O mercado de medicamentos para diabetes e obesidade no Brasil vive um duplo movimento nesta semana. Em uma ação que promete aumentar a concorrência e ampliar o acesso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro de cinco novos medicamentos injetáveis à base de semaglutida sintética.
Por outro lado, a agência emitiu um novo alerta sanitário ao identificar a falsificação de um lote específico do Mounjaro (tirzepatida) e reiterou o perigo do comércio clandestino da Retatrutida. As decisões foram publicadas no Diário Oficial da União nesta quarta (29/07) e quinta-feira (30/07/2026).
Os 5 novos concorrentes da semaglutida no Brasil
As novas aprovações representam o maior volume de liberações de medicamentos agonistas do receptor de GLP-1 já feito pela Anvisa de uma só vez. Indicados para o tratamento do diabetes mellitus tipo 2 em adultos (como complemento à dieta e exercícios), os produtos foram registrados por comparação com o Ozempic, utilizando semaglutida obtida por via sintética.
Os novos medicamentos autorizados para fabricação e comercialização são:
-
Owozy (Ávita Care Importação e Distribuição)
-
Seemasun (Sun Farmacêutica do Brasil)
-
Zempneo (Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica)
-
Semavy (Cosmed Indústria de Cosméticos e Medicamentos)
-
Orsema (Ranbaxy Farmacêutica)
A Anvisa destaca que o avanço da tecnologia permitiu que 68% dos pedidos de registro de injetáveis para obesidade e diabetes protocolados na agência sejam para versões sintéticas criadas em laboratório, o que tende a diversificar as opções no mercado farmacêutico nacional.
Alerta urgente: Lote falsificado de Mounjaro
Em relação à fiscalização, a Anvisa determinou a apreensão imediata e a proibição de comercialização, distribuição e uso de um lote adulterado de Mounjaro.
A fraude foi comunicada pela própria fabricante, a farmacêutica Eli Lilly do Brasil. A empresa identificou que criminosos utilizaram o número de um lote legítimo, mas associaram a ele um número de série incompatível com o sistema oficial:
-
Lote afetado: D881474
-
Número de série falsificado: 302199651396
A orientação é que consumidores e profissionais de saúde verifiquem a caixa do medicamento. Caso encontrem essa combinação, o produto não deve ser aplicado e a suspeita deve ser notificada à fabricante e aos órgãos de vigilância.
Retatrutida: Alerta para remédio ‘fantasma’ e golpes digitais
A Anvisa também voltou a alertar a população sobre o medicamento experimental Retatrutida. A substância ainda está em fase de testes clínicos, não possui registro em nenhuma agência reguladora do mundo e não tem autorização de venda em nenhum país.
Mesmo assim, produtos contrabandeados e rotulados como Retatrutida vêm sendo apreendidos em fronteiras e comercializados ilegalmente em redes sociais. A agência reforça que o consumo de substâncias experimentais de origem desconhecida expõe o usuário a riscos graves e imprevisíveis.
Golpes na internet
Por fim, o órgão regulador esclareceu que não vende medicamentos e que anúncios na internet afirmando que a Anvisa estaria comercializando “canetas emagrecedoras” são golpes. A orientação para a população é adquirir medicamentos apenas em farmácias regularizadas, na embalagem completa e com nota fiscal, denunciando ofertas suspeitas na plataforma Fala.BR.
Siga o Vida e Ação no WhatsApp: Receba alertas de saúde, aprovações de medicamentos e notícias em tempo real




