Em 16 anos, mais de 1,4 milhão de pessoas já passaram pela Academia Carioca, um programa da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, com foco na qualidade de vida pelo incentivo à atividade física. Em 2009, 417 pessoas aderiram às aulas realizadas nas unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde).
Desde então, muitas histórias se misturam com a do programa, mostrando o objetivo do serviço e o compromisso diário dos profissionais com a qualidade de vida da população carioca. Quem tem história para contar no aniversário do programa, nesta terça-feira (24), é Albanir Marques de Moraes.
A aposentada de 73 anos é aluna desde 2009 e já passou por algumas turmas e hoje faz aula na Clínica da Família Estácio de Sá. Diagnosticada com depressão há alguns anos, ela faz aulas com os professores das unidades de saúde há 16 anos e conta os benefícios da atividade física.
Eu já tive depressão e tomo remédios, mas só isso não basta. Então eu faço academia, eu faço artesanato, aula de teatro, eu assisto peças… Porque cabeça vazia, minha filha, não dá. A minha saúde melhorou bastante”, diz a idosa, que sempre incentiva os amigos a fazer as aulas. “Vem gente! Vem, vem gente pra Academia Carioca que é muito bom, é excelente”.
Outro que também relata os benefícios do projeto é Cosme Pereira da Silva, de 63 anos. Cardiopata e com hipertensão, ele faz atividade por indicação médica há seis anos para ajudar no tratamento das comorbidades. “Faz muito bem para a minha saúde. Desde que o meu médico receitou fazer atividade eu tenho mais disposição, minhas condições clínicas melhoraram. E a gente vai chegando numa idade que se parar enferruja, não é?”.
Leia mais
Academia Carioca: atividade física de graça beneficia 190 mil pessoas
Academia gratuita e ao ar livre à beira da praia
Cariocas usam academias gratuitas a céu aberto em cartões postais do Rio
Atividade física: qual é a quantidade ideal de exercícios em cada fase?
Mais do que incentivo à atividade física
Para a SMS-Rio, Albanir e Cosme são dois exemplos das mudanças que o programa trouxe para a qualidade de vida dos cariocas. “A Academia Carioca reforçou seu objetivo de reiterar a prática regular de atividade física como uma ferramenta de transformação na saúde física, mental, social, cultural e claro, a saúde comunitária”, diz a pasta.
Muito além das atividades físicas como prevenção de doenças e a redução de medicamentos, a iniciativa atua na mobilização e divulgação de importantes ações de saúde nos territórios, como incentivo à vacinaçã e ações de inclusão digital, ,além de promover a integração social, por meio de passeios culturais para reconectar seus participantes com a cidade.
Comemorar essa trajetória é celebrar o compromisso com a saúde da população. Essa missão nasceu de um propósito: colocar a prática de atividade física regular como um serviço de saúde pública acessível, essencial e cotidiano na vida das pessoas”, conta a coordenadora do Programa Academia Carioca, Júnia Cardoso.
Saiba mais sobre o programa
Criado em 2009 pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Programa Academia Carioca atua no serviço da Atenção Primária à Saúde com objetivo de garantir o acesso da população a práticas que visam promover o bem-estar físico, mental e social, contribuindo para a construção de uma sociedade mais ativa e com estilo de vida mais saudável.
O programa conta com 126 profissionais de educação física integrados às equipes de saúde em 219 unidades de Atenção Primária (centros municipais e clínicas da família). As atividades ocorrem dentro dessas unidades e no território de forma coordenada com a área técnica responsável. Cada profissional de Educação Física desenvolve suas atividades de acordo com as necessidades do território onde atua.
Entre as atividades desenvolvidas, as mais comuns são exercícios nos aparelhos vinculados às unidades de Atenção Primária, onde, das 219 unidades com o programa, 130 possuem os equipamentos. Assim como atividades voltadas para ginástica, alongamento, caminhada e dança.
Como participar?
Os interessados devem se informar nas unidades de Atenção Primária de referência ou com os profissionais no horário das atividades, e fazer a inscrição. Para encontrar a sua unidade, basta consultar no serviço Onde ser atendido, que pode ser acessado pelo site da Secretaria Municipal de Saúde (https://prefeitura.rio/
Com informações da SMS-Rio