Especial VacinasSaúde Pública

Gripe: vacinação no Rio chega a estações do metrô

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

Depois do sucesso da vacinação no ano passado no sistema metroviário, que resultou na aplicação de 9 mil doses contra a gripe e a covid-19, o MetrôRio vai repetir a dobradinha com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Sete estações da concessionária vão receber pontos de imunização, com objetivo de facilitar o acesso da população e aumentar a cobertura vacinal contra a influenza.

As estações de metrô Carioca, no Centro, e Saens Pena, na Tijuca, recebem nesta terça-feira (16) um ponto de vacinação.  Já no dia 17 de abril, a imunização será realizada novamente nas estações Saens Peña /Tijuca, Carioca/Centro e também na estação Maracanã. Em 24 e 25 de abril, será a vez das estações Botafogo, Triagem, Cantagalo/Copacabana e Colégio.

     

Os pontos extras são montados fora da área controlada, sem a necessidade de passar pelas catracas, e funcionam das 8 às 16 horas. Na estação Carioca o espaço fica localizado no mezanino próximo ao acesso C; já na estação Saens Pena, o ponto foi montado no corredor do acesso E e F. O funcionamento será das 8h às 16h. As equipes da SMS também vão orientar o público presente sobre a importância de manter o esquema vacinal em dia e tirar dúvidas sobre a imunização.

“Acho que é a melhor forma de disponibilizar a vacinação, é o melhor ponto porque o metrô é uma grande passagem, de um grande número de pessoas. Então, é de fácil acesso, é rápido e prático porque as pessoas já saem daqui para o trabalho. Eu tomo a vacina contra a gripe todos os anos, é muito importante, acho que todo mundo deve se vacinar”, avaliou Milena Damas, que aproveitou para se vacinar no PV da estação da Carioca.

“Gripe é a doença que mais mata e interna na cidade do Rio”, diz secretário

Durante a ação, as equipes da SMS vão orientar os passageiros do metrô sobre a imunização. Para se vacinar, basta apresentar um documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação. Todas as pessoas a partir de seis meses de idade podem tomar a vacina da gripe no município do Rio. A imunização é fundamental para prevenir complicações, internações e mortes decorrentes das infecções pelos vírus da influenza.

“A preocupação aumenta com a chegada do inverno, por isso o foco agora é contra a gripe, porque é a doença que mais mata e interna na cidade do Rio. As ações com os espaços extras de imunização são para aumentar a cobertura, levando a vacina para lugares de movimentação. A expectativa é vacinar um milhão de pessoas. Precisamos que a população tenha consciência da importância de se imunizar, principalmente as pessoas com mais de 60 anos, as crianças e gestantes”, informa o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz. 

Leia maIS

Vacina da gripe no Rio agora é para todo mundo acima de 6 meses
Dia D contra a Gripe: Rio vacina 218 mil pessoas em 640 pontos
Gripe: morte de idosos no RJ é 8 vezes maior que em 2023

Onde se vacinar

A vacina contra a gripe segue disponível em todas as 238 unidades de Atenção Primária do município, além do Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, que funciona todos os dias, das 8h às 22h; e o Super Centro Carioca de Vacinação, unidade Campo Grande, localizado no ParkShoppingCampoGrande, que também funciona todos os dias, de acordo com o horário de funcionamento do centro comercial; e também em alguns pontos de vacinação itinerantes disponibilizados em áreas estratégicas da cidade.

Com informações da SMS-Rio e do Metrô Rio

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!
Shares:

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *