Como conquistar uma longevidade saudável e ativa?

Maratona Digital da Longevidade é destaque na Agenda Positiva da semana, que traz uma série de atividades online gratuitas

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

De acordo com a Harvard Business Review, em 2020, o público maduro deve movimentar US$ 15 trilhões no mundo e R$ 1,8 trilhão no Brasil. De olho nesse mercado, diversas instituições e empresas vêm investindo neste segmento. Para discutir o processo de envelhecimento saudável e ativo, em todas as esferas da sociedade e não apenas entre os longevos, a Maratona Digital da Longevidade Expo + Fórum 2020 acontece nos dias 20 e 21 de novembro, das 9 às 21 horas, e no dia 22 de novembro, das 9 às 13 horas.

Quem acompanhar o evento via plataforma do evento, Facebook, ou YouTube, terá acesso a mais de 30 painéis com mais de 65 palestrantes e personalidades envolvidos com o público sênior. O evento reunirá personalidades que darão depoimentos sobre a longevidade saudável e produtiva e vão debater o tema central proposto pela organização do evento: “A maturidade no cenário pós-Covid-19”.

Os empresários Abílio Diniz e Caito Maia, a jornalista Glória Maria, o coreógrafo Ivaldo Bertazzo, o sociólogo Domenico de Masi, o diretor do Instituto do Coração de São Paulo, David Uip; o músico Antônio Nóbrega, além de atores, cantores e apresentadores, como Zezé Motta, Ronnie Von, Miguel Falabella, Ary Fontoura, Odilon Wagner e Lima Duarte.

Os caminhos da tecnologia para quem está amadurecendo servirão de tema dos debates no painel sobre Gerontecnologia, promovido pelo Sesc São Paulo durante o Longevidade Expo+ Fórum – Maratona Digital. A atriz Zezé Motta vai comandar um debate sobre dados da pesquisa Idosos no Brasil, realizada pelo Sesc em parceria com a Fundação Perseu Abramo.

O estudo engloba dados sobre envelhecimento, dados sociodemográficos e temáticas como o uso de internet, práticas e fruição culturais, autoimagem, direitos sociais (educação, saúde e trabalho), violência, moradia e laços afetivos, entre outras temáticas, perfil sobre lazer, entretenimento, raça, etnia, comportamento, entre outro.

E, para encerrar as atividades culturais na Maratona Digital da Longevidade Expo+Fórum, o convidado do Sesc São Paulo será o dançarino, coreógrafo e terapeuta de movimentos Ivaldo Bertazzo, que promoverá uma aula prática sobre a psicomotricidade e sua importância para uma longevidade saudável.

Congresso da Longevidade – Pelo segundo ano consecutivo, a Seguros Unimed promove o Congresso da Longevidade, paralelamente ao Longevidade Expo+Fórum. Com transmissão ao vivo pelas páginas oficiais do evento no Facebook e Youtube, o público poderá acompanhar a programação nos dias 20 e 21 de novembro, das 13h às 19h, em quatro painéis com debates qualificados sobre Saúde e Bem-Estar, Relação entre Médico e Paciente e Saúde Emocional.

O diretor-presidente da Seguros Unimed, Helton Freitas, também integrará o grupo de especialistas convidados para o Longevidade Expo+Fórum, abordando as questões de saúde, comportamento e consumo dos longevos no pós-pandemia. Para participar da Maratona Digital da Longevidade Expo + Fórum e interagir com os speakers, enviando perguntas pelo WhatsApp, é necessária inscrição prévia no site www.longevidade.com.br. As inscrições são gratuitas.

Outras iniciativas

Lives sobre diabetes no Novembro Azul

Para conscientizar sobre a importância de que os portadores mantenham os índices de glicose sob controle, o Super Saudável Shopping, site especializado em produtos para cuidados com a saúde e beleza, realizará uma série de lives sobre temas relevantes para esse público, como neuropatia diabética. As transmissões começaram no sábado (14), Dia Mundial do Diabetes, sendo conduzidas por influenciadores e especialistas..

A primeira live foi conduzida pela influenciadora Monica Ienzi, que falou dos ganhos que o diabético tem ao monitorar sua glicemia diariamente. As demais estão programadas para os dias 16 a 20 de novembro, sempre às 10 e às 16 horas. O acesso às lives pode ser feito pela página. Os inscritos receberão alertas antes do início de cada apresentação, acesso ao replay das discussões e um voucher com descontos para compras no Super Saudável Shopping. Confira:

Lives sobre saúde e bem-estar com influenciadores

Com formato 100% digital, o TIM Talks entra na segunda semana de atividades com palestras que vão de acessibilidade e inclusão a lives com influenciadores dos mais variados segmentos. Entre os palestrantes, estão executivos de grandes empresas e personalidades como Carlos Alberto Sardenberg e influenciadores como Luccas Neto, Bella Falconi e a pediatra Ana Escobar. 

A programação é online e gratuita, e segue até 24 de novembro com diversas palestras abertas ao público, transmitidas no canal do YouTube da operadora (www.youtube.com.br/timbrasil). O propósito é incentivar a reflexão sobre a relação entre o indivíduo e as macrotendências da evolução econômica, tecnológica e social, em uma iniciativa que reúne colaboradores, parceiros e o público em geral.

A influenciadora fit Bella Falconi é uma das convidadas no dia 17. Das 15h às 16h, ela dará dicas de como manter-se saudável em meio à pandemia. Mais cedo, no mesmo dia, a pediatra Ana Escobar estará ao vivo das 10h30 às 11h30, falando sobre a importância da vacinação. O jornalista Carlos Alberto Sardenberg debate no dia 18 como equilibrar saúde mental e finanças. 

O TIM Talks começou como uma experiência de treinamento dedicada aos mais de 10 mil colaboradores da TIM e tornou-se uma oportunidade para levar temas e reflexões relevantes para toda a sociedade. Este ano, o formato digital possibilitou um maior alcance do projeto: a expectativa é que o público seja superior a 30 mil pessoas, incluindo colaboradores e suas famílias, prestadores de serviço, parceiros e sociedade em geral. 

Campanha esclarece importância da vacinação para adolescentes

A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) promove na quarta-feira (18/11) encontro on-line para discutir a importância da vacinação dos adolescentes para a saúde pública. A programação marca o lançamento da campanha #QuemNãoVacinaVacila, idealizada pela SBIm, com apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.

O objetivo da iniciativa é estimular a atualização das cadernetas desse público-alvo, muitas vezes negligenciada após os reforços das doses oferecidas nos primeiros anos da infância, quando o acompanhamento do pediatra é mais frequente. A pediatra do PNI Ana Goretti Maranhão é uma das convidadas do evento, ao lado de outros especialistas e profissionais da saúde. Inscrições pelo link www.bit.ly/webinar-adolescentes-3.

EVENTOS TÉCNICOS

Felicidade Interna Bruta é tema de simpósio internacional

Nos dias 20 e 21 de novembro será realizado o II Simpósio Internacional de Felicidade Interna Bruta, promovido pelo Instituto Feliciência. Com inscrições até quarta-feira (18/11), a programação está repleta de participações importantes de profissionais dos Estados Unidos, Butão, Holanda, Portugal e Austrália. O evento terá dois dias de imersão para entender as diretrizes da Felicidade Interna Bruta (FIB) e como ela pode ser aplicada ao desenvolvimento de empresas e cargos de gestão.

A FIB ganhou destaque mundial em 2012, após ser apontada como novo paradigma de desenvolvimento socioeconômico. Esse conceito de desenvolvimento social foi criado pelo rei do Butão Jigme Singye Wangchuck, em 1972, em contrapartida ao Produto Interno Bruto (PIB). Enquanto os modelos tradicionais de desenvolvimento têm como objetivo primordial o crescimento econômico, o conceito de FIB baseia-se no princípio de que o verdadeiro desenvolvimento de uma sociedade humana surge quando o desenvolvimento espiritual e o desenvolvimento material são simultâneos, assim se complementando e reforçando mutuamente.

Essas diretrizes foram adaptadas à realidade brasileira e ao ambiente corporativo, se tornando um novo modelo de gestão. Essa metodologia exclusiva do instituto Feliciência se baseia em quatro vertentes: sustentabilidade do negócio, impacto sobre o meio ambiente, cultura organizacional e boa governança. São esses conceitos que serão discutidos no simpósio.

Atenção primária é tema de simpósio gratuito

Estimulada pela pandemia, a atenção domiciliar teve um papel muito estratégico e relevante para dar continuidade à assistência e conter a demanda por leitos hospitalares, que foram destinados predominantemente aos pacientes com Covid-19. Com o envelhecimento da população, crescimento da incidência de doenças crônicas, manutenção da sustentabilidade dos sistemas de saúde e comprometimento dos players para a oferta de cuidado integral à saúde, a prática da assistência domiciliar deve aumentar ainda mais no país.

Para debater os desafios atuais da saúde e o cuidado do paciente, o Einstein realizará, nos dias 18 e 19 de novembro, o XV Sibrad – Simpósio Brasileiro de Atenção Primária. O programa contará com especialistas que abordarão o modelo de gestão à saúde para garantir a continuidade da assistência em domicílio, reduzir o tempo de permanência hospitalar e as reinternações. Especialistas discutirão ainda o impacto dessa prática na redução dos custos assistenciais.

O simpósio contará com a participação de David Levine, médico e pesquisador clínico na Brigham Health e na Harvard Medical School, que desenvolve pesquisas sobre otimização de tempo de permanência hospitalar e cuidados domiciliares. Um dos principais temas do evento será a digitalização da saúde com o uso da telemedicina para assegurar os cuidados essenciais e não sobrecarregar os hospitais.

Para conferir a programação completa e fazer a se inscrever, clique aqui .

Hospitais privados promovem congresso nacional

Primeira operadora de saúde a patrocinar o Conahp (Congresso Nacional de Hospitais Privados), maior evento de hospitais privados do País, a Central Nacional Unimed participa de mesa redonda sobre o tema ‘Lições da pandemia: desafios e perspectivas para o sistema de saúde brasileiro’ no dia 19/11, a partir das 16h10.

Os convidados são Leandro Tavares, vice-presidente médico da Rede D’Or São Luiz; Diogo Dias, diretor clínico do Hospital Porto Dias; Luiz Eduardo Bettarello, diretor-executivo médico e de desenvolvimento técnico do Hospital Beneficência Portuguesa, e Rodrigo Guerra, superintendente executivo da Central Nacional Unimed.

A superintendente administrativa da Central Nacional Unimed, Paula Vasconcelos, também participará do Café Conahp, bate papo com a presença de José Mauro Vieira Jr, presidente da Comissão Científica do Conahp 2020 e diretor do Instituto de Qualidade e Segurança do Hospital Sírio-Libanês; e Felipe Barreiro, vice-presidente da Medtronic Brasil. O evento acontece no dia 16, a partir das 17h05.

A programação será realizada entre os dias 16 e 20 de novembro, de maneira virtual, interativa e gratuita. Essa edição do evento está focada em três eixos centrais: assistencial, pessoas e sustentabilidade. Haverá interação real e navegação em ambientes virtuais com estandes para visitação, espaço para networking, apresentação e premiação de cases, cursos, além de acesso a materiais exclusivos para download e palestras.

Parte do valor arrecadado com o evento será doado a instituições beneficentes. Para saber mais sobre o evento acesse conahp.org.br/2020/ e não perca!

Inovações tecnológicas em saúde

A situação epidemiológica do Brasil antes de 25 de fevereiro de 2020 já era intrincada, com epidemias sobrepostas de múltiplas doenças transmitidas por vírus, incluindo especialmente dengue e febre amarela, mas ainda lutando com as consequências de longo prazo das epidemias de chikungunya e Zika. Além de combater esses vírus, o mercado de saúde teve que acelerar de 10 anos para três meses, e implementar soluções e aprovar rapidamente devido a pandemia da Covid-19, além de fazer um movimento para se atualizar tão rapidamente, com ajuda da tecnologia e da inovação.

Para discutir estas e outras questões, o inovabra habitat realiza dia 17, às 16h, evento sobre ‘Saúde 5.0: o consumidor de saúde no centro da Atenção’ com participação de Marcelo Katz, médico cardiologista e doutor em Cardiologia pela Faculdade de Medicina da USP, Paulo Senra, médico e mestre em saúde coletiva da UFRJ e conselheiro do Inlags, Leonardo Gross, líder para América Latina de soluções digitais da global GE Healthcare e Expert em Saúde Digital da Organização Mundial de Saúde, e Gil Giardelli, estudioso de inovação e Economia Digital e professor global de MBA.

Especialistas debatem infecções hospitalares

As infecções hospitalares causadas por bactérias multirresistentes são uma verdadeira ameaça à saúde global, segundo a OMS. E para trazer um panorama geral sobre as Infecções Multirresistentes dentro das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) brasileiras, o projeto Impacto MR realizará um Webinar nos dias 18 e 19 de novembro com os maiores especialistas nessa área, das 18h às 21h. O evento poderá ser acompanhado de maneira gratuita e online (inscrições aqui).

O evento será totalmente online, gratuito e aberto ao público, e tem o objetivo de levar informações atualizadas sobre o manejo da sepse, infecções por microorganismos resistentes e o papel da pesquisa clínica nesse contexto. O evento será um importante canal para discussão e troca de informações e experiências entre profissionais de saúde, pesquisadores e gestores da área.

Realizado de forma colaborativa entre os cinco hospitais integrantes do PROADI-SUS – Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde Hospital Alemão Oswaldo Cruz, HCor, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio-Libanês, o projeto Impacto MR é responsável pela construção de uma plataforma de pesquisa colaborativa para apoiar o Plano Nacional de Prevenção e Controle da Resistência aos Antimicrobianos, do Ministério da Saúde.

Entre os palestrantes, estão Alexandre Zavaski, chefe do Serviço de Infectologia e Controle de Infecção do Hospital Moinhos de Vento; Ana Gales, professora de Infectologia e diretora do Laboratório de Alerta da Divisão de Infectologia, da Escola Paulista de Medicina/Universidade Federal de São Paulo, e Luciano Cesar Pontes de Azevedo, professor livre-docente de Emergências Clínicas da Universidade de São Paulo e especialista de projetos PROADI-SUS no Hospital Sírio-Libanês.

Simpósio internacional foca nos desafios da Oncologia

Neste ano tão desafiador para a saúde, a oitava edição do Simpósio Internacional Oncoclínicas, nos dias 19 e 20 de novembro, acontece pela primeira vez em formato totalmente virtual. A programação trará diversos painéis para debater os últimos avanços da pesquisa clínica em oncologia, reunindo os principais especialistas do país e grandes nomes internacionais para abordar temas que impactam diretamente as condutas no controle do câncer. Novas terapias, drogas e métodos diagnósticos permearão todas as apresentações.

Os impactos no novo coronavírus para diagnóstico e tratamento de tumores malignos estarão também em debate. Ao todo serão 250 palestrantes, entre os quais 20 internacionais, responsáveis por ministrar mais de 200 aulas. O evento contará com treze salas temáticas, com transmissão simultânea e em tempo real, divididas por especialidade: mama, geniturinário, pele, ginecológico, sarcomas, neuroendócrino, cabeça & pescoço, hematológico, gastrointestinal, torácico, sistema nervoso central e sala multidisciplinar.

A programação incluirá ainda a realização de cirurgias ao vivo. Está será a primeira vez no mundo que um evento trará ao mesmo tempo a transmissão concomitante de seis procedimentos cirúrgicos.

Entre as intervenções, será transmitida para os médicos uma cirurgia inovadora para retirada de tumor de tireoide. O procedimento é feito a partir de uma técnica ainda pouco conhecida, que consiste na retirada do tumor por meio endoscópico, sem a necessidade de cortes na região do pescoço. Isso garante ao paciente o menor impacto estético, com uma recuperação mais rápida e com menos incômodos.

As inscrições para o 8º Simpósio Internacional Oncoclínicas estão abertas e podem ser realizadas gratuitamente pelo https://www.simposiooc.com.br/. Para participar é preciso ser médico, estudante de medicina ou profissional especializado na área de saúde.

Quando é necessário realizar uma angioplastia?

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) promove nos dias 20, 21 e 22 de novembro a 75ª edição do Congresso Brasileiro de Cardiologia voltado para especialistas de todo o país. Neste ano, o evento será realizado de forma online e contará com a participação do especialista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o cardiologista Marcelo Cantarelli, que fará uma apresentação dentro da área de atuação de cardiologia intervencionista.

O assunto abordado será a recanalização de oclusões coronárias crônicas e o impacto no manejo de pacientes com doença isquêmica. O especialista vai discutir e apresentar dados sobre a técnica de angioplastia para reverter o quadro de entupimento total das artérias coronárias, técnica que avançou no Brasil nos últimos cinco anos.

O médico vai tratar sobre o principal debate que envolve o assunto que é a indicação do procedimento, tendo em vista o alto grau de complexidade. “A indicação hoje é que o procedimento aconteça quando o paciente apresentar sintomas como dor no peito, falta de ar ou limitação de suas atividades física diárias”, diz.

A aula estará disponível no serviço On Demand. Para assistir os conteúdos apresentados no evento, os interessados devem realizar o cadastro gratuito no site da SBC: https://congressosbc.associatec.com.br/. Na data do congresso, estarão disponíveis as palestras, aulas e demais apresentações.

Práticas Integrativas e Complementares em Saúde em hospitais

No dia 20 de novembro, o time de profissionais de Práticas Integrativas e Complementares do Hospital Alemão Oswaldo Cruz promove o webinar Práticas Integrativas e Complementares em Saúde: reflexões e experiências. O evento é voltado para profissionais da área da saúde, estudantes e demais interessados e vai abordar os melhores tratamentos que utilizam recursos terapêuticos como Aromaterapia, Ayuverda, Cromoterapia, Florais, Medicina Chinesa, Meditação, Musicoterapia, Reiki e Yoga.

Fátima Gerolin, diretora executiva Assistencial e também responsável pelo time de Melhores Práticas em Terapias Integrativas e Complementares do Hospital, será responsável pela abertura do evento, às 14h25. A programação será até 16h10, com palestras dos especialistas e membros. O evento será realizado de forma online pela plataforma Webex. Os interessados em participar, podem se inscrever gratuitamente pelo site

Fórum de Saúde e Bem-Estar

O LIDE – Grupo de Líderes Empresariais realiza o 9º Fórum LIDE da Saúde e Bem-Estar, dia 16 de novembro, a partir das 8h30. O evento será dividido em três painéis sob os temas “Inteligência artificial e telemedicina”“O que aprendemos na pandemia”, e “Acesso e evolução do sistema de saúde”. O conteúdo poderá ser acompanhado de maneira virtual em virtude da Covid-19, em medida alinhada às recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O evento terá participação de nomes como Jean Gorinchteyns, secretário da Saúde do Estado de São Paulo, Dimas Tadeu Covas, diretor do Instituto Butatan, Natalia Pasternak, diretora-presidente do Instituto Questão de Ciência, Gonzalo Vecina Neto, professor doutor da USP e ex-presidente da Anvisa (1999 a 2003), Sidney Klajner, presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, Lidia Passos, do Ministério Público de São Paulo, Ana Garcia Cebrian, diretora-geral da Sanofi Pasteur, e Fernando Pedro, diretor médico da Amil.

A abertura do evento fica a cargo de Luiz Fernando Furlan, chairman do LIDE, ao lado de Celia Pompeia, vice-presidente do Grupo Doria, João Doria Neto, diretor executivo do Grupo Doria, e Claudio Lottenberg, presidente do LIDE Saúde, que também fará a apresentação e encerramento.

Projetos de pesquisas em nutrição infantil serão homenageados dia 19

O Grant Pesquisa Danone Nutricia – Instituto PENSI já definiu quais são os quatro projetos selecionados para receber, por um ano, subsídio para o desenvolvimento de pesquisas, podendo ser prorrogado por mais seis meses. No dia 19 de novembro os projetos vencedores serão homenageados durante a cerimônia de abertura do 5º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil. A cerimônia, em formato online, poderá ser acessada pelo canal do YouTube “Saúde da Infância” . Para saber mais sobre o congresso, acesse: 5congressosabara.institutopensi.org.br

O edital, lançado em agosto, destinava-se a jovens pesquisadores interessados em desenvolver estudos em áreas temática com foco em nutrição, como alergia alimentar, dificuldades alimentares, tecnologia e economia em saúde e nutrição.

Trata-se de uma iniciativa local, cujo investimento tem como objetivo aumentar a produção científica em nutrição no Brasil. Nesta primeira edição, contou com 36 trabalhos inscritos, de diferentes localidades do Brasil, com destaque para São Paulo e Porto Alegre.

Após a submissão, os trabalhos foram avaliados por um comitê científico formado por especialistas. Quatro projetos foram selecionados considerando a originalidade, relevância e adequação metodológica do projeto. Os participantes apresentarão os resultados das pesquisas por meio de uma publicação de artigo ou apresentação em congressos reconhecidos.

Os seguintes projetos foram aprovados, sendo um por categoria:

• Tecnologia em Saúde: Louise Iara Gomes de Oliveira – Universidade Federal da Paraíba

• Economia em Saúde: Jaqueline Maffezzolli da Luz Bordin – Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre/ Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre

• Alergias Alimentares: Carolina Soares da Silva- Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre / Centro Universitário de Brasília

• Dificuldades Alimentares: Zeni Drubi Nogueira – Universidade Federal da Bahia – APAE – SALVADOR- Parceria FIOCRUZ

Com Assessorias (atualizado em 18/11/20)

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!