‘Vida Por Esporte’: histórias de superação e mudança de vida na TV

SescTV lança novos episódios da série ‘Vida por Esporte’. Como a história de Juninho, que transformou sua vida com o judô

Juninho, um adolescente de 16 anos, protagoniza uma história de superação em 'Vidas por Esporte' (Foto: Divulgação)
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

Juninho é um adolescente negro de 16 anos de idade, de Itapetininga (SP), que ganhou o mundo. Ele começou a treinar judô ainda pequeno para aprender a ser um pouco mais calmo. Do tatame foi levado ao dohyo, virou atleta da Seleção Brasileira de sumô e foi para o Japão disputar campeonato mundial. Tornou-se um exemplo a ser seguido no esporte, a começar pela própria família. Juninho foi o único atleta negro em campeonatos da modalidade no país asiático.

A história do jovem paulista é contada em “O Gigante Juninho”, uma dos cinco produções da série com protagonistas apaixonados por atividades esportivas. “Vida por Esporte” reúne 13 minidocumentários, dirigidos por João Barbosa, que narram as histórias de pessoas comuns que transformaram suas vidas e a de seu entorno por meio dessa paixão. que será exibido nesta segunda-feira (22), às 19 horas.

A estreia ocorreu na segunda quinzena de setembro, durante a 10ª edição da Semana Move, campanha latino-americana de instituições públicas e privadas pela promoção de esportes e atividades físicas gratuitas para suas comunidades, revelando o poder transformador de sua prática. Com cerca de 15 minutos de duração cada episódio, a série retorna em novembro à programação do Sesc TV com a exibição de cinco títulos.

Cada história é apresentada por depoimentos, imagens pessoais e de arquivos e arte. Em conjunto, cada uma evidencia como o esporte é feito por paixão, esforço e emoção, conectando e ressignificando a vida de muitas pessoas.

Veja outros episódios da série Vida por Esporte

O primeiro episódio a ir ao ar em novembro foi “Lições de Buckão”, no dia 1º. Renato Buck, o Buckão do título, há 50 anos se apaixonou por ciclismo. Competiu, ganhou medalhas e há mais 30 anos transforma o desejo de crianças e jovens de Iracemápolis (SP) em aprender a andar de bicicleta e ter uma bike. Com sua equipe de ciclismo, o homenageado, apesar de aposentado, segue criando campeões e campeãs estaduais, brasileiros e continentais. Porém, segundo ele afirma, a vitória mais importante é a formação de pessoas e cidadãos, não só de atletas.

Uma semana depois, em 8/11, foi exibido o episódio “Mônica, a Professora de Ginástica”. O curta-metragem traz à tela a trajetória de Mônica dos Anjos, que mora em Guarulhos, na Grande São Paulo, e tem uma vida dedicada à ginástica. Foi atleta, participou de competições brasileiras e estaduais e, hoje, é árbitra internacional e treinadora de crianças no ginásio municipal da cidade paulista.  Mônica recebeu a missão de treinar pela primeira vez Andrade, única campeã olímpica brasileira na ginástica.

Já em “DJ do Hóquei” o público conheceu no dia 15 a história de Djane Robsen , conhecida como DJ, que há mais de dez anos descobriu um este esporte pouco comum no Brasil – e nem a família dela sabia o que era. Para Djane, o desconhecido virou uma paixão levada a sério. Djane divide seu tempo entre a calmaria da criação de terrários e a agitação dos tacos e bolinhas dos campos de hóquei. Lucas Venâncio de Araújo, o técnico de DJ, explica no episódio todas as regras do esporte e fala sobre como as jogadoras se entregam ao treino e dominam a prática do hóquei.

“Lawrence da Nigéria”, último episódio do mês, será exibido em 29/11. A produção retrata a trajetória do nigeriano Lawrence Idown Ijeh. Vindo da África, este apaixonado por tênis deixou a família para trás, arrumou um emprego, dá aulas de inglês e aqui teve uma filha, Sofia, que aumentou ainda mais os elos dele com o país que o recebeu.

Vida Por Esporte traz 13 episódios com cerca de 15 minutos cada, às terças, às 19h, com reapresentações às quintas (17h); sextas (15h), sábados (12h30),domingos (7h) e segundas (11h). O conteúdo fica disponível sob demanda em sesctv.org.br/vidaporesporte.

Fonte: SescTV

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!