A senadora Soraya Thronicke (União Brasil-MS) que foi candidata a presidente da República na eleição de 2022, recebeu alta do hospital DF Star, em Brasília, neste domingo (30), após pouco mais de uma semana internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratar uma urticária autoimune severa. Coceira e vermelhidão na pele são os principais sintomas da doença que não tem uma causa fixa, segundo alergistas.

“A condição autoimune da doença é caracterizada por um mau funcionamento do sistema imunológico, levando o corpo a atacar as próprias proteínas. A versão severa é o grau mais crítico do quadro. Segundo a equipe médica que cuidou de Soraya, ela deve seguir com o tratamento em casa nos próximos dias”, informou o G1, ao dar a notícia neste domingo.

Se os sintomas que levaram a senadora de 49 anos à internação se estenderam por mais de 6 semanas, Soraya pode ter sofrido com o que, recentemente, a Ciência passou a denominar de Urticária Crônica Espontânea (UCE), uma doença que não tem cura nem prevenção, de difícil controle com antialérgicos comuns.

Uma medicação imunobiológica injetável, vendida por quase R$ 3 mil cada dose, promete aliviar os sintomas e reduzir as crises, mas não promete a cura definitiva. Após uma ampla campanha patrocinadas pelo único fabricante do Xolair no Brasil e endossada até pelo médico mais famoso do país, o Dr Dráuzio Varella, desde 2021, os planos de saúde são obrigados a fornecer a medicação, já que entrou no Rol de Medicamentos e Procedimentos da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

Porém, os pacientes ainda esbarram na dificuldade de acesso ao imunobiológico. Uma das barreiras é a falta de conhecimento dos próprios médicos nas unidades de emergência em relação à UCE. Ao chegar na emergência, muitos pacientes se deparam com a completa ignorância dos plantonistas a respeito desse quadro, que é grave e pode levar inclusive a óbito se houver um edema de glote, o que causar um choque anafilático.

Mais sobre o quadro da senadora

De acordo com o texto divulgado nas redes sociais, Soraya teve uma alergia de causa não identificada com “crises muito fortes”. A parlamentar deu entrada na unidade de saúde no dia 21 de abril e estava recebendo cuidados em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Na última quarta (26), a equipe da senadora divulgou que o quadro ela era estável, mas inspirava cuidado.  Os médicos optaram por mantê-la na UTI com acompanhamento de um especialista em imunologia. O diagnóstico de urticária autoimune severa foi divulgado na última sexta-feira (28).

Shares:

Posts Relacionados

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *