Campanha conscientiza sobre doenças do fígado

As mais comuns são hepatites por vírus (A, B, C, D e E), autoimunes e medicamentosas, esteatose hepática, cirrose, ascite e esquistossomose. Entenda o problema

doenças do fígado
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

doenças do fígado

O fígado é um dos órgãos do sistema digestório mais importantes, ele tem a função de metabolizar e armazenar nutrientes. Suas doenças são, na maioria, silenciosas nas fases iniciais e médias e, portanto, acabam sendo detectadas pelos pacientes somente em um estágio avançado, onde o tratamento se torna mais difícil e complicado. Uma campanha de conscientização e prevenção dessas doenças foi lançada pelo Consulta Aqui, centro médico na Zona Oeste de São Paulo.

“Queremos alertar nossos pacientes e o público em geral sobre esse problema. Da mesma forma que visitamos regularmente o oftalmologista ou o cardiologista, devemos também nos consultar com um clínico geral habitualmente, pois, em se descobrindo algo errado no órgão, esse encaminhará o paciente imediatamente ao hepatologista”, explica o professor William Abrão Saad, cirurgião geral e cirurgião do fígado do centro médico.

Principais sintomas

Alguns dos sintomas indicativos de problemas nesse órgão são dor abdominal, vômitos, dor de cabeça, cansaço e tontura. Também podem ocorrer o amarelamento da pele, dos olhos e das fezes. As doenças mais comuns são hepatites por vírus (A, B, C, D e E), autoimunes e medicamentosas, esteatose hepática, cirrose, ascite, esquistossomose e outras.

Deve-se também ficar atento ao câncer de fígado, que é um tipo de tumor maligno que se origina nas células que formam o órgão, como hepatócitos, canais biliares ou vasos sanguíneos.

Diversas são as causas do surgimento desses distúrbios. Entre elas estão o excesso de gordura no fígado, que ocorre principalmente em pessoas com excesso de peso e/ou que não praticam nenhum tipo de atividade física, o excesso de álcool e o uso abusivo de remédios.

Exames para diagnóstico

Para diagnosticar problemas no fígado, deve-se fazer um exame de sangue chamado hepatograma, que avalia as funções do órgão a partir dos níveis de AST e ALT, GGT, também chamado de Gama GT, fosfatase alcalina, bilirrubina direta, indireta e total, albumina, INR, TAP, ou TP, e LDH. Exames complementares são a ultrassonografia e a tomografia.

O tratamento, sempre prescrito pelo médico, depende das causas da doença. Nos casos mais leves, recomenda-se apenas alterações na dieta. Porém, nas situações de maior gravidade, também pode ser indicado o uso de remédios para diminuir a inflamação, o colesterol, a glicemia e outros fatores que afetam o fígado.

Fonte: Consulte Aqui

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!