Cariocas vacinam contra gripe e Covid-19 em estações do Metrô

Veja onde será possível se vacinar nesta terça (17), Dia Nacional da Imunização. Confira atividades gratuitas da nossa Agenda Positiva

Ação de vacinação gratuita em estações do Metrô Rio já imunizou 9 mil passageiros (Fotos: Edu Kapps / SMS-Rio)
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

Para enfatizar a relevância das vacinas, o Brasil celebra, em 17 de outubro, o Dia Nacional da Vacinação, uma ocasião dedicada a destacar a importância da imunização no combate às epidemias. Nesta terça-feira (17/10), o Zé Gotinha vai desembarcar no MetroRio para comemorar a data da melhor maneira possível: levando vacinas contra a influenza e a bivalente para Covid-19 até as estações Carioca/Centro, Botafogo, Cantagalo/Copacabana, Colégio e Saens Pena/Tijuca.

Os postos ofertarão as vacinas  fora da área controlada, sem a necessidade de passar pelas catracas das estações, das 9h às 15h. Além das 238 salas de vacinação em unidades de saúde em todas as regiões da cidade e da loja Vacina, Rio, no ParkShoppingCampoGrande, será possível se vacinar a caminho do trabalho ou da escola, nesta terça-feira, em diversos pontos extras espalhados por toda a cidade. No Aeroporto Santos Dumont o ponto de vacinação funcionará das 8h às 18H.

Na cidade do Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aplicou em 2022 mais de 11 milhões de doses dos imunizantes disponíveis na rede, entre vacinas de rotina e de campanhas. Somente na vacinação contra a covid-19, que ajudou a conter a pandemia, já foram aplicadas na cidade, desde 2021, quase 21 milhões de doses.

Em 2023, a SMS informou que vem ampliando o serviço de imunização, com pontos de vacinação extras e unidades funcionando em horários estendidos. Uma das ações foi a criação de uma sala de vacinação fixa na estação do Metrô Cinelândia. Em parceria com o MetrôRio, já aplicou mais de 9 mil doses de vacinas nas estações da concessionária desde o início da ação, em maio.

As ações fazem parte do Vacina, Rio, uma grande mobilização intersetorial para resgatar as coberturas vacinais dos cariocas de todas as idades.

Como ser vacinado no metrô

Durante a ação, as equipes da SMS vão orientar os passageiros do metrô sobre a importância de completar o esquema vacinal contra os vírus da gripe e da Covid-19, além de tirar dúvidas sobre a imunização. Para se vacinar, basta apresentar um documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação.

Na estação Carioca/Centro, os imunizantes serão aplicados no mezanino, próximo ao acesso C (Convento); em Botafogo, o ponto de imunização será montado no corredor principal, próximo ao acesso B (Muniz Barreto).

Na estação Cantagalo/Copacabana, o ponto ficará no mezanino principal, próximo ao acesso B (Xavier da Silveira); na estação Colégio, a vacinação será realizada no mezanino, próximo ao acesso A (Estrada do Colégio); em Saens Pena/Tijuca, o local de vacinação será no corredor do acesso C (Dr. Pereira dos Santos).

Leia mais

Rio agora tem ponto de vacinação fixo no metrô da Cinelândia
Com baixa cobertura vacinal, crianças seguem vulneráveis à Covid-19
Vacina da Covid-19 deve ser mantida em dia e ampliada

 

Eventos técnicos

Fórum lançará estudos sobre hesitação vacinal e desinformação

Dois estudos inéditos sobre hesitação vacinal e desinformação serão abordados na 5ª edição do Fórum de Políticas Públicas da Saúde na Infância, que acontece no próximo dia 24, na sede do Instituto Butantan, em São Paulo. O evento é promovido pela Fundação José Luiz Egydio Setúbal, organização familiar voltada exclusivamente às causas relacionadas ao bem-estar infantil.

Neste ano, o evento discutirá fatores envolvidos na queda dos índices vacinais e iniciativas para reverter esse quadro. Durante o fórum, além do lançamento dos estudos, serão abordadas as estratégias e desafios para a retomada da cobertura vacinal, conhecendo novas iniciativas que vem dando certo.  Inscrição para o público em geral aqui.

Workshop gratuito online sobre o futuro da Medicina

Vesali, unidade de negócio do Grupo OHB e que atua em educação e inovação para a área médica, promove no dia 17 de outubro o workshop online gratuito: O futuro da medicina e da carreira médica”. O evento abordará como a tecnologia, a inovação e a WEB 3.0 são fatores importantes para o aprimoramento na carreira da medicina, assim como na realização de atendimentos mais qualitativos e eficazes entre os profissionais de saúde.

O workshop é destinado a profissionais da área médica que buscam atualização tecnológica para as práticas da profissão, médicos empreendedores, acadêmicos e recém-formados em medicina.

O evento, idealizado pelo CEO do grupo OHB, João Sarto, traz as palestras do especialista de marketing, Andrea Iorio, que abordará Inteligência Artificial, Web3 e Metaverso na Saúde. O empresário Dario Perez também integra a programação com o conteúdo Indústria 4.0 e Comunidades em Educação Médica.

Ainda, os médicos Yuri Michele, que falará sobre Carreira Médica e Empreendedorismo, e Thiago Volpi com o tema Gestão e Tecnologia para Médicos serão palestrantes no encontro. Para participar do workshop gratuito é necessária a inscrição online pelo site do evento. O encontro fornecerá certificado aos participantes.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Com diversas exposições, palestras, mostras científicas de crianças e adultos, apresentações culturais e disputas, a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia traz como tema Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável” atendendo os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estipulados pela Organização das Nações Unidas (ONU) numa agenda a ser realizada até 2030.

Marco das celebrações pelo Dia Nacional da Ciência e Tecnologia (16/10), a SNCT é uma realização do Ministério da CiênciaTecnologia e Inovação (MCTI) e marca a retomada das políticas públicas de popularização da ciência. Em Brasília, as atividades serão de 16 a 22 de outubro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Os eventos serão gratuitos e abertos à comunidade. Confira programação completa neste link.

“Recriamos a Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (SEDES) por acreditar que apenas por meio da educação e ciência é possível construir pontes, estreitar laços e democratizar as ações de políticas públicas de qualidade para todos”, diz o secretário Inácio Arruda.

Na programação estão ações em universidades, instituições de pesquisa, escolas públicas e privadas, centros e museus, fundações de apoio à pesquisa, parques ambientais, secretarias estaduais de C&T, empresas e parques tecnológicos. Durante os cinco dias de atividades será possível viajar no mundo dos gamers e utilizar serviços itinerantes de empresas. Também será possível conferir as exposições Santos Dumont – 150 Anos do Pai da Aviação; 100 anos de Planetário: o Primeiro Planetário do Mundo; Pioneiras da Ciência; e de Veículos Oficiais do Exército.

Na 20ª SNCT haverá mostras científicas de escolas do Distrito Federal (DF); encontros de inovação e empreendedorismo, premiação para medalhistas, seminários e palestras. No dia 18, às 17h, acontecerá a Conferência Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável, com a diretora da Unesco no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto; a biomédica e pesquisadora Jaqueline Goes de Jesus; o escritor, ativista, ambientalista Edson Kayapó e o especialista em meio ambiente Pedro Henrique Zuchi.

Desafios da divulgação científica em debate

O Hospital Israelita Albert Einstein realiza no dia 18 de outubro, quarta-feira, a partir das 18h, uma mesa-redonda virtual para discutir a comunicação científica e os desafios globais de saúde. A transmissão será ao vivo pelo canal da organização no YouTube (clique aqui para acessar a transmissão).

Organizado com apoio da RedeComCiência, o debate faz parte da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Totalmente aberto e gratuito, o evento vai reunir estudantes, pesquisadores, divulgadores e interessados no tema para refletir sobre como comunicar ciência diante de cenários que ameaçam a saúde global.

A programação conta com a participação do infectologista Sue Ann Clemens (Universidade de Oxford), do sociólogo e físico italiano Yuri Castelfranchi (UFMG), da bioquímica Graciele Almeida de Oliveira (Fundação Carlos Chagas e RedeComCiência), e do médico imunologista Luiz Vicente Rizzo (diretor de Pesquisa do Einstein). A ministra Luciana Santos (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) e o presidente do Einstein, Sidney Klajner, farão a abertura.

Com Assessorias

 

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!