Você já tentou de tudo  para emagrecer e não consegue? Inspire-se nela. A carioca Sabrina Motta, de 42 anos, também não conseguia. Chegou a pesar 218 quilos e nem aguentava mais ficar de pé ou fazer suas necessidades mínimas sem ajuda do marido. Mas nos últimos dois anos, ela mantém uma verdadeira batalha contra a balança.

“É pela minha saúde”, diz a influencer fitness que tem quase 1 milhão de seguidores somente no Instagram. No começo do ano, Sabrina viralizou com um vídeo em que faz um apelo ao prefeito Eduardo Paes, cobrando medidas para ajudar as pessoas obesas a enfrentar a doença.

Aqui é o desabafo de  uma mulher obesa mórbida que perdeu toda a família para a obesidade, mas que está lutando para conseguir tratar dessa doença, que é uma doença muito grave. É uma doença, prefeito, que não vai ser tratada apenas com uma medicação”, disse.

Sabrina se referia à notícia recente que a Prefeitura do Rio pretende oferecer Ozempic e outras medicações para obesidade e diabetes pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Quando vi o senhor falar sobre obesidade, meu coração se encheu de felicidade. Mas aí o senhor abre a boca para falar de distribuir medicação de graça. Não, seu prefeito. O tratamento para a obesidade é muito maior do que isso. Tem tanta coisa pra fazer”, completou, emocionada.

Sabrina aproveitou o desabafo para apelar por mais políticas públicas para tratamento da obesidade no município do Rio de Janeiro.

Assim como eu tenho tenho essa doença, eu tenho seguidores e conheço pessoas que também estão sofrendo. Infelizmente eu não posso fazer por todo mundo. Mas eu gostaria muito que pelo menos na cidade do Rio de Janeiro, já que o senhor teve  um olhar para a obesidade, tivesse sim um tratamento adequado pra gente”.

A influencer se emocionou algumas vezes durante a gravação. “Desculpe o choro, mas eu tô aqui por outras pessoas que estão perdendo suas vidas por causa da obesidade. Tem muita gente se acabando por causa da obesidade”, disse.

Ainda segundo Sabrina, o Rio é considerada a capital com maior concentração de  pessoas idosas no Brasil. “Somos mais de 24% da população de obesos na cidade do Rio de Janeiro”.

Depois que o vídeo viralizou, Sabrina foi convidada pela equipe do prefeito Eduardo Paes para uma conversa sobre o tema, mas ainda não divulgou detalhes dessa agenda. Ela gravou um vídeo agradecendo os seguidores por compartilharem o link até chegar ao prefeito.

Contagem regressiva para a cirurgia bariátrica

    

“Olá! Meu nome é Sabrina! Tenho 42 anos e estou lutando contra a obesidade mórbida. Me acompanhe nessa luta diária!”, apresenta-se a carioca sempre no começo dos vídeos, em que compartilha informações sobre a sua rotina diária de exercícios e alimentação e acompanhamento médico, nutricional e psicológico.

Em dezembro de 2024, ela iniciou uma contagem regressiva para a cirurgia bariátrica que promete transformar sua vida. O procedimento está marcado para o começo de março, em um hospital público do Rio. Para chegar à mesa de cirurgia, ela precisa emagrecer alguns quilos e mantém uma rotina intensa de exercícios em casa com esta finalidade.

Cada passo conta, cada gota de suor tem seu valor. Não importa onde você começa, o importante é continuar!”, diz ela, que este ano começou a usar um aplicativo para exercícios físicos em casa.

Luta contra a ‘romantização da obesidade’

Acostumada às críticas dos haters de que e avessa às brincadeiras com seus vídeos treinando em casa, que se espalham nas redes sociais, Sabrina enfrenta a obesidade e resolveu não romantizá-la na internet. Todo dia posta um pouco das suas atividades.

Sabrina encabeça uma luta contra a romantização da obesidade e critica outras pessoas obesas que postam memes nas redes sociais se alimentando muito e mal, o que, na sua opinião, influencia negativamente em pessoas que precisam emagrecer por questões de saúde. Pra ela, aliás, esta é a grande maioria. Afinal, “obesidade é doença”, como sempre reforça Sabrina.

Decisão de emagrecer é inspirada na família

Ela conta que chegou a se considerar inválida, pois já não conseguia sequer ir ao banheiro sozinha, precisando da ajuda do marido para fazer sua higiene pessoal. Por conta das dificuldades de locomoção, passou dois anos deitada.

Segundo ela, a decisão de emagrecer de forma saudável é motivada não só pela saúde, mas pelo amor a sua família – Sabrina é casada e mãe de dois meninos. Nas redes sociais, ela relata ter perdido pai, mãe e irmão para complicações causadas pelo excesso de peso.

Quase sempre bem humorada, a influencer ainda desafia os milhares de seguidores obesos que a seguem e se inspiram nela: Vai continuar sendo refém da ansiedade, da compulsão por comidas e doces, da compulsão noturna, do sobrepeso, do efeito sanfona até quando?”.

Mas Sabrina também tem seus momentos de altos e baixos, como qualquer pessoa, ainda mais nessa luta contra a obesidade. A mulher que um dia sonhou em ser Paquita no Xou da Xuxa – mas sabia que jamais chegaria lá devido ao preconceito contra seu corpo – também questiona seus fãs e admiradores sobre sonhos perdidos.

Medalha na Câmara de Vereadores

Em agosto de 2024 ela chegou a receber da vereadora Verônica Costa a Medalha Chiquinha Gonzaga, honraria concedida pela Câmara Municipal do Rio a mulheres que se destacam na sociedade carioca na luta por causas sociais.

“Sabrina Valente, nossa glamourosa, é resistência contra a obesidade”, escreveu a vereadora. Sabrina chegou a pesar 218 kg e nem conseguia se locomover adequadamente. Com a perda precoce de seus pais, vítimas da obesidade, Sabrina começou a escrever uma nova história para sua vida.

Verônica lembrou que Sabrina tem uma história de lutas e vitórias contra a obesidade. Ela está engajada na transformação profunda de hábitos. Com acompanhamentos médico e nutricional, treinamento físico, alimentação balanceada e terapia, ela já conseguiu perder 43 kg até o momento. “Ela se tornou uma inspiração para várias mulheres e tem encorajado muitas pessoas que lutam contra a obesidade”.

“Essa medalha é NOSSA! Mulheres guerreiras, batalhadoras, que nunca desistem de lutar, que não abaixam a cabeça pra ninguém! Somos exemplos sim! Exemplo de perseverança, superação, resistência! DESISTIR JAMAIS!❤️”, agradeceu Sabrina.

 

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *