ViDA & Ação faz 5 anos com jornalismo de propósito, saudável e sustentável

Rosayne Macedo, editora-chefe do Vida & Ação, participa do ‘Painel com Jorge Ramos’, na Rádio Roquette Pinto, onde fala do projeto

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

Lançado em 5 de junho de 2016, Dia Mundial do Meio Ambiente, o Portal ViDA & Ação chega aos cinco anos com o proposta de consolidar seu projeto de jornalismo de propósito, saudável e sustentável. Criado e liderado pela jornalista e empreendedora Rosayne Macedo, editora-chefe do site e diretora da TAO Inteligência em Comunicação, o site hoje reúne mais de 4.450 conteúdos alinhados com o mantra saúde, bem-estar e atitude sustentável, construídos a partir de fontes confiáveis e qualificadas.

“Começamos bem pequenininhos como um blog no site de um jornal carioca. Ganhamos corpo, credibilidade, autoridade, reputação. Em 5 anos, foram mais de 2,8 milhões de visualizações. Somente em 2020, com a pandemia e o isolamento, que despertaram maior interesse em temas de saúde, foram quase 1,3 milhão de views. E tudo orgânico”, comenta a jornalista. Ela participa nesta terça-feira (8), do programa Painel com Jorge Ramos, das 17h às 19h, na Rádio Roquette Pinto, onde contará um pouco de sua jornada empreendedora no jornalismo digital – ouça aqui.

Agradecemos a nossos leitores, seguidores, apoiadores e parceiros, em especial aos colegas jornalistas e assessores de imprensa, que sempre colaboram com nossas atividades. Para este ano, temos o objetivo de crescer, ampliar e potencializar nossas ações, sempre de forma ética, humanista e responsável. Queremos continuar fazendo a diferença com nosso jornalismo de propósito”, afirma Rosayne.

Alerta Corona e Papo de Pandemia

Entendendo que jornalismo deve ser prestação de serviço de interesse público, ainda mais em tempos de emergência global sanitária e com o avanço das fake news, logo no início da pandemia, em fevereiro de 2020, ViDA & Ação abriu espaço para notícias sobre o novo coronavírus e a Covid, com a área “Alerta Corona”, que ganhou destaque na home. Também lançou o Especial Vacinas, que concentra as matérias sobre o tema imunização.

Outra novidade foi o lançamento, em junho de 2020, do projeto #PapodePandemia, uma série de lives que, em 41 edições, já entrevistou quase 90 especialistas em saúde e outras áreas sobre impactos da pandemia do novo coronavírus, além de personagens de SuperAção – uma das seções fixas do site. Entre os convidados, nomes como Margareth Dalcomo, José Gomes Temporão, Carla Domingues, Gonzalo Vecina, Luiz Alberto Py, entre outros. Saiba mais em www.vidaeacao com.br/papodepandemia.

Novidades para 2021

Entre as novidades para este quinto ano, está a inclusão dos especiais no menu do site, facilitando a leitura dos clientes. Entre os mais de 20 especiais, estão Homem, Mulher, Idosos, Vida Sem Fumo, Hipertensão, entre outros, que reúnem de 3 a 15 matérias. Um novo projeto gráfico e editorial está sendo planejado, além de novos colaboradores – jornalistas e profissionais de saúde – nas seções e categorias do site.

Outra novidade será a abertura de um espaço fixo semanalmente na seção “Palavra de Especialista” para fontes convidadas de sociedades médicas e científicas, como parte do compromisso de valorização da ciência em tempos de tanto negacionismo. Video-entrevistas mais curtas sobre temas de interesse público também serão lançados, além de histórias reais na seção SuperAção. As ações Agenda Positiva, Boas Ações, Mitos e Verdades e Ler Faz Bem continuam a ser semanais,

Novos projetos especiais deverão ser lançados este ano. Esta semana, o site está com o Especial Meio Ambiente. A partir de sábado (12), lança o especial Amor e Sexo – por conta do Dia dos Namorados. Ao longo do ano, uma série de atividades está sendo programada, além da manutenção das mega-séries especiais (que duram um mês inteiro), como Setembro Amarelo. Outubro Rosa e Novembro Azul, períodos em que o site também muda de cor, além do já tradicional Janeiro Branco.

A plataforma www.vidaeacao.com.br está presente nas redes sociais: Facebook, Instagram, Youtube e Twitter. Em breve também lançará perfil corporativo no Linkedin e no Telegram, além de newsletter diária no Whatsapp. Outro objetivo é ampliar os conteúdos de vídeo e áudio, garantindo maior interatividade com o público em diferentes canais, por meio de mais entrevistas, lives e podcasts.

Saiba mais aqui.

Como tudo começou

O projeto de jornalismo independente surgiu como alternativa ao espaço cada vez mais escasso para as temáticas de saúde e sustentabilidade no impresso. No início, era um blog autoral no site do jornal O Dia, onde Rosayne atuava como subeditora de Cidade/Rio, sendo responsável pelas páginas de Saúde e Meio Ambiente, além de assinar a coluna Conta Social, sobre terceiro setor e responsabilidade socioambiental.

O projeto foi inspirado no movimento Reinventar Jornalistas, idealizado e coordenado por Rosayne Macedo, que mobilizou mais de 2 mil profissionais de Jornalismo e Comunicação entre os anos 2015 e 2018. O projeto deu origem a uma página de Facebook e retomou as atividades online em parceria novamente com a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), onde Rosayne é diretora de Assistência Social (cargo voluntário e eleito com mandato até abril de 2022).

Apoio ao projeto

Você também pode ajudar a fazer um ViDA & Ação melhor e garantir a sustentabilidade do projeto. Divulgue nossas redes, curta, interaja e compartilhe nossos conteúdos. Mande sugestões de pauta para redacao@vidaeacao.com.br ou pelo zap (21) 98117-7187.

“Se achar que vale, recomende para possíveis marcas apoiadoras que se identifiquem com esse projeto editorial sério e independente. Estamos abertos a parcerias”, comenta Rosayne. Um novo midia kit está sendo elaborado, em parceria com profissionais parceiros de Design, Publicidade e Marketing Digital, para oferecer os melhores resultados a seus apoiadores.

“Ah! E doações de qualquer valor também são muito bem vindas pelo PIX rosaynem@gmail.com”, afirma Rosayne, ao lembrar que projetos de jornalismo independente no Brasil enfrentam muitas dificuldades para sobreviver.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!