Em meio à onda de calor atípica que toma conta do Brasil nesse começo de primavera, é preciso ter muito cuidado com atividades físicas, especialmente aquelas praticadas ao ar livre. Isso porque quando a umidade relativa do ar baixa, aumenta a evaporação do suor e os riscos de desidratação são maiores.

“Dos fatores ambientais, os que mais afetam os atletas são a temperatura e umidade relativa do ar. Elas influenciam no conforto térmico e no trabalho do sistema termorregulador, responsável pela manutenção da temperatura. Quando a temperatura central do corpo atinge níveis críticos, os sistemas orgânicos começam a falhar”, resume o nutricionista funcional e esportivo Diogo Cirico, responsável técnico da Growth Supplements.

Segundo o especialista, nessas condições de baixa umidade, forte calor e exercícios intensos, o trabalho de regulação da temperatura pode até ficar impossibilitado. “A baixa condição de hidratação durante exercícios provoca sintomas como o ressecamento das vias aéreas, o que pode levar a problemas respiratórios; suor excessivo; sonolência; respiração acelerada; desconforto; fadiga e pode até aumentar riscos de acidentes”, alerta.

Leia mais

Onda de calor: dicas para enfrentar os dias quentes sem perder a saúde
De fritar os miolos: calor extremo pode afetar a saúde cognitiva
Onda de calor: queixas com varizes aumentam até 30% nos dias mais quentes

 

Água o dia todo e manter o suor no corpo

O especialista detalha uma série de cuidados para quem pretende se exercitar de forma segura nos dias mais quentes. A primeira recomendação é consumir de 35 a 50 ml de água por quilo ao longo do dia. “O processo de hidratação demora horas, então é indispensável beber água o dia inteiro, não só antes e durante o treino”, diz.

A alimentação também precisa ser adequada para que não haja um sofrimento durante a prática de exercícios. “Consuma muitos vegetais: além de possuírem água, eles fornecerão nutrientes necessários para o bom funcionamento dos músculos e dos demais sistemas do corpo envolvidos na prática de atividade física”, explica.

Quando a umidade relativa do ar estiver baixa, uma dica importante durante o exercício é não enxugar o suor. “O processo de controle da temperatura depende da evaporação das partículas de suor. Mantê-lo na pele ajuda a reduzir a temperatura”, comenta Cirico.

Em casos de grandes perdas através do suor, se o indivíduo se exercitar por mais de 60 minutos, Cirico recomenda a reposição de eletrólitos por meio de bebidas isotônicas. “Esses repositores hidroeletrolíticos têm sódio, fósforo, potássio e outros nutrientes que auxiliam o processo de termorregulação”, detalha.

Dicas para se exercitar de forma segura no calor

– Consuma de 35 a 50 ml de água por kg diariamente
– Distribua o consumo de água durante todo o dia
– Não enxugue o suor
– Evite horários de calor excessivo, entre 10 e 16h
– Se for treinar em um ambiente fechado, use umidificadores, bacias com água ou toalhas molhadas
– Fique em locais protegidos do sol e em áreas que possuam vegetação
– Abuse dos vegetais
– Se treinar por mais de 60 minutos, consuma bebidas isotônicas para repor eletrólitos

Confira nosso especial Onda de Calor

Defesa Civil dá dicas para enfrentar calor extremo

O Centro Gerenciamento de Emergências (CGE) emitiu alerta climático com previsão de máxima de 37°C na na cidade de São Paulo, estimativa recorde para este ano. Ao mesmo tempo, a umidade relativa do ar poderá ficar abaixo de 30% e causar prejuízos à saúde. A onda de calor acontece em razão de uma grande massa de ar quente que atua na região Sudeste. A previsão é que o calor intenso se mantenha pelo menos até domingo (20).

Com a onda de calor que atinge diversas regiões do país, o Governo de São Paulo, por meio da Defesa Civil estadual, orienta a população sobre alguns cuidados que devem ser tomados, como manter hidratação constante, evitar a exposição direta ao sol nos horários mais críticos e umidificar ambientes fechados.

Em período de altas temperaturas, é necessário se manter hidratado durante o dia. Pessoas com doenças respiratórias devem ter atenção especial e, caso necessário, procurar um médico. Também é importante manter os ambientes umidificados, uma vez que, com o grande aumento das temperaturas, vem a baixa umidade do ar.

“Aquela velha prática de umidificar sua residência, seja com um umidificador, com uma bacia d’água ou com uma toalha molhada”, orienta o coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Hengel Ricardo Pereira.

O ideal é não se expor ao sol neste período, mas caso isso ocorra é de extrema importância o uso de protetor solar. O uso do filtro ajuda a prevenir quadros de insolação. Outra recomendação é que se evite praticar esportes durante o período de calor intenso, especialmente entre 10h e 16h. A Defesa Civil ainda lembra aos moradores que hidratem seus animais de estimação nesse período.

Agenda Positiva

Água para pessoas em situação de rua

Devido à onda de calor que atinge o país, o Governo de São Paulo começou a distribuir água potável em locais de grande circulação na capital para atendimento a pessoas em situação de rua e ao público mais vulnerável a altas temperaturas e baixa umidade do ar, como idosos e crianças. A medida começou nesta quarta-feira (20) e prossegue até domingo (24). Nas demais regiões do estado, os sistemas locais de Defesa Civil poderão ser acionados para iniciativas similares.

A ação é promovida pela Defesa Civil do Estado e da Sabesp em parceria com as Secretarias de Desenvolvimento Social e de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. Os agentes vão percorrer diversos pontos da capital onde há maior circulação de pessoas. A distribuição de água à população será feita entre 11h e 15h, período do dia em que a combinação entre o calor excessivo e a baixa umidade causam mais problemas e exigem mais hidratação. Além de distribuir água envasada em copos descartáveis ficará disponível água potável em bebedouros, a população receberá orientações da Defesa Civil sobre cuidados com a saúde.

Nesta quarta, a ação será feita na Praça da Sé e no Teatro Municipal. Na quinta (21), será na Praça da República e Largo do Arouche. Sexta (22) é a vez de Pateo do Collegio e da Praça do Patriarca. No sábado (23) a ação acontece nas ruas Santa Ifigênia e Líbero Badaró. E no domingo (24), a distribuição  ocorrerá nos Largos do Café e São Bento. 

Para mais informações e orientações, acesse o site SP Alerta.

Com Assessorias

Shares:

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *