Árvore de Natal da Lagoa está de volta, mas só para poucos

Com acesso limitado e ingressos esgotados na internet, Árvore de Natal da Lagoa ‘encolheu’ e recebe apenas 5 mil visitantes por noite, só até dia 25

Árvore de Natal da Lagoa este ano está menor, só até 25 de dezembro e com ingressos limitados (Fotos: Divulgação)
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

Se o Rio de Janeiro continua lindo o ano inteiro, o que dizer do período de Natal e Ano Novo? Luzes em diversos pontos turísticos, monumentos históricos e shoppings centers, de norte a sul, geralmente iluminam a “cidade maravilhosa” para turistas, visitantes e, claro, também para seus moradores. Este ano, a grande novidade é a volta da Árvore de Natal da Lagoa, depois de parada por quatro anos por causa da pandemia de Covid-19 e ano passado, por falta de patrocinadores.

Incluída no calendário oficial do estado e considerado o terceiro maior evento anual da cidade, atrás do Carnaval e do Réveillon, a Árvore de Natal da Lagoa – que sempre recebia milhares de visitantes -, voltou a reinar, desta vez, fora da lâmina d´água da Lagoa Rodrigo de Freitas e mais perto da população. Um dos símbolos do Natal no Rio agora vem com um ‘combo família’, junto com várias outras atrações “instagramáveis” para os visitantes, como a Casa do Papai Noel, roda gigante de 64 metros de altura e experiências gastronômicas.

Os efeitos visuais – dizem os organizadores – prometem um espetáculo à parte, projetados numa tela de água, com 15 minutos de duração, utilizando a mesma técnica utilizada em shows dos parques da Disney. Outras atrações são performances de bailarinos e uma feira natalina de moda e artesanato. Um espaço também foi montado para a doação de brinquedos destinados a ONGs.

Apesar das novidades este ano, anunciadas com pompa e circunstância, a grande festa popular das famílias cariocas no final de ano deixou de ser democrática. A entrada agora é limitada, apesar de gratuita, com ingressos pela internet. A capacidade máxima de visitação é de apenas 5 mil pessoas simultaneamente e tem sido difícil conseguir assistir vaga para assistir o espetáculo.

Logo nos primeiros dias, todos os ingressos disponíveis para as datas seguintes haviam se esgotado, para decepção de muitos cariocas. No site da empresa promotora de eventos, nem é possível mais clicar para obter as entradas.

“A gente tinha se programado para ir, mas não conseguimos ingresso. Acho que tem que ficar o dia inteiro direto no site para conseguir”, disse a servidora pública federal Rose Gonçalves, moradora da Tijuca, que pretendia levar as duas filhas para o tradicional passeio de fim de ano na Lagoa para ver a árvore.

Menos tempo ligada e metade do tamanho

Outra decepção é com o período em que a Árvore de Natal da Lagoa fica aberta à visitação. Tradicionalmente desmontada em 6 de janeiro, Dia de Reis, assim como acontece com as árvores de Natal na maior parte das residências de famílias cristãs, o atrativo este ano ficará montado somente até dia 25 de dezembro. Ou seja, apenas 10 dias de visitação.

Erguida pela primeira vez em 1996, a instalação já recebeu até prêmio internacional de maior árvore flutuante do mundo. Da última vez em que foi montada, a Árvore de Natal da Lagoa pôde ser vista nas águas quase um mês, entre 14 de dezembro de 2019 e 12 de janeiro de 2020, também como parte das comemorações dos 115 anos da Light, concessionária que voltou a ser patrocinadora  da atração este ano.

A Árvore de Natal também ‘minguou” este ano: tem apenas 35 metros de altura – metade da última montada para o Natal de 2019, quando teve 70 metros de altura, o equivalente a um edifício de 24 andares. Este ano, a informação é que o material utilizado para a montagem da árvore foi metalon com estrutura de ferro, com iluminação e enfeites de LED.

Bem mais barata e econômica que a de 2019, quando foi montada sobre 11 flutuadores e iluminada por 900 mil lâmpadas de LED. Dividida em oito fases cenográficas, a montagem incluía imagens de anjos, flocos de neve, presentes, bolas, bengalas e sinos que mudavam de cor. Cada ciclo do show de luzes durava cinco minutos.

Na programação do Natal da Lagoa este ano, estão previstas três sessões, às 19h, 20h e 21h40. No dia 24, véspera de Natal, haverá somente uma sessão, às 18h40. Não há estacionamento no local. A programação pode ser conferida no perfil do Instagram @NataldaLagoa

É que a Árvore de Natal da Lagoa agora fica em espaço fechado, na entrada do Complexo Lagoon (Av. Epitácio Pessoa, 3540), antigo Estádio de Remo da Lagoa, construído para as Olimpíadas em 2016 e que voltou a pertencer ao Governo do Estado em junho de 2022, após uma disputa judicial. Apesar de prometida desde o início de 2022, a licitação do complexo para a iniciativa privada não ocorreu após mais de um ano de abandono.

O Governo do Estado informou que a Árvore de Natal da Lagoa este ano é “fruto de um trabalho em parceria com a iniciativa privada”, envolvendo as Secretarias de Turismo e de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O projeto é idealizado pela Dream Factory e realizado pela Backstage, também contando com o apoio da Light. Não foi informado o valor dos investimentos públicos e privados para proporcionar a atração. A meta do estado é bater 1 milhão de turistas em 2023.

Luzes de Natal mais acessíveis no Palácio Guanabara

Palácio guanabara, em Laranjeiras, iluminado para o Natal 2023 (Fotos: Divulgação)

Uma chance de conferir as luzes de Natal por mais tempo no Rio de Janeiro – e fazer fotos com a família – é visitando o Palácio Guanabara, sede do Governo do Estado, no bairro das Laranjeiras, na zona sul carioca. Um dos símbolos mais tradicionais do Natal, a árvore em frente ao prédio foi inaugurada dia 11 de dezembro e ficará acesa todas as noites, até dia 6 de janeiro de 2024.

A fachada do Palácio recebeu 100 mil leds. Para garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência, a árvore de Natal tem piso tátil e cartões em braile. Além da decoração do prédio histórico, a Rua Pinheiro Machado, onde está localizada a sede oficial do Governo do Estado, também será iluminada. A ideia do projeto é transformar o Palácio Guanabara em um ponto turístico e aproximar o cidadão fluminense de sua história.

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) por sua importância cultural, o casarão ainda é pouco conhecido pela população. O projeto Luzes da Guanabara é idealizado pela Abellie Produções e Eventos, com o patrocínio da Light e da Secretaria de Estado de Cultura.

A cerimônia de inauguração da iluminação contou com músicas de Natal entoadas pelo Coro Juvenil do Rio de Janeiro e marcou a abertura da campanha de doações para o Natal do RioSolidario, com entregas de cestas de alimentos e brinquedos. Representando as famílias assistidas pelo projeto, 15 crianças receberam as doações.

Outros prédios históricos do Rio também ficaram mais bonitos. Antiga sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o Palácio Tiradentes, no Centro do Rio, ganhou iluminação especial logo no início de dezembro.

Cristo Redentor: compromisso com a transição energética

Tradicionalmente, o monumento ao Cristo Redentor – maior ícone da cidade – ganha iluminação especial nas cores verde e vermelho nesta quinta-feira (21), a partir das 20h, para festejar o Natal e a chegada do Ano Novo.  A festa – que integra o calendário de shows da segunda fase do projeto 90 Anos de Luz – terá a participação dos Canarinhos de Petrópolis e da banda Lona na Lua. A apresentação será do locutor Marcelo Tyson.

Em tempos de COP 28, o projeto da nova iluminação do monumento – que completou 90 anos em 2022 – simboliza um compromisso com a descarbonização e a transição energética. O sistema luminotécnico hoje é capaz de reduzir em 68% o consumo de energia a partir do uso de novas cores e maior definição da imagem do monumento.

O número de refletores foi reduzido de 280 para 142, mas com um aumento da eficiência luminosa, o que garante maior produção de luminosidade e estabilidade da luz. Outro recurso utilizado para evitar desperdícios é um software que gerencia os horários para ligar e desligar a iluminação de forma automática. Além disso, a tecnologia LED aplicada é mais sustentável, uma vez que componentes como alumínio e chips eletrônicos podem ser reciclados em mais de 90% da sua composição.

A nova iluminação do monumento, lançada oficialmente em março do ano passado, com a proposta de criar iluminações especiais para campanhas culturais de causas relevantes, faz parte do projeto 90 Anos de Luz, realizado em uma parceria entre o Santuário Arquidiocesano do Cristo Redentor e a Enel Distribuição Rio, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Até trator para limpeza das praias é iluminado

A limpeza de praia ganhou este ano um toque especial de Natal, com enfeites de luzes de LED nos tratores usados nos serviços na orla da Zona Sul. A iluminação especial foi colocada pela Comlurb em cinco tratores de praia com implemento traseiro para revolver e higienizar a areia, sendo dois em Copacabana, dois no Leblon e um no Flamengo.

Segundo a empresa, os tratores, adquiridos na administração atual, realizam uma limpeza mais minuciosa, reduzindo as impurezas nas areias. Os equipamentos chegam a alcançar 20 centímetros de profundidade, conseguindo retirar resíduos de menor tamanho.

Com informações da Agência Brasil e assessorias

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!