terra2

Plante uma árvore, use menos energia, desligue as luzes quando possível, reutilize mais os materiais, recicle tudo que é possível. Ou mesmo pinte um muro com motivos ecológicos ou faça um desenho do Planeta Terra. São algumas dicas simples que você pode fazer com sua família para ajudar a garantir a vida no nosso planeta e incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) intitula o dia 22 de abril como “Dia Internacional da Mãe Terra”, uma data para reconhecer a importância do planeta, e para refletir sobre como podemos colaborar para proteger a Terra.  A data foi comemorada pela primeira vez nos Estados Unidos, no dia 22 de abril de 1970. No primeiro “Dia da Terra”, o senador americano Gaylord Nelson organizou fórum ambiental, que chamou a atenção de 20 milhões de participantes.

Mas a data, comemorada anualmente por aproximadamente mais de 500 milhões de pessoas, pouco está sendo lembrada no Rio de Janeiro. Na Redação, não recebemos uma sugestão de pauta sequer sobre atividades relacionadas à data, a não ser um ato de protesto que acontece neste sábado, na Ilha do Governador, cobrando da prefeitura que cuide do Parque Marcello de Ipanema. De acordo com o ambientalista Sérgio Ricardo, do movimento Baía Viva, o parque é  um dos poucos espaços verdes remanescentes da Mata Atlântica na Ilha do Governador com 13 (treze) hectares de extensão, com presença de rica biodiversidade e avifauna.

O abraço simbólico ao espaço contará com ocupação cultural e ecológica, plantio de mudas de árvores da Mata Atlântica e frutíferas, exposição com quadros de artistas locais, performance teatral, contação de histórias infantis, poesia, música e oficina de educação ambiental.  O evento começa às 9 horas na Feira Agroecológica e Cultural que funciona todos os sábados, das 7 às 13h, na Praça Jerusalém, em frente à igrejinha da Praia da Bica, no bairro Jardim Guanabara.

Sensibilizar-se para os problemas que o planeta enfrenta é essencial. Em alguns lugares, surgem campanhas que incentivam as pessoas a desligarem as luzes durante um minuto no Dia da Terra, como forma de consciencializar as pessoas para um gasto menor de eletricidade. É um evento parecido com a Hora do Planeta, que ocorre normalmente no último sábado do mês de março, e que propõe exatamente a mesma intenção.

Aproveitando a data, listamos algumas dicas de como celebrar esse dia e principalmente de como transmitir para gerações futuras, a importância de cuidar do meio ambiente:

1.Recicle

Que tal começar pela separação do lixo orgânico, alumínios, papéis e metais?! É possível fazer em casa a reciclagem do papel usado, ou mesmo utilizar materiais orgânicos, como restos de alimentos e bagaços, como adubo em jardins e hortas caseiras.

2. Economize água

Sim, é verdade que em algum momento a água do Planeta pode acabar, por isso evite o desperdício. Feche a torneira enquanto não precisar da água durante atividades diárias como: escovar os dentes, lavar pratos, tomar banho, se barbear, lavar o carro, a varanda, a calçada etc. Experimente também reaproveitar a água que sobra da lavagem de roupas para lavar o quintal, por exemplo.

3. Lâmpadas econômicas

Substitua as lâmpadas comuns pelas fluorescentes. Elas duram 10 vezes mais e gastam dois terços menos de energia, além de poderem ser recicladas após o uso.

4. Economize energia

Sempre que sair de um cômodo, desligue as luzes.

5. Deixe o carro de lado

Sempre que puder, opte por andar a pé ou de bicicleta, deixando um pouco o carro de lado. Assim você ajuda a diminuir o nível de emissão de gases nocivos à atmosfera e ainda faz um bem danado a sua saúde.

6. Plante uma árvore

As plantas têm um papel fundamental para o meio ambiente, pois são capazes de reter dióxido de carbono, diminuir a poluição do ar, além de nos oferecer alimentos e sombra. Escolha um cantinho no jardim, no condomínio ou na praça para plantar uma mudinha. Com certeza ver crescer a árvore que você mesmo plantou será uma experiência única.

7. Horta coletiva

Já pensou em reunir seus vizinhos e amigos para plantarem uma horta orgânica coletiva? Além de incentivar a coletividade, os alimentos orgânicos são muito mais saudáveis, sem falar no bem que o contato direto com as plantas faz. Essa pode ser uma ótima aula de Ecologia para as crianças.

8. Alimente um animal de rua

Eles também são filhos da Terra, por isso não deixe de alimentar um animal faminto na rua. Se você sabe que na sua rua existe um vira-latinha que está sempre por perto, que tal deixar um potinho com água e comida para ele? Só não se esqueça de trocar a água todos os dias!

9. Aprecie a Natureza

Na correria do dia a dia muitas vezes esquecemos de olhar para o verde que pode estar do nosso lado. Não permita que isso aconteça! Sempre que puder, olhe para o céu estrelado e contemple o luar. De manhã, quando estiver saindo para trabalhar, não deixe de sentir o frescor matinal e de observar a beleza do Sol nascendo. Sorria quando encontrar uma bela flor pelo caminho e pare um minuto para escutar o canto dos pássaros. Abrace uma árvore e sinta sua energia, sem medo de se sujar ou das formigas. Com certeza seus dias serão muito melhores se você conseguir que a Natureza entre em sua vida, nem que seja por alguns minutos por dia.

10. Ensine os mais novos

Não perca a oportunidade de ensinar os mais novos a importância de preservar, respeitar e amar o meio ambiente. As gerações futuras precisam ter a consciência da preservação. Plante árvores e hortas com as crianças, mostre-lhes as estrelas, faça com que elas sintam o vento no rosto e ensine sobre a reciclagem, o respeito pelos animais e pelo Planeta.

Fonte: EcoExpressão

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!
Shares:

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *