Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), para que homens e mulheres desfrutem de uma boa qualidade de vida, é necessário manter em equilíbrio quatro fatores fundamentais: família, trabalho, lazer e sexo. Neste sentido, qualidade de vida também é sinônimo de prazer, leveza e escolhas precisas, livres de culpa ou martírios. E foi para promover a reflexão sobre este equilíbrio e a importância do sexo em nossas vidas como prática saudável e necessária que o site Luxúria Le Sexe Boutique – um e-commerce de produtos eróticos recém-inaugurado no Rio – criou um blog de mesmo nome.
O espaço propõe tratar de temas ligados ao comportamento humano e à sexualidade, sempre com uma abordagem inclusiva e de quebra de paradigma, além de comercializar brinquedos e acessórios para dinamizar e diversificar o prazer. Nesta entrevista exclusiva ao ViDA & Ação, Samantha, mulher experiente, vivida, sensual e discreta, personagem virtual, consultora e redatora do blog, fala sobre os temas que abordará com o objetivo de ajudar a resgatar o erotismo perdido nas relações. “Vivemos na era do descarte. As relações são fluidas, o consumo é fluido, o relacionamento é fluido. Nessa era do vazio, o homem é ansioso, angustiado, sem parâmetros, livre, mas não sabe onde ir, pelo excesso de oferta, que o deixa sem direção, por mais paradoxal que isso pareça”, diz Samantha.
- De que forma o sexo é saudável?
Primeiro na mente, na forma de pensar a relação sexual. Se o sexo for encarado como algo funcional, que te aproxima do outro e de você mesmo, é sempre saudável. O sexo faz bem à mente, ao corpo, desafia a autoestima e, nesse aspecto, melhora a saúde mental. O importante é não ter vergonha de ousar e transgredir. As pessoas têm que experimentar tudo o que tiverem curiosidade em busca do máximo de prazer. Cada corpo é um universo de cores, texturas, sabores, aromas e sentidos. Podemos explorar tudo isso com muito mais erotismo, a cereja desse bolo. O erotismo está para o sexo como a espera está para as estreias.
2. O que há de diferente na Luxúria? Você pode citar exemplos para entendermos melhor?
A Luxúria não é apenas uma loja que se propõe a ensinar aos clientes a usarem os produtos eróticos, como muitas desse segmento fazem. Como profunda conhecedora desses brinquedos, acredito que as pessoas devem usá-los como melhor lhes convier, com autonomia, prazer, autenticidade e criatividade. Nossa proposta vai muito além porque incentiva o erotismo e discute temas ligados a relacionamentos e sexualidade, por meio do blog. Não prega um retrocesso ao tempo em que o sexo era feito embaixo dos lençois. O ser humano gosta de descobrir, desvendar. A lingerie, quando é transparente, quando revela, mas sem mostrar tudo, incentiva a fantasia. O que é muito explícito reduz o encantamento. Por isso, não comercializamos as fantasias clichês, encontradas na maioria das lojas do segmento. Apostamos em peças de bom gosto e extremamente eróticas, assinadas pela estilista Laura Novaes. São um luxo só!
3. A Luxúria tem inspiração na década de 20. Em que aspecto?
Fizemos um recorte da explosão sexual da época pós-primeira guerra, desdobrada na independência e empoderamento da mulher, que se sentiu livre para fazer sexo e para mostrar mais o seu corpo, por conta de uma autoestima mais elevada. Nesse embalo surge, na Europa e na América Central, o movimento das melindrosas, que assumiram nova vestimenta, colocaram as pernas e joelhos de fora, marcaram os olhos e os lábios. Mas esse recorte não significa que a Luxúria prega um retrocesso cronológico. Queremos, sim, o resgate de uma inspiração que ficou perdida com o excesso de modernidade, a hipermodernidade.
Tudo hoje é fluido, como dizia Zygmunt Bauman, sociólogo e filósofo autor do best seller “Modernidade Fluida”. Vivemos na era do descarte. As relações são fluidas, o consumo é fluido, o relacionamento é fluido. Nessa era do vazio, o homem é ansioso, angustiado, sem parâmetros, livre, mas não sabe onde ir, pelo excesso de oferta, que o deixa sem direção, por mais paradoxal que isso pareça.
A Luxúria vem sinalizar esse vazio existencial para que os clientes tenham clareza do que acontece com eles na relação com o mundo e na relação com o outro que habita esse mundo. E isso também é sinônimo de saúde. Somos um espaço de autoconhecimento e reposicionamento no mundo, através da prática livre e consentida de um sexo mais sensual, intenso e lúdico. O jogo erótico implica numa brincadeira com o uso de artimanhas e artefatos, obtendo e dando prazer ao outro que, circunstancialmente, é importante para mim.
Mais sobre a Luxúria
A nova loja virtual Luxúria Le Sexe Boutique foi lançada em uma noite recheada de muita sensualidade e bom gosto na sofisticada Casa Julieta de Serpa, no Rio de Janeiro. O diferencial começou pelo convite aos convidados, que chegou acompanhado por uma bonita máscara preta em uma caixinha de surpresa. um ecommerce de produtos eróticos, dedicado a um público exigente, com programação visual sofisticada, artigos de primeira linha e importados.
O empreendimento é resultado da parceria entre o fotógrafo premiado Nando Guimarães, de 57 anos, e a empresária do ramo de gastronomia Maria Clara Stanzione, de 22. Frequentadores de sex shops, Nando e Maria Clara sentiam falta de uma loja que fosse além da fria exposição de produtos eróticos, tivesse estética capaz de encher os olhos e aguçar os sentidos.
A vivência de ambos na observação do comportamento alheio os levou a alguns questionamentos sobre o erotismo, que julgam ser fundamental para os relacionamentos e ingrediente indispensável no jogo sexual livre e consentido. “Há mais liberdade sexual e cada vez menos erotismo. A Luxúria será um espaço para reflexão e resgate do erotismo”, explica Maria Clara.
“O sensual e o erótico não precisam ser apelativos. Como acontece com a gastronomia, onde o ambiente e a apresentação são apreciados antes da primeira garfada, o erótico é acionado pelas sensações”, afirma a chef Pâtissier, que comanda desde os 18 anos a Ouí Marie Patisserie. Ela ainda faz comparações: “o restaurante a quilo tem uma função e um público, mas não dá para compará-lo a um gourmet. É essa experiência diferenciada que iremos oferecer aos clientes com a assinatura da renomada estilista Laura Novaes”.
Inspiração nos cabarés franceses da década de 20
Empresário do ramo de informática por 35 anos e fotógrafo profissional desde 2010, Nando explica o conceito por trás da Luxúria Le Sexe Boutique. “Fizemos um recorte da época pós-primeira guerra, na década de 20, quando os países envolvidos festejavam esse novo momento, os cabarés se multiplicavam, e as mulheres, na Europa e na América Central, assumiram nova vestimenta, colocaram as pernas e joelhos de fora, marcaram os olhos e os lábios”.
Nando é vice-presidente da Divine Academie Francesa das Artes, Letras e Cultura de Paris, onde recebeu duas comendas internacionais, proprietário da Alquimia Fotográfica, empresa dedicada ao ensino da fotografia como arte e já expôs até no Carrousel do Louvre, na capital francesa. Os sócios se inspiraram também nos filósofos Zygmunt Bauman, Michel Foucault e Gilles Lipovetsky, que estudam as banalizações da sociedade ultramoderna, o comportamento e a perda de referenciais importantes na vida do homem.
“Atualmente temos mais liberdade sexual e vivemos sob a ótica do descarte. O jogo erótico implica em investir tempo tentando “ganhar” aquele que é objeto do seu desejo, usando todas as suas artimanhas e artefatos para seduzí-lo, obter e devolver prazer”, justifica Nando.
Fonte: Luxúria Le Sexe Boutique, com Redação