Zona Oeste do Rio vai ganhar salão de doadores de sangue

Salão do Doador foi anunciado durante a Semana da Saúde de Bangu. Primeiro dia da campanha Rota Solidária tem 450 doações ao Hemorio

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

Moradora de Realengo, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, a operadora de supermercado Carla Cristina Vieira, de 41 anos, sempre doou sangue, mas tinha dificuldade devido à distância até o Hemorio, no Centro da cidade. A realidade agora vai mudar com a criação do Salão do Doador na Zona Oeste do Rio – anunciado pelo secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho, no Dia Mundial do Doador de Sangue (14/06).

“Sempre doei sangue, mas o Hemorio fica muito longe da minha casa, em Realengo. Ter um posto de coleta perto será muito bom. O salão do doador na nossa região vai ajudar muito quem deseja doar sangue“, destacou Carla, que pôde doar sangue durante a Semana da Saúde de Bangu, que aconteceu de 14 a 16 de junho.

Durante o evento, o secretário de Saúde destacou a importância das doações para manter os estoques de sangue regulares e anunciou o serviço do Hemorio para captação de sangue em Bangu. “Sabemos que nem todas as pessoas podem se deslocar à nossa sede no Centro do Rio, por isso a Secretaria de Estado de Saúde vai instalar aqui na região um salão do doador permanente”, afirmou.

Dr Luizinho explicou que o HemoRio é responsável pelo abastecimento dos estoques nos hospitais municipais, estaduais e federais. “Doar sangue é um ato de amor. Trazer o HemoRio para as regiões mais distantes do Centro é muito importante. Trazer a saúde e nossos serviços para mais perto da população da zona Oeste é nosso compromisso”.

“Temos estoques de sangue nos nossos hospitais preparados para atender à população. A doação é importante para salvar vidas e por isso precisamos manter os estoques sempre à disposição de quem precisa”, destacou o secretário, elogiando o trabalho das equipes do Hemorio.

Cristo iluminado de vermelho e mais de 450 doações no HemoRio

O Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado neste 14 de junho, foi marcado no Rio de Janeiro pela iluminação especial do monumento ao Cristo Redentor, que ganhou a cor vermelha durante uma hora na noite desta quarta-feira, e também por um reforço no estoque de sangue do Estado. O apoio do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor é importante para ajudar a promover uma conscientização social e incentivar cariocas e turistas a doarem sangue.

 

Foram 462 bolsas de sangue coletadas no Hemorio e no primeiro dia da Semana da Saúde de Bangu. A iniciativa ganhou ainda um representante que vai conquistar todas as torcidas.  O Sangue Bom, mascote do clube América, vestiu a camisa da solidariedade e vai viajar pelos modais ao longo desta semana convidando os passageiros a participarem da campanha Rota Solidária.

Criada para o Junho Vermelho, a ação inédita no país vai até dia 21, numa parceria entre o Hemorio e as concessionárias VLT Carioca, MetroRio, Semove, Supervia e o aplicativo 99 para garantir a gratuidade nos transportes para quem for doar sangue.

“No primeiro dia da Rota Solidária já tivemos reforço de 50% em nossos bancos. Um número que nos deixa confiantes de que a campanha já é um sucesso. O apoio das concessionárias e o engajamento da sociedade estão sendo cruciais para este resultado. E hoje comemoramos reforços no céu e na terra. Um golaço”, comentou o diretor geral do Hemorio, Luiz Amorim.

Mais de 13 mil atendimentos gratuitos

Em sua 17ª edição, e a primeira vez em Bangu, a Semana da Saúde contabilizou 13.331 atendimentos gratuitos no estacionamento do Bangu Shopping.  Em três dias, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) mais de 20 tipos de serviços diferentes à população, entre eles mamografia e ultrassonografia, tomografia, aferição de pressão arterial, teste de glicose, exames ligados à saúde do homem e vacinação contra Covid-19 e gripe com a aplicação de vacinas.

Criada com a finalidade de ofertar vários serviços num mesmo local, a Semana da Saúde transformou-se no maior evento de prevenção à saúde do país realizado pelo poder público a céu aberto. Os exames ofertados ajudam no diagnóstico precoce do câncer e de outras doenças; a imunização previne formas mais graves da gripe e da Covid; e os testes rápidos indicam se a pessoa é HIV positivo, tem sífilis ou hepatites B e C.

“A Semana da Saúde mobiliza toda a região do entorno e faz com que a população participe e tenha acesso a um direito que é seu: o atendimento de qualidade. O evento começou com a Semana do Doador há mais de dez anos e, hoje, cresceu e tem uma oferta enorme de exames, testes e consultas voltados à prevenção. A inclusão do castramovél e do Espaço da Beleza chegou para ampliar ainda mais os serviços”, ressaltou o secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho.

Fabiana Pereira Pinto, de 40 anos, foi uma que aproveitou a Semana da Saúde para pôr a vida em dia: fez vários exames disponíveis e saiu mais bonita do Espaço da Beleza. “Fiz agendamento para a realização de ultrassonografia, medi a glicose e aferi minha pressão arterial. E, para finalizar, aproveitei o Espaço da Beleza. Amei a maquiagem e a massagem, foi tudo muito bom”, comemorou a dona de casa, moradora de Bangu.

A rotina de trabalho do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) da capital despertou a atenção da estudante Aline Castro, de 17 anos, que assistiu à palestra sobre o tema. “O enfermeiro explicou tudo para a gente a respeito do trabalho deles. Eu adorei, não conhecia tantos detalhes do dia a dia de um profissional do Samu. É muito legal saber como eles salvam vidas”, comemorou a estudante do 3° ano do Ensino Médio, moradora de Realengo.

Fonte: SES-RJ (atualizado em 16/6/23)

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!