Entre os dias 22 e 23 de setembro acontece, em cidades de todas as regiões do país, a “Primavera X“, uma gincana nacional que desafia adolescentes, de 11 a 14 anos, a criarem projetos de recuperação e proteção da água, com a preservação de nascentes, riachos, açudes e lagoas. A ação vai ocorrer por meio de mutirões que envolverão suas escolas e comunidades. A iniciativa visa pautar, de maneira crítica e criativa, campanhas inovadoras que chamam a atenção da sociedade em prol do saneamento dos seus municípios, pela garantia de energia e preservação das águas.
Tudo isso protagonizado por crianças e jovens que participaram da V Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) e que agora mobilizam as escolas de suas regiões e suas comunidades, em movimento apoiado pelo programa Criativos da Escola, do Instituto Alana. Agregador de projetos transformadores de estudantes em diferentes temáticas e contextos, o Criativos reconhece alunos e alunas como protagonistas de suas próprias histórias de mudança por meio da premiação “Desafio Criativos da Escola“.
Com apoio também do Ministério de Meio Ambiente, da Agência Nacional de Águas e do LiveLab, a Primavera X agrega projetos que dialogam com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, 6, 11 e 14 que, respectivamente, atuam por educação de qualidade, água potável e saneamento, cidades e comunidades sustentáveis e vida na água.
Mobilizados pela água
Moradora da cidade de Ribeirópolis (SE), a estudante Karla Kamily é uma das que já estão mobilizadas pelo florescimento ainda maior da Primavera X. Com o apoio de seu professor, a aluna criou um projeto para organizar um mutirão e despoluir o açude de seu município chamado de Açude Cajoeiro. “Nosso objetivo era mudar a qualidade da água para mudar a qualidade de vida população. Do rio costumava sair a renda de muitas famílias porque tinha peixes, e atualmente não serve mais. Depois da conferência, aprendi a tomar iniciativa e envolvi a escola na recuperação do açude. Agora quero compartilhar essa experiência”, explica.
A cerca de 1500 quilômetros da cidade de Karla, o jovem Rafael Ferreira também está mobilizado na campanha, mas com o objetivo de promover a limpeza do Córrego Neblina, em Araguaína (TO). Por meio das redes sociais, Rafael e seus colegas resgataram a importância de preservar as águas do local, antes usadas para lazer e pesca.Apenas dois dos milhares de projetos previstos até os dias da realização da grande gincana, estas iniciativas evidenciam a potência da transformação pelas mãos dos estudantes.
“Durante todo este processo, impressiona o grau de comprometimento que estes adolescentes de todo o país demonstram no cuidado efetivo das nossas águas e a confiança e determinação que empenham em mobilizar as suas comunidades para fazerem isso juntos”, diz Edgard Gouveia Junior, organizador da Primavera X.
A Primavera X, assim como o Desafio Criativos da Escola, são iniciativas que apostam no trabalho em equipe e ampliam a voz de alunos e alunas que estão disseminando boas ações Brasil afora. “Estas crianças e jovens estão sim mudando as realidades de suas escolas e comunidades, mas mais do que isso: estão dando o importante recado de que vão continuar engajadas para cobrar as soluções que queremos e precisamos ver em todo nosso país”, ressalta Gabriel Salgado, um dos coordenadores do Criativos da Escola.