LER FAZ BEM

O que leva uma pessoa a comer em excesso?

Livro da nutricionista Márcia Regina Dal Medico traz 100 receitas deliciosas e saudáveis (Reprodução)
Livro da nutricionista Márcia Regina Dal Medico traz 100 receitas deliciosas e saudáveis (Reprodução)

Quem nunca fez a pergunta que dá título a este post? Pois bem, as respostas são muitas. Porque a pessoa se sente atraída pelo alimento, mesmo que não sinta fome… Por confundir fome e sede, fome e cansaço, fome e sono, fome e tristeza, fome e alegria… Porque tem fome de carinho, afeto, segurança, atenção, precisa preencher um vazio… E você, tem fome de quê? A provocação é da nutricionista Márcia Regina Dal Medico, autora de Spa em casa, Editora Alaúde, que mostra que é possível emagrecer e se manter em forma de maneira saudável, sem ter que encarar as consequências das “dietas milagrosas”, como a carência nutricional e o efeito sanfona.

Pensando em ir além da dieta e buscando explicar ao leitor o funcionamento do nosso corpo, o livro analisa de forma didática importantes questões, como os principais motivos que levam uma pessoa a comer em excesso. A nutricionista aborda também quais são os nutrientes mais importantes para o corpo e quais devemos consumir diariamente, e discorre sobre temas de grande relevância, como os efeitos colaterais dos alimentos processados, a importância de se ler o rótulo dos produtos industrializados, os diferentes tipos de adoçante, entre outros.

“A dieta é mais do que uma redução calórica; é, sim, uma mudança no  comportamento alimentar que está diretamente atrelada a questionamentos como ‘o que se’ e ‘quanto se’ come”, afirma a especialista. Na obra, a autora apresenta as bases de uma alimentação saudável e demonstra como determinados tipos de comida presente sem nosso dia a dia, assim como as dietas com grandes restrições alimentares, podem prejudicar nossa saúde.

Segundo ela, readequar os nossos hábitos alimentares deveria ser a única dieta a ser seguida por aqueles que querem emagrecer com saúde e obter uma maior qualidade de vida. “Devemos partir do princípio e aprender quais alimentos fazem bem para o nosso corpo e em quais quantidades devemos consumi-los”, defende a autora.

Para ajudar nessa mudança de comportamento e garantir ao leitor hábitos mais saudáveis, Márcia apresenta duas opções de cardápios – um de 1.800 e outro de 1.200 calorias – para 14 dias de refeições completas. Além disso, indica as receitas que compõem cada cardápio, somando mais de 100 pratos deliciosos, de fácil preparo e baixas calorias.

Com este plano alimentar, Marcia diz que é possível fazer dieta sem passar fome. “A dieta saudável é aquela que promove transformação contínua, com a compreensão e respeito de todos os fatores que permeiam o ser humano […] Aqui vamos propor cardápios que auxiliarão na mudança de hábitos alimentares e melhoria da saúde”, explica.

Ficha técnica:

Título:  Spa em casa – Saúde pela alimentação

Autor:   Marcia Regina Dal Medico

Formato: 14 x 21
Edição: 2ª edição 2016
Nº de Páginas: 200
Acabamento: brochura com orelhas

ISBN: 978-85-7881-389-5
Preço: R$ 29,90

 

 

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!
Shares:

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *