegenerativa rara e progressiva.
O diagnóstico gerou dúvidas na internet devido à frequente associação entre a DCJ e o “mal da vaca louca”. No entanto, médicos e autoridades em saúde pública reforçam que são condições epidemiológicas distintas e que o caso de Lito Sousa não tem qualquer relação com o consumo de alimentos contaminados.
A Doença de Creutzfeldt-Jakob é fatal e não possui tratamento curativo. Médicos e a literatura científica indicam que cerca de 90% dos pacientes progridem para o óbito em até um ano após a manifestação dos sintomas. Por não haver janela definida de evolução para cada paciente, a orientação médica é focar no suporte paliativo.
Diagnóstico, acolhimento e suporte multiprofissional

Por ser uma doença priônica que provoca a destruição gradual de neurônios sem que haja um tratamento curativo disponível, a abordagem médica se concentra nos cuidados paliativos, conforto físico e suporte multiprofissional. No Brasil, a DCJ é uma doença de notificação compulsória desde 2005, com a maior parte dos registros concentrada na faixa etária entre 55 e 74 anos.
A condução do tratamento em casa permite que a família preserve a qualidade de vida e o bem-estar do paciente, priorizando o afeto e a convivência diária durante o período em que a lucidez e a memória permanecem preservadas. Em desabafo público, Mila compartilhou o percurso de investigações até a confirmação do diagnóstico.
Segundo a empresária, os primeiros sinais manifestaram-se de forma motora, como uma dormência atípica e perda de mobilidade no braço esquerdo. Por se tratar de um início atípico — uma vez que a DCJ costuma se manifestar primariamente com rápido declínio cognitivo —, o diagnóstico exigiu uma série de exames complexos e tratamentos prévios para afastar outras hipóteses infecciosas ou inflamatórias.
Influenciador já se tratava de câncer de próstata

O quadro soma-se ao tratamento que o influenciador já vinha realizando contra um câncer de próstata, descoberto em julho do mesmo ano. Diante da confirmação da Doença de Creutzfeldt-Jakob, o influenciador agora conta com uma estrutura de assistência médica domiciliar (home care) estruturada pela família. A empresária também ressaltou que não existem campanhas financeiras ou vaquinhas ativas em nome do influenciador, alertando os seguidores contra golpes.
Lito é pai de Malone, de 7 anos, fruto do seu casamento com Mila Seidl. Em um dos momentos mais emocionantes relatados pela esposa, o próprio Lito, decidindo aproveitar a sua “janela de lucidez”, conversou abertamente com o filho de forma delicada e lúdica para explicar o ciclo da vida.
O Lito continua consciente, lúcido e com a sua essência preservada. Estamos aproveitando cada momento dessa janela de tempo com muito amor, dignidade e acolhimento,” declarou Mila Seidl ao detalhar a rotina de cuidados.
Lito agora conta com uma estrutura de assistência médica domiciliar (home care) estruturada pela família. A empresária também ressaltou que não existem campanhas financeiras ou vaquinhas ativas em nome do influenciador, alertando os seguidores contra golpes.

A diferença entre a DCJ e a ‘vaca louca’
-
DCJ esporádica: Forma que acomete a maioria dos pacientes (cerca de 85% a 90% dos casos globais). Ocorre por uma alteração espontânea e imprevisível na proteína príon no cérebro. Não é contagiosa, não é transmissível por alimentos e surge sem causa externa conhecida.
-
Variante da DCJ (vDCJ): Esta é a forma associada à Encefalopatia Espongiforme Bovina (“vaca louca”), adquirida pelo consumo de carne contaminada. O Brasil mantém status de risco insignificante para a doença em bovinos e nunca registrou nenhum caso humano da variante vDCJ em sua história.
| Característica | Doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ Esporádica) | Variante da DCJ (vDCJ – ‘Vaca Louca’) |
| Origem | Mutação espontânea da proteína príon no cérebro | Ingestão de produtos de origem bovina contaminados |
| Transmissão | Não transmissível por contato ou dieta | Transmitida por via alimentar contaminada |
| Casos no Brasil | Rara (1 a 2 casos por milhão de habitantes/ano) | Zero casos humanos na história do país |
Para acompanhar conteúdos sobre saúde, prevenção, medicina e bem-estar com responsabilidade e embasamento técnico, acesse nosso canal oficial.
👉 Clique aqui e entre no canal do Vida e Ação no WhatsApp




