Faculdade de SP oferece 800 vagas para atendimento nutricional gratuito

Serviço de plantão psicológico gratuito é oferecido na Barra da Tijuca. Sexóloga promove lives e oferece teste gratuito sobre vaginismo

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

O Ambulatório de Nutrição da Faculdade Santa Marcelina está com inscrições abertas para 800 vagas, gratuitas, para atendimento nutricional à população. As consultas contam com planos alimentares individualizados, considerando a proposta de mudança de hábitos alimentares e atendendo situações relacionadas à perda ou ganho de peso, reeducação alimentar, portadores de doenças crônicas, praticantes de atividades físicas e orientação nutricional.

Os atendimentos têm duração de uma hora e acontecem de terça e quinta-feira, às 8h, 9h e 10h. As consultas são realizadas por alunos do último ano do curso de Nutrição da Faculdade Santa Marcelina com supervisão direta de um professor. Para utilizar o serviço não é preciso obter encaminhamento médico.

Segundo Irani Gomes dos Santos Souza, coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Santa Marcelina, a proposta dos atendimentos é de acompanhamento nutricional e não apenas de ações pontuais. “As consultas visam auxiliar na melhora da qualidade vida da pessoa a quem o cuidado será prestado, visando desde controle de peso e evitar ou minimizar ação de algum fator que possa agravar a saúde”, explica.

As consultas devem ser agendadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, diretamente na recepção da Faculdade Santa Marcelina ou pelo telefone (11) 2217-9110 – Ramal 9142. O Ambulatório de Nutrição da Instituição fica localizada no 4º andar da unidade Itaquera, localizada na rua: Cachoeira Utupanema, 40 – Vila Carmosina, São Paulo.

Serviço de plantão psicológico gratuito é oferecido na Barra da Tijuca

Estudantes de Psicologia da Universidade Veiga de Almeida (UVA) estão realizando plantões psicológicos no campus Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, sob supervisão de professores do curso, para auxiliar pessoas que se encontram em momentos de muita tensão emocional e necessitam de apoio urgente. O serviço é aberto à população e totalmente gratuito.

A equipe de plantão é formada por alunos que acolhem e atendem, em caráter emergencial e pontual, aqueles que necessitam de atenção. O serviço não se configura tratamento psicoterápico, mas, caso seja necessário, os estudantes fazem o encaminhamento para o Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) do campus Barra.

No SPA, é possível encontrar atendimentos nas áreas de clínica psicanalítica, terapia cognitivo-comportamental, clínica das urgências subjetivas (casos de ansiedade grave, depressão e tentativas de suicídio) e acolhimento estudantil, entre outros. No caso dos tratamentos psicoterápicos, os valores são determinados entre o paciente e a equipe na entrevista inicial e variam entre R$ 2 e R$ 25.

Horários:

Segundas-feiras — 13h às 15h
Terças-feiras — 9h às 12h
Quartas-feiras — 9h às 12h
Quintas-feiras — 16h às 19h
Sextas-feiras — 9h às 12h

Livro aborda prevenção do suicídio em escolas e universidades

O mês de setembro tornou-se um alerta sobre os altos índices de suicídios e o que se pode fazer para prevenir a segunda causa de mortalidade entre pessoas entre 15 a 29 anos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada ano, 800 mil pessoas tiram a própria vida em todo o mundo. Nesse sentido, o austríaco Viktor Emil Frankl, médico psiquiatra e professor da Universidade de Viena, autor da Logoterapia e Análise Experimental, organizou, em 1927, um trabalho com resultados positivos.

Com base no trabalho de Frankl, o psicólogo Élison Santos, mestre em Psicologia Clínica pela USP, apresenta o resultado de uma pesquisa sobre as contribuições da Logoterapia e Análise Existencial para a prevenção do suicídio entre jovens. Compilado no livro “O que te mantém vivo?”, a obra será publicada pela Editora Busca Sentido e pelo Laboratório de Saúde Mental Multimétodos (LabSamm) da Universidade de São Paulo.

Voltado para profissionais da área da saúde, educadores e demais estudiosos do tema, a obra apresenta, em um momento de visibilidade do Setembro Amarelo, importantes informações, estudos, dados científicos e instruções práticas de como atuar na prevenção ao suicídio.

“Com rigor científico, com clareza conceitual, com uma metodologia apurada, com informações abundantes (e analisadas), com capacidade qualificada de síntese e uma rica reflexão, o autor nos permite uma visão diferente desse assunto, não focada no porquê uma pessoa se suicida, mas sim, no porquê uma pessoa não o faz”, explica Claudio García Pintos, professor da Universidade Católica da Argentina.

O livro “O que mantém vivo? A Logoterapia na prevenção do suicídio nas escolas e universidades”, será lançado no dia 27 de setembro, às 19h, no Mezzo Bar e Restaurante, na Av. Cassiano Ricardo, 319, Jd. Aquarius, São José dos Campos/SP.

Serviço

Evento: Lançamento de Livro “O que te mantém vivo?”

Data: 27 de setembro de 2022

Horário: 19h

Local: Mezzo Bar e Restaurante

Endereço: Av. Cassiano Ricardo, 319 – Jd. Aquarius – São José dos Campos -SP

Maratona de lives gratuitas aborda vaginismo

É possível ter uma relação sexual sem dor e sem medo. Caso que acontece com cerca de 20% das mulheres no Brasil pode ser reduzido com técnicas e tratamentos específicos. Esta será a abordagem da ginecologista e sexóloga Mariana Maldonado, especialista em dor sexual, durante a maratona online e gratuita, promovida entre os dias 26 a 28/09, às 19h.
Durante o bate-papo que irá acontecer em plataforma digital, a médica irá esclarecer todas as dúvidas e mitos sobre o vaginismo – disfunção sexual relacionada ao medo constante da penetração vaginal, seja de um dedo, dilatador ou do pênis.
“O objetivo dessa maratona é que a mulher compreenda que é possível ter uma relação sexual completa, sem medo, sem dor e sem precisar sair de casa para se tratar. É importante lembrar que essa dificuldade existe apesar da pessoa realmente querer essa penetração, seja em uma relação a dois, ou fora dela. O fato também acontece na tentativa de introduzir um simples absorvente interno e não conseguir”, afirma Mariana Maldonado.
A especialista em dor sexual, autora do livro “Vencendo o Vaginismo com Autoconhecimento”, destaca que existem tipos e níveis de vaginismo. Inscrições gratuitas aqui. Faça o teste: “Pode ser vaginismo?” 

Live conscientiza sobre doação de órgãos no Ceará

O grupo Kora Saúde reforça o apoio à campanha “Setembro Verde”, cujo objetivo é chamar a atenção para a importância da doação de órgãos. Os hospitais Gastroclínica, OTOclínica e São Mateus, que integram a Kora Saúde no Ceará,  alteraram a iluminação das suas fachadas para a cor verde. Além da iluminação temática na cor verde, nos equipamentos Kora Saúde, em Fortaleza, o grupo realizará também ações internas junto aos colaboradores.

De forma integrada e colaborativa, uma roda de perguntas sobre a temática de doação de órgãos será realizada no horário do almoço, ação que tem como objetivo levar informação e conscientização sobre o tema de maneira participativa. Além disso, uma live será realizada no Instagram do Hospital OTOClínica (@hospital_otoclinica), às 17h, na próxima terça-feira (27). O momento conta com a participação da enfermeira Jamila Moura Fraga.

A conscientização pela doação de órgãos envolve o desejo do doador e conhecimento da família a fim da efetivação da doação. Os sistemas de saúde seguem a regulamentação da chamada “Lei dos Transplantes”. Nesse caso, a doação de órgãos ocorre apenas em casos de morte encefálica. Além disso, envolve a autorização da família. O trabalho envolve ainda protocolos de acolhimento e conversa com a família a fim de concretizar a doação.

Com Assessorias
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!