Nem só de prescrição de dietas vive um profissional de Nutrição

Campanha pelo Dia do Nutricionista mostra trabalho dos profissionais nas áreas de Alimentação Coletiva, Nutrição Clínica, Esportes e Exercício Físico, Saúde Coletiva, Indústria e Comércio de Alimentos e Ensino, Pesquisa e Extensão

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

nutricionista é o profissional da saúde habilitado para orientar as pessoas a se alimentarem adequadamente, respeitando individualidades, prevenindo doenças e promovendo saúde e qualidade de vida. Mas o seu trabalho vai muito além de prescrever dietas para quem quer emagrecer ou tem restrições alimentares causadas por doenças, como colesterol alto e diabetes.

O Brasil celebra em 31 de agosto o Dia do Nutricionista, uma homenagem à criação da Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), fundada em 1949 e uma boa oportunidade também para lembrar a importância desses profissionais no cuidado à saúde.

Neste ano, a campanha do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) destaca a atuação profissional em áreas que não estejam relacionadas apenas à prescrição de dietas. Este profissional de saúde, que possui amplos e sólidos conhecimentos em Alimentação e Nutrição, pode atuar em diversas áreas, tais como: Alimentação Coletiva, Nutrição Clínica, Esportes e Exercício Físico, Saúde Coletiva, Indústria e Comércio de Alimentos e Ensino, Pesquisa e Extensão.

“O cuidado e a preocupação com a alimentação estão cada vez mais presentes no cotidiano da população. Por isso, a cada dia, mais informações sobre alimentação e nutrição são divulgadas pela mídia em jornais, revistas, blogs, redes sociais, sites da internet, programas de televisão e mensagens veiculadas em comerciais e propagandas de produtos. Seus objetivos incluem reduzir peso, prevenir doenças ou até mesmo “potencializar” a saúde”, afirma Ana Carolina Almada Colucci Paternez, coordenadora do curso de Nutrição da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

“Em geral, essas informações são pouco qualificadas, com base no senso comum e com baixo nível de evidência, provocando, muitas vezes, alterações desnecessárias na alimentação, sem considerar os potenciais efeitos prejudiciais ao organismo”, complementa. Por isso, quando se trata de alimentação saudável, é importante consultar um nutricionista para que seja realizada uma orientação nutricional individualizada, de acordo com as necessidades biológicas específicas, “respeitando as preferências alimentares do indivíduo, bem como hábitos, condições sociais e econômicas e, principalmente, pautada em conhecimentos científicos”, conclui a professora.

Campanha Nutriamor

A nutricionista Joyce Spina, da Nutriport, explica que “a alimentação é fundamental para a manutenção de um estado nutricional saudável e para a prevenção de doenças, auxiliando em tratamentos por meio de dietas específicas preparadas para responder às necessidades dos pacientes”.

Na Nutriport, quase 20% do quadro de colaboradores é formado por nutricionistas. Eles são responsáveis por levar a hospitais, clínicas e pacientes em geral o que há de melhor em suplementação, nutrição enteral, parenteral e fórmulas infantis.

Como forma de homenagear esta profissão tão importante para a saúde de todos,  e engajar colaboradores e parceiros, a Nutriport desenvolveu uma ação de responsabilidade social junto ao Grupo da Sopa (http://grupodasopa.org/). O Grupo da Sopa foi criado em 1996, por iniciativa de um grupo de amigos que resolveu dedicar algumas horas semanais para ajudar o próximo.

Durante os 2 primeiros anos, o trabalho consistiu na preparação de sopas para a distribuição para a população em situação de vulnerabilidade. Com o fortalecimento do grupo, em novembro de 1998, a tradicional sopa foi substituída por refeições e assim é feito até hoje.

Assim, durante o  mês de agosto, nutricionistas convidados pela Nutriport e colaboradores se uniram e fizeram um “mutirão” junto ao grupo. A campanha intitulada #nutriamor consistiu em unir cerca de 20 pessoas para manusear os ingredientes, preparar as marmitas, e realizar as entregas. Ao todo 130 desabrigados receberam marmitas com arroz, polenta, frango e legumes preparado pela equipe da Nutriport em parceria com o Grupo da Sopa.

“Queremos cada vez mais ter ações que engajem os nossos colaboradores e parceiros a pensarem no próximo. Fomos além de distribuir alimento pelas ruas de São Paulo. Distribuímos carinho, sorrisos, gentileza e amor junto com o alimento. Que esta seja a primeira de muitas ações realizadas pela nossa empresa. Foi muito gratificante para todos nós”, comenta Samuel Briones, sócio-diretor da Nutriport.

Importância para a saúde coletiva

nutricionista está presente em ações que buscam a saúde coletiva e a segurança alimentar e nutricional, em locais como restaurantes, creches, indústrias de alimentos, como a Qualifica Alimentos, empresa de consultoria especialista em Vigilância Sanitária.

Inaugurada em 2011, a empresa presta consultoria para empresas do ramo de alimentação e, entre seus serviços, estão: layout da área de produção, definição de equipamentos, elaboração de ficha técnica, custo e rotulagem; acompanhamento de eventos de grande porte, implantação das boas práticas de fabricação, elaboração de manual de boas práticas e capacitação de equipes.

A empresa Qualifica Alimentos desenvolveu um sistema de certificação de qualidade sanitária de seus clientes, por meio de um check-list baseado nas legislações vigentes. Assim, as empresas que atingem alto grau de conformidade em relação aos quesitos avaliados – que refletem excelência no controle de qualidade e higiênico sanitário, confiança e respeito ao consumidor – garantem o Selo de Qualidade.

“Naturalmente, todas as empresas que buscam os nossos serviços já são altamente preocupadas com a produção de alimentos seguros. Mas algumas se destacam e alcançam um nível de excelência; assim, homenageamos estas empresas que seguem as nossas orientações à risca”, explica a nutricionista Thágrid Rocha, especialista em Vigilância Sanitária e sócia-proprietária da Qualifica Alimentos.

De acordo com Paula Rodrigues, nutricionista e também sócia-proprietária da empresa, o Selo de Qualidade Qualifica é entregue aos clientes que, após uma auditoria criteriosa, ganham nota maior que nove (9.0). Ainda segundo Rodrigues, uma das maiores preocupações de quem oferece um serviço alimentício precisa ser a qualidade dos produtos que serão servidos. “É uma questão de saúde”, lembra. “Para isso, é importante que o controle seja realizado através de um certificado de segurança alimentar”

O negócio já possui uma carteira de clientes com mais de 150 nomes, entre eles: Nippon, Armazém do Ferreira, Dona Lenha, Páprica Burguer, Fratello Uno, Ibis Hotel, Striker Capital Rowling e Restaurante, Peixe na Rede.

As fotos e vídeos completos da ação #nutriamor estão disponíveis na página da Nutriport no facebook https://www.facebook.com/nutriport/.

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!