Dia da Árvore: plantio de mudas promove consciência ambiental

Ação simples, incentivada por escolas, empresas e até hospitais, estimula o reflorestamento e traz benefícios para as cidades

Árvores com flores no Parque Ibirapuera (Foto: Divulgação - Urbia Parques)
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

A nova onda de calor, causada pelas mudanças climáticas, nos alerta para a importância de termos mais arborização, especialmente nas grandes cidades. Afinal, árvores produzem oxigênio, fazem sombra e nos fazem muita, muita falta.

Em linha com sua proposta editorial de promover também a adoção de atitudes sustentáveis como forma de se conquistar mais saúde, bem-estar e qualidade de vida para as pessoas e o meio ambiente, o Portal ViDA & Ação aproveita o Dia da Árvore (21/9) para trazer uma série de ações inspiradas no gesto simples de plantio de mudas.

Faça sua parte plantando uma árvore. Com este ato simples, mas efetivo, contribuímos para nossa missão de tornar este mundo mais verde! Confira abaixo algumas iniciativas para fomentar o reflorestamento:

Parque Ibirapuera promove atividades gratuitas para visitantes

O Parque Ibirapuera, em São Paulo, preparou uma programação especial gratuita para os visitantes do parque de 21 a 24 de setembro, incluindo as comemorações do Dia da Árvore que acontece nesta quinta-feira (21) e o início da Primavera celebrado no sábado, dia 23. As atividades socioambientais serão realizadas ao ar livre e são voltadas para toda a família com o objetivo de sensibilização ambiental a partir da conexão com a natureza.

Na quinta (21) e sexta (22), das 14h às 14h40, será realizado o plantio simbólico de espécies nativas numa área próxima ao Parquinho do Parque Ibirapuera. A ação, voltada a famílias e pessoas de todas as idades, proporcionará a conexão e/ou reconexão dos participantes com a natureza, que terão a oportunidade de compartilhar conhecimento, percepção sobre flora, fauna e a relação com estes elementos, além de fazerem reflexões para atitudes mais sustentáveis. Após o plantio, o público presente é convidado para um bate-papo breve sobre preservação e temas ligados à natureza.

A programação preparada pela Urbia, gestora do parque, será animada para a criançada que poderá participar da Estação Biodiversidade ‘Bicho ou Planta’, de quinta-feira (21) até domingo (24). A atividade acontece das 10h às 12h e das 14h às 17h, no Parquinho, próximo às quadras de basquete, do Parque Ibirapuera. O local é bastante arborizado e rico em biodiversidade. O espaço oferece mesas e materiais para que as crianças desenvolvam colagens e demais trabalhos manuais junto à equipe educativa.

Na Estação, enquanto as crianças coletam, observam, desenham, colorem e produzem seus trabalhos manuais, elas também se divertem e ampliam o vocabulário para temas relacionados à biodiversidade de plantas e animais nativos do Brasil, espécies vulneráveis e em perigo de extinção no país e na cidade de São Paulo.

Leia mais

Dia da Árvore: além do plantio, é preciso que elas fiquem de pé
Famílias plantam árvores com nomes de vítimas da Covid-19
Rio converte doação de sangue em plantio de árvores

 

Crianças com fissura labiopalatina participam de ação ambiental

Participativas, entusiasmadas e cheias de energia. Crianças atendidas no Centro de Tratamento de Fissuras Labiopalatais do Hospital Municipal Nossa Senhora do Loreto (Cefil-HMNSL) colocaram, literalmente, a mão na terra neste Dia da Árvore (21/9). A atividade aconteceu nesta quinta-feira (21), nos jardins da unidade, envolvendo as crianças que aguardavam atendimento no ambulatório. Até aqueles mais envergonhados ficaram à vontade e interagiram com as equipes presentes na ação de educação ambiental.

Foi o caso do pequeno Jonas Nogueira, de 4 anos, que após passar pelo seu primeiro atendimento no Cefil-HMNS Loreto, teve a oportunidade de aprender sobre o plantio e fazer colegas no jardim. Já para Ana Júlia Cardoso, de 7 anos, a atividade não era uma novidade. A menina, que já participou de uma ação semelhante, contou que a experiência desta quinta-feira foi a melhor que poderia ter.

 

O objetivo da ação era estimular e conscientizar as crianças sobre os cuidados com o meio ambiente, com o solo e incentivar o plantio de árvores e mudas. Além disso, as crianças também participaram de um jogo de tabuleiro gigante sobre a proteção das águas dos rios. A ação foi promovida pelo Instituto da Criança, com apoio da Caixa Capitalização e operação do Instituto Moleque Mateiro.

Enquanto um grupo de voluntários auxiliava e ensinava as crianças sobre o plantio nos jardins e canteiros da unidade, outro grupo liderava o jogo de tabuleiro sobre os caminhos da água desde a sua nascente até a chegada ao mar, conscientizando as crianças para esse cuidado. Ao final da ação foi oferecido lanche para as crianças que participaram e também realizada uma doação de leite para a organização Saúde Criança Ilha, que apoia as famílias carentes de pacientes do Cefil.

.

Ações misturam meio ambiente, saúde e voluntariado

Para a coordenadora de projetos do Instituto da Criança, Mariana Pinheiro, a iniciativa fortalece a conscientização ambiental através do compartilhamento de informações úteis, já que que os ensinamentos repassados para as crianças serão, posteriormente, aplicados de forma prática em suas rotinas, envolvendo também os seus familiares e responsáveis.

A diretora do hospital, Ana Cláudia Cruz, ressaltou que é muito importante o envolvimento das crianças nessas ações, contribuindo no tratamento que elas realizam na unidade.

“Ações de voluntariado, como essa, envolvendo o meio ambiente, a saúde e as crianças, trazem para nossos pacientes pediátricos um universo lúdico importante e proporcionam um ambiente de convívio inesperado e surpreendente entre o hospital, os funcionários e a assistência, ajudando muito no processo de cura e reabilitação”, disse.

Leia também

Além da estética: mitos e verdades da fissura labiopalatina
Mãe e filha com fissura labiopalatina: saiba como tratar essa condição
Fissura labiopalatina: onde procurar ajuda no Rio?

 

Colégio realiza caminhada e plantio de árvores

Assim como acontece todos os anos em diversas escolas pelo país, o Colégio Adventista de Mauá aproveitou o Dia da Árvore e a chegada da primavera para promover a conscientização ambiental e o fortalecimento do vínculo com a natureza. Nesta última segunda-feira, 18 de setembro, os estudantes do sexto ano participaram da “Caminhada e Plantio de Árvore“.

O objetivo central da atividade externa era despertar o interesse nos jovens por práticas responsáveis e atitudes positivas em relação à valorização e preservação do meio ambiente. Durante o passeio, os alunos desfrutaram de uma caminhada leve, proporcionando a oportunidade de observar a natureza em seu estado mais puro. Momento para aguçar os sentidos e apreciar os sons e visões do ecossistema, inspirando um profundo respeito por ele.

Os professores prepararam também uma atividade de Geopoética, que visa a integração com o meio ambiente, uma possibilidade única para os alunos expressarem sua conexão com a natureza por meio de expressões artísticas e poéticas. Ao final da trilha, os estudantes participaram de uma atividade de plantio de mudas de árvores fornecidas pela Secretaria do Meio Ambiente. 

Plantio de mudas em Curitiba para combater insegurança alimentar 

Ação plantou 50 mudas de árvores frutíferas em escola municipal de Piraquara localizada em comunidade em vulnerabilidade social

Na Região Metropolitana de Curitiba, o plantio de 50 mudas de árvores frutíferas em uma escola municipal de Piraquara completa um ano neste mês de setembro. A ação foi realizada na E.M. Padre Lotário Welter, localizada em uma comunidade em vulnerabilidade social e alimentar de Piraquara, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente do município.

As mudas levam de três a cinco anos para crescer. Neste período, as crianças podem acompanhar o desenvolvimento das plantas por meio de atividades pedagógicas, tais como o aprendizado do nome das frutas em outros idiomas, de operações matemáticas elementares pelo uso de quantidades e de filosofia, além do cuidado diário em jardinagem, que envolve rega, poda e adubação.

Todo esse conjunto de possibilidades foi pensado, justamente para gerar curiosidade e vontade de experimentar os frutos no futuro. A ação da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha do Paraná (AHK-PR) teve como foco o desenvolvimento sustentável, com o objetivo de combater a vulnerabilidade e incentivar a educação alimentar. A ação remete  aos 50 anos da Câmara Alemã no Paraná e ao Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro.

Empresa salva 27.510 árvores, suficientes para reflorestar 15 campos de futebol

Foto: Felix Mittermeier

Enviar os resíduos corretamente para a reciclagem reduz a necessidade de cultivar, colher e extrair matérias-primas da terra para produzir um novo material. Então, reciclar diminui os danos causados ao mundo natural. Isto quer dizer que menos florestas serão devastadas, animais selvagens serão menos prejudicados ou deslocados e não haverá até mesmo desvio de rios. Consequentemente, terá uma diminuição da poluição do solo, da água e do ar.

Neste Dia da Árvore, a ESG Tech so+ma divulgou que já arrecadou mais de 3,4 mil toneladas de resíduos recicláveis (3.415.613 kgs) desde a sua fundação há oito anos até os dias atuais. Isto é o equivalente a salvar mais de 27.510 árvores pelo país – suficientes para reflorestar 15 campos de futebol (campos oficiais de 1,08 hectares).

O cálculo é uma estimativa da compensação ambiental realizada pela so+ma. Os materiais que contribuem para o salvamento de árvores são: caixas longa vida, cartonado, embalagens de delivery, de leite condensado, papel e papelão.

Como participar – Basta se cadastrar no aplicativo, levar os materiais recicláveis (vidros) para as unidades da so+ma, juntar pontos e trocar os créditos por benefícios como cursos profissionalizantes, descontos no comércio e nos aplicativos, alimentos e itens de higiene. Se a pessoa não quiser trocar, pode transferir os pontos para instituições sociais.

Os horários de atendimento da maioria das unidades seguem este padrão: Horário: 8h-12h, 13h-17h de segunda à sexta / 9h-13h aos sábados. A maioria das casas recebem: plástico, papel, metal, alumínio, vidro, óleo usado e eletrônicos.

Para conter desmatamento,  pessoas e empresas compartilham cotas florestais

Os dados do Relatório Anual do Desmatamento no Brasil do MapBiomas informam que a atividade é executada em larga escala: foram 234,8 hectares por hora, ou 5.636 ha por dia, na média – um incremento de 24,3% em relação a 2021. Para ajudar a enfrentar esse problema. Abundance Brasil está formando uma comunidade de pessoas e empresas que compartilham cotas florestais, com o objetivo de plantar 1 bilhão de novas árvores até 2030 em todo o Brasil.

Utilizando um token digital que representa cada árvore plantada e é vendido a R$ 100, a solução leva a sustentabilidade para dentro das empresas, dando a possibilidade para que elas se descarbonizem e auxiliem o meio ambiente. Com os tokens, a Abundance fomenta as práticas ESG das organizações e sociedade, promovendo a responsabilidade ambiental, com a possibilidade de garantir compras de árvores reais, acelerando o sequestro de carbono da atmosfera e contribuindo com a urgência da luta climática.

4,5 milhões de árvores plantadas em parques florestais

Responsável pela produção do EcoLápis, a Faber-Castell comemora neste Dia da Árvore o marco de 4,5 milhões de árvores plantadas nos parques florestais de Prata (MG). Essa área equivale a 11 mil campos de futebol  um terço destes territórios permanecem intocados, abrigando mais de 470 espécies de flora e mais de 700 espécies de fauna.

A operação mantém ritmo constante realizando o plantio anual de 300 mil mudas, o equivalente ao crescimento de uma floresta do tamanho de um caminhão carregado de madeira a cada hora, assegurando a produção de até dois bilhões de lápis de grafite e coloridos a cada ano. Para visualizar essa grandeza, se esses lápis fossem alinhados, dariam voltas ao redor do Equador dez vezes.

Um terço de florestas próprias da Faber Castell permanecem intocadas abrigando espécies de plantas e animais raros. Atualmente,  todos os EcoLápis fabricados pela Faber-Castell são resultado da iniciativa de reflorestamento, que tem como objetivo compensar o uso de madeira e garantir o fornecimento contínuo de matéria-prima de fontes renováveis e ecologicamente responsáveis. Além disso, 100% da energia elétrica consumida pela companhia é proveniente de fontes renováveis.

Em linha com uma economia mais circular 78% do total de energia consumido a nível Brasil é proveniente do reaproveitamento dos restos de madeira, enquanto mais de 95% das embalagens produzidas são feitas a partir de materiais renováveis ou reciclados.

Desde a década de 90, quando ainda pouco se falava sobre a responsabilidade ambiental, a Faber-Castell já assumia um compromisso de longo prazo com a preservação de seus territórios com a iniciativa de reflorestamento. Hoje, 98% da matéria-prima utilizada pela companhia tem certificação florestal internacionalmente reconhecida, como proveniente de fontes sustentáveis.

Para saber mais informações, confira na íntegra o último relatório de sustentabilidade da empresa aqui  e conheça mais sobre os animais que moram nas florestas preservadas pela Faber Castell neste Link

Com Assessorias (atualizado em 21/09/23)

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!