Covid: Rio começa a vacinar pessoas com deficiência e outros públicos prioritários

Neste domingo (25), cidade do Rio começou a imunizar pessoas com deficiência. Confira os outros grupos prioritários, além das gestantes

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

A partir desta segunda-feira, dia 26, o município do Rio de Janeiro inicia uma nova etapa na vacinação contra a Covid-19. Além de pessoas com comorbidades – seguindo a lista do PNI, o Programa Nacional de Imunizações, inclusive gestantes – , serão vacinadas pessoas com deficiência, trabalhadores da saúde, da educação e das forças de segurança, guardas municipais, motoristas e cobradores de ônibus e condutores do transporte escolar, além de trabalhadores da limpeza urbana.

Quem fizer parte dos grupos prioritários deve obedecer ao escalonamento de faixa etária definido no novo calendário e comparecer ao posto de vacinação na data estipulada para sua idade e gênero. O escalonamento continua sendo decrescente, iniciando com mulheres de 59 anos. A meta é chegar ao fim de maio com todos dessas categorias acima de 45 anos vacinados. O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, disse que já foram aplicadas 1,7 milhão de doses na capital fluminense.

A vacinação em pessoas com deficiência (PCDs) foi iniciada já neste domingo (25), no Centro Municipal de Referência da Pessoa com Deficiência do Mato Alto, em Jacarepaguá. Nesta segunda-feira (26), às 7h45, a vacinação dos garis da Comlurb, ocorrerá na Clínica da Família Estácio de Sá.

É preciso ficar atento às regras específicas para cada grupo. Os grupos de profissionais de saúde estão com faixas etárias diferentes, de 44 anos para baixo, uma idade a cada dia, para ambos os sexos. Já para as gestantes com comorbidades preexistentes, não há restrição de idade, apenas a exigência da apresentação de laudo com a condição médica.

Para serem vacinados, estes profissionais devem estar na ativa e apresentar os três últimos contracheques comprovando vínculo com a profissão e local de trabalho, ou declaração assinada do estabelecimento em que atuam, que ficará retida na unidade de saúde.

A exceção para este grupo é referente aos profissionais de educação, que devem apresentar um contracheque ou declaração das instituições educacionais ou redes de ensino. Pessoal das forças de segurança serão vacinados nos quartéis em que são lotados.

Vacinação neste domingo no Rio (Fotos: Ricardo Cassiano / Prefeitura do Rio)

Confira os grupos prioritários e as condições para vacinação

Profissionais de Saúde – Estão incluídos, médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares. Para a vacinação é necessário levar documento original com foto e comprovante dos conselhos de classe.

Trabalhadores lotados em hospitais e unidades de urgência e emergência ou que trabalham diretamente na campanha de vacinação deverão receber a vacina nas próprias unidades em que estão lotados. A vacinação para este grupo segue escalonamento por idade, que já está adiantado. A partir de segunda-feira a vacinação é para profissionais com 44 anos, que devem comparecer aos postos de vacinação no período da tarde.

Trabalhadores da educação – O município já havia iniciado a vacinação para parte dos profissionais na ativa da Ensino Básico público. A partir de agora, a vacinação é para todos profissionais da Educação, seja rede pública ou privada, e também para o Ensino Superior, seguindo o escalonamento de idade e gênero proposto pelo calendário. A pessoa que faz parte desse grupo deve apresentar obrigatoriamente o documento oficial com foto e o último contracheque ou declaração das instituição educacional em que trabalha (a declaração ficará retida na unidade de saúde).

Pessoas com comorbidades – Pessoas com comorbidades listadas no Programa Nacional de Imunizações, e que podem ser consultadas em coronavirus.rio/comorbidades. A pessoa precisa apresentar laudo médico ou outro documento que comprove a comorbidade e condicões incluídas na lista do PNI, como exames, receitas, relatório médico, prescrição médica etc. Deve comparecer ao posto de vacinação no dia destinado a sua idade e gênero.

Gestantes com comorbidades – Podem se vacinar gestantes acima de 18 anos e sem limite de idade, desde que comprovem a condição de comorbidade, descrita PNI. As gestantes também precisam apresentar o termo de consentimento assinado, disponível para download em https://coronavirus.rio/wp-content/uploads/2021/04/OF-CIRC-CONJ-SUBPAV-E-SUBHUE-01-2021.pdf

Pessoas com deficiência – Pessoas com deficiência permanente: deficiência física; auditiva; intelectual; psicossocial (mental); visual; múltipla (associação de duas ou mais deficiências); transtorno do espectro autista. O comparecimento ao posto de vacinação deve respeitar a idade e gênero.

Trabalhadores de serviços essenciais – Estão incluídos no novo calendário os trabalhadores dos seguintes serviços: limpeza urbana, guardas municipais, motoristas e cobradores de ônibus e condutores do transporte escolar. Trabalhadores da saúde, que não são da área assistencial, mas atuam em hospitais, clínicas e outras unidades e que ainda não foram vacinados.

Os profissionais devem estar na ativa e apresentar os três últimos contracheques comprovando vínculo com a profissão e local de trabalho, ou declaração assinada do estabelecimento em que atuam, que ficará retida na unidade de saúde. O comparecimento ao posto de vacinação deve respeitar o escalonamento de idade e gênero.

Forças de segurança – Policiais civis e militares, bombeiros e agentes penitenciários serão vacinados em seus locais de trabalho.

Novos postos de vacinação

Vacinação contra a Covid neste domingo (25/4) no Rio (Foto: Ricardo Cassiano / Prefeitura do Rio)

Com a parceria entre as secretarias municipais de Saúde e da Pessoa com Deficiência, cinco novos pontos de vacinação começam a funcionar nesta segunda (26) para facilitar o acesso dos grupos prioritários incluídos no calendário de imunização. Os PVs funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Confira os novos pontos de vacinação:

Centro Municipal de Referência da Pessoa com Deficiência de Irajá: Avenida Monsenhor Felix 512, Irajá

Centro Municipal de Referência da Pessoa com Deficiência do Mato Alto: Rua Candido Benício 2.973, Praça Seca, Jacarepaguá

Centro Municipal de Referência da Pessoa com Deficiência de Santa Cruz: Avenida Felipe Cardoso s/nº, Santa Cruz

Ciad (Centro Integrado de Atenção à pessoa com Deficiência): Avenida Presidente Vargas,1.997, Centro

Universidade Castelo Branco:  Avenida de Santa Cruz 1.631, Realengo

 Para mais informações sobre calendários, grupos prioritários, lista de comorbidades e locais de vacinação acesse o link: coronavírus.rio/vacina

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!