Mais de 150 milhões de brasileiros foram impactados ano passado com o apelo de um pai e uma mãe. Tiago Leifert e Daiana Garbin criaram a campanha ‘De Olho nos Olhinhos’ com a missão de conscientizar sobre os sinais e sintomas do retinoblastoma, câncer ocular que atinge crianças de 0 a 5 anos. Uma dessas crianças é Lua, filha do casal. Aos 11 meses Lua foi diagnosticada já num estágio avançado da doença.

Os pais então decidiram falar publicamente sobre o diagnóstico para que outras famílias consigam chegar ao tratamento mais rapidamente do que Tiago e Daiana conseguiram com a pequena Lua. A iniciativa virou ONG para não só promover a conscientização sobre a doença e a importância do diagnóstico precoce, mas também trabalhando na prática, auxiliando famílias do Brasil inteiro a encontrar médicos, realizar exames e chegar aos centros de referência em caso de diagnóstico confirmado.

Queremos que as famílias consigam chegar ao diagnóstico antes do que nós conseguimos, e por isso é fundamental fazer a informação chegar em cada vez mais pessoas para todo mundo ficar de olho nos olhinhos. Como é uma doença traiçoeira, também auxiliamos casos suspeitos a confirmar o diagnóstico e encontrar um centro de referência com rapidez”, afirma Tiago.

O retinoblastoma pode ser fatal e conhecer os sinais e sintomas é fundamental para salvar as crianças e levá-las ao tratamento o mais rápido possível. Daiana adverte: “Ficar atento a sinais como um reflexo branco nos olhos, conhecido como “olho de gato”, e estrabismo é fundamental para ajudar a detectar não só o retinoblastoma, mas várias outras doenças oculares. O diagnóstico precoce pode salvar a visão e a vida das crianças”.

 

Flash: mascote da campanha, gato que simula um dos sintomas visíveis da doença

Em 2024, a campanha “De Olho nos Olhinhos” chega mais forte, com presença em todos os estados do Brasil e grandes apoiadores. A iniciativa começou no dia 11 de setembro e vai até 12 de outubro (Dia das Crianças), com várias ações em todo o país, incluindo farmácias, shoppings e diversos espaços públicos.

Além disso, nesta terceira edição da “De Olho nos Olhinhos”, a grande novidade é o nascimento do mascote da causa, o Flash, um gatinho que carrega visivelmente um dos primeiros sinais da doença: o chamado olho de gato, um reflexo branco que revela a presença do tumor e pode ser perceptível ao tirar fotos. O vídeo do Flash pode ser visto AQUI.

O gatinho estará nas cartilhas e materiais distribuídos ao público e à comunidade médica.  Desde a primeira edição, em 2022, a agência de publicidade Ogilvy apoia a causa, sendo a responsável pela concepção dos nomes, elementos e cores da campanha. A Sailor Studio é a responsável pela ilustração do gatinho e também pela animação 2D e edição dos vídeos com o novo mascote da campanha.

Mascote Flash estará disponível em materiais informativos da campanha De Olho nos Olhinhos (Foto: Divulgação)

 

Campanha leva médicos voluntários a shoppings

Médicos voluntários também vão levar a “De Olho nos Olhinhos” para várias outras cidades do Brasil. A data desta mobilização nacional foi escolhida em alusão ao 18 de setembro, Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma, estabelecido por lei em 2012.

Em 21 de setembro haverá uma mobilização nacional da campanha em 44 shoppings de 30 cidades brasileiras, das 10h às 22h, quando médicos irão esclarecer dúvidas da população sobre o retinoblastoma e orientar sobre o que deve ser feito em caso de suspeita da doença.

Neste dia, o casal Daiana e Tiago estará no Shopping Eldorado (São Paulo/SP) e no Shopping Taboão (Taboão da Serra/SP) para conversar com o público e ajudar a disseminar informações sobre o retinoblastoma, juntamente com médicos voluntários e outros profissionais de saúde.

Em São Paulo, o evento informativo ocorrerá nos shoppings Villa Lobos, Campo Limpo, Plaza Sul e Jardim Sul. A ação também ocorrerá em shoppings das cidades de Campinas, Franca, Bauru, Piracicaba, Araçatuba e Barueri. Os endereços e horários estão disponíveis em: bit.ly/deolhonosolhinhos24 . Além da ação em 44 shoppings, a Allos, junto com seu braço de mídia Hello, cedeu telas em todos os 57 shoppings da rede.

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Shoppings e farmácias abrem espaço para a campanha

A campanha estará presente em mais de 3.100 farmácias em todos os estados do Brasil, numa parceria com a RD Saúde, detentora das redes Drogasil e Raia. Os endereços terão totens contendo um QR code que dá acesso à cartilha e informações da campanha. Além disso, 1.333 telas das farmácias passarão vídeos sobre a campanha.

A Genesis Genomics, que oferece soluções em genômica para pacientes, médicos e parceiros, irá ceder exames genéticos para identificação da predisposição ao retinoblastoma, em apoio à campanha.

A Eletromidia também apoia a campanha e veiculará a iniciativa em mais de 10 mil telas OOH por todo o Brasil, fixadas em abrigos de ônibus, aeroportos, transportes, edifícios comerciais e residenciais e shoppings. Telas OOH são um tipo de mídia Out of Home (OOH), ou seja, mídia exterior, que consiste em anúncios publicitários veiculados em locais fora de casa, como ruas e espaços públicos

Além disso, ao longo do mês, o público do Rio de Janeiro poderá ver adesivos da campanha em um ônibus envelopado da Itabus.

Mundo do futebol abraça a campanha: Vasco ‘veste’ a camisa

Em 2024, a terceira edição da campanha também ganha reforço no mundo do esporte. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) disponibilizou placas de publicidade da BRAX em jogos da Copa do Brasil, Séries A e B do Campeonato Brasileiro e no treino da Seleção na última Data FIFA. O canal GOAT, no Youtube, detentor dos direitos da Série B, cedeu espaço com inserções na transmissão dos jogos até outubro.

A convite da CBF e com apoio dos clubes, a cerimônia de abertura de quatro partidas do Brasileirão Betano da Série A abrirá espaço à campanha De Olho nos Olhinhos. Nos jogos desta rodada, haverá uma faixa no campo com a pergunta “você já levou seu bebê ao oftalmologista?”, um dos motes da campanha que nos lembra da importância de exames oculares uma vez ao ano desde o nascimento, um hábito fundamental, mas pouco difundido.

A campanha também estará na cerimônia de abertura de quatro jogos da Série A na rodada do dia 22 de setembro. O pórtico de entrada dos times terá uma ilustração do Flash, um gatinho, mascote da campanha. Um dos principais sintomas do retinoblastoma é o “olho de gato”, um reflexo pupilar branco que aparece principalmente em fotos com flash.

As crianças usarão uma camisa desenhada especialmente para a ação em São Paulo nos jogos entre Corinthians x Atlético Goianiense e São Paulo FC x Sport Club Internacional. Na Bahia, a campanha estará na partida entre Vitória x Juventude.

O jogo entre Vasco e Palmeiras, em Brasília, terá não só a ação, mas também uma importante participação do Vasco da Gama, que colocará o patch da campanha no uniforme dos jogadores, ao lado do escudo. Na sequência, as camisas serão leiloadas e a renda revertida ao GRAACC, hospital de São Paulo que combate o câncer infantil e onde Lua, filha de Tiago e Daiana, faz o tratamento desde 2021.

A Sociedade Esportiva Palmeiras também apoia a causa colocando um patch especial no uniforme de todos os jogadores do time masculino, na partida do Campeonato Brasileiro contra o Criciúma, no domingo (15), às 16h, no Allianz Parque, em São Paulo. O clube também irá divulgar a campanha em placas eletrônicas como forma de alertar tanto os torcedores presentes no estádio, quanto os que acompanharem a partida pela televisão. Por meio da iniciativa “Por um Futuro Mais Verde”, o Palmeiras apoia diversas campanhas ao longo da temporada e a De Olho Nos Olhinhos será uma delas neste mês.

Cristo Redentor se apaga em atenção ao retinoblastoma

No dia 19, Tiago Leifert estará no Rio de Janeiro para participar da ação promovida pela Tucca – Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer -, em que a estátua do Cristo Redentor será apagada para chamar atenção para o retinoblastoma.

O médico oncologista pediatra e presidente da Tucca, Sidnei Epelman, explica que a parceria com o Cristo Redentor existe desde 2012 e, de lá pra cá, em todos os anos há uma ação de apagamento momentâneo da estátua, para simbolizar como podem ficar as crianças que perdem a visão por causa do retinoblastoma não tratado ou diagnosticado tardiamente. Ele reforça a importância de fazer com que mais gente procure atendimento médico rapidamente ao menor sinal suspeito.

Iniciativas como a da Tucca ou a da Campanha De Olho nos Olhinhos reforçam a nossa missão de olhar não apenas para o tratamento, mas também buscam formas de chamar atenção do público do que é realmente importante, especialmente no caso do retinoblastoma, que é o diagnóstico precoce. Hoje nós temos tratamentos com condições de salvar a vida e também a visão das crianças. Queremos que mais gente saiba disso, que mais gente se beneficie desses conhecimentos”, explica.

A Tucca mantém um ambulatório de Oncologia Pediátrica em parceria com o Santa Marcelina Saúde, localizado na Zona Leste de São Paulo, e além de atender dezenas de crianças, também tem inspirado outros países, como França e Espanha, a adotarem campanhas populares de conscientização sobre o retinoblastoma.

Entidades médicas apoiam a iniciativa

Neste ano, a “De Olho nos Olhinhos” vai apoiar outras ações: no dia 16 de setembro, atividade realizada em São Paulo/SP pelo Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis (PECP) voltado para mães, gestantes e equipe multiprofissional da área de saúde do PECP.

A campanha tem o apoio das mais importantes entidades médicas do Brasil: Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB), Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE), Sociedade Brasileira de Oncologia em Oftalmologia (SBOO), Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP) e Sociedade Latino-Americana de Oncologia Pediátrica (SLAOP).

Também são apoiadores:  Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Grupo de Apoio ao Adolescente e Criança com Câncer (GRAACC), Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer (Tucca), St. Jude Children’s Research Hospital, Aliança Amarte, Associação Brasileira das Ligas Acadêmicas de Oftalmologia (ABLA) e Associação Acadêmica de Pediatria (AAP).

Ações educativas nas redes sociais terá cartilha digital

Na edição online, durante as próximas semanas, Daiana Garbin vai publicar vídeos em seu canal no Instagram (@garbindaiana) e Youtube (@daianagarbin) entrevistando médicos.

O casal vai divulgar uma cartilha digital contendo sinais, sintomas e a importância do diagnóstico precoce do retinoblastoma. Um filtro de instagram também estará disponível para as pessoas compartilharem a campanha nas redes sociais.

A campanha sem fins lucrativos conta com a ajuda de diversos profissionais que abraçaram a causa e trabalham de forma voluntária. A criação dos materiais ficou sob responsabilidade da agência Ogilvy, uma empresa do grupo WPP, que também cedeu o talento de seu braço de produção audiovisual, a Hogarth. 

Em caso de suspeita de retinoblastoma, entre em contato por e-mail: ajuda@deolhonosolhinhos.org

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