Você quer ajudar a mudar e salvar o mundo, mas tem preguiça até de levantar do sofá para pegar o controle remoto? Conheça o Guia da Pessoa Preguiçosa para Salvar o Mundo, que traz uma série de dicas de atitudes que podem ser feitas por todas as pessoas e que contribuem para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Para marcar o Dia dos Professores, celebrado em 15 de outubro no Brasil, o Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) lança novas dicas do ‘Guia da Pessoa Preguiçosa’, em uma ativação online, direcionadas para o ambiente escolar e universitário.
“As novas dicas do ‘Guia da Pessoa Preguiçosa para Salvar o Mundo’ incentivam professores e alunos a terem um olhar mais atento para o local onde estudam, estimulando atitudes e comportamentos que ajudam a cuidar do planeta”, explica a diretora do UNIC Rio, Maria José Ravalli.
Leia mais
12 dicas para reduzir o desperdício de alimentos
Consumo consciente: como evitar desperdício de água e alimentos
15 dicas para evitar o desperdício de alimentos e poupar o planeta
Guia estimula ações para combater desperdício de água
Uma das novas dicas que o Guia traz é o reaproveitamento da água da chuva. Segundo o Guia, a água reaproveitada pode ser usada para limpeza de áreas externas das escolas e universidades. Além disso, os estudantes e professores também podem propor que mensagens de economia de água sejam colocadas nos banheiros e bebedouros.


O Guia estimula que estudantes e professores deem um novo uso ao material reciclado – o papel, garrafas pet, caixas de leite e latinhas podem ser usados na criação de material paradidático, brinquedos, enfeites e instalações, dentro e fora da escola e da universidade.
O Guia também incentiva a defesa da igualdade, sugerindo que todas as pessoas devam manifestar-se contra qualquer tipo de discriminação.
O Guia da Pessoa Preguiçosa para Salvar o Mundo traz 56 dicas, que são divididas em quatro categorias: Sofá Superstar, Heroína ou Herói da Família, Pessoa Legal do Bairro, e Estudante Exemplar – de acordo com o grau de envolvimento e dificuldade da mudança de comportamento.
Conheça aqui as novas dicas do Guia direcionadas para o ambiente escolar e universitário.
Acesse os outros níveis do Guia:
– Nível 1: Sofá superstar
– Nível 2: Herói e heroína da família
– Nível 3: Pessoa legal do bairro
Educação ambiental: curso on-line gratuito capacita professores
Também em homenagem ao Dia do Professor, o Programa Caminhos para a Cidadania lança novo curso on-line gratuito para professores interessados em acompanhar as mudanças que promovem um ambiente mais sustentável e inclusivo. Baseado em metodologias conectadas às temáticas contemporâneas urgentes, o programa se inspira da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas (Organização das Nações Unidas) e utiliza como guia a ODS 11 (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável), que prevê cidades mais inclusivas, seguras, resilientes e ecológicas.
Promovido pelo Instituto CCR, com parceria técnica do Instituto Crescer, os materiais didáticos apresentam a relação entre Cidades Sustentáveis, Mobilidade Urbana e Educação, fornecendo recursos pedagógicos para que os educadores estimulem o engajamento de seus alunos e, consequentemente, contribuam para a transformação social.
Para aplicar esse conceito, o novo curso estimula o desenvolvimento de projetos relacionados à mobilidade urbana local, como o reconhecimento do sistema viário e os diferentes modais de transporte dentro do município. A Educação Ambiental, um dos pilares do programa, tem como objetivo ampliar o repertório dos educadores e possibilitar que suas ações pedagógicas posicionem os estudantes como protagonistas das mudanças sociais.
Com carga horária de 10 horas, o curso é a distância e possui nível de formação continuada docente, com certificado e ficará disponível por oito semanas. Apesar de ser destinado a professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, educadores de outros níveis de ensino também podem participar das aulas.
Para realizar a inscrição gratuita, o professor deve acessar o site Caminhos para a Cidadania, clicar na aba em “Área do Educador” e depois em “Curso”. O curso é oferecido na plataforma Moodle, um sistema intuitivo, projetado para oferecer um melhor aprendizado aos educadores. Atualmente, 3.700 professores estão cadastrados na plataforma do programa.
Fonte: UnicRio e Instituto CCR