Apesar de o tema “saúde mental” ter ganhado atenção nos últimos anos, ainda é um assunto sensível de ser abordado, principalmente no âmbito profissional, e isso não é diferente na rotina da Medicina Veterinária, cujo dia mundial é lembrado neste 30 de abril.

Estudo inédito recente feito com cerca de 2 mil médicos-veterinários brasileiros mostrou a urgência no cuidado da saúde mental desses profissionais. Os resultados trouxeram diversos dados, como o elevado nível de estresse, um dos principais desafios para 93% desses profissionais, a dificuldade de lidar com a perda de pacientes e o desequilíbrio entre vida profissional e pessoal.

A MSD Saúde Animal, farmacêutica que realizou a pesquisa, lançou em sua universidade corporativa uma trilha de conhecimento especifica sobre o tema. A trilha, que é um espaço para atividades e tarefas para trabalhar uma competência ou habilidade específica e desenvolver o participante, é dividida em três módulos. O primeiro, com quatro aulas, traz uma introdução sobre saúde mental, a importância do autoconhecimento, bem-estar e qualidade de vida.

Já o segundo, com cinco aulas, aborda questões como depressão, ansiedade, burnout e suicídio. O terceiro e último, com nove aulas, promove temas como o processo de luto, perda dos pets, fatores estressores da profissão e comunicação de más notícias, visando o atendimento aos tutores dos animais atendidos. A iniciativa é administrada pela psicóloga e professora acadêmica Bianca Gresele, que também orientou o levantamento.

“A elaboração dessa trilha foi baseada nos resultados da pesquisa e visa contribuir com as necessidades sobre saúde mental apontadas pelos veterinários. Queremos reforçar a importância do olhar para a medicina veterinária, que é uma profissão essencial e nos ajuda a exercer nosso propósito como empresa, que é melhorar a vida das pessoas e a saúde e o bem-estar dos animais”, explica Daniela Baccarin, gerente de soluções e estratégias da MSD Saúde Animal.

Para ter acesso a nova trilha de saúde mental é só se cadastrar gratuitamente neste link.

Mais conhecimento e capacitação aos veterinários

A MSD Saúde Animal, antes mesmo da pesquisa, tem se movimentado para apoiar o veterinário e colaborar com o seu desenvolvimento no mercado. O Bravecto, antipulgas e carrapatos da companhia, por meio do programa de bem-estar voltado aos médicos-veterinários, também vai usar os achados da pesquisa para continuar apoiando estes profissionais com iniciativas para suportar o seu desenvolvimento profissional e pessoal, incluindo saúde e bem-estar.

Outro exemplo é a Universidade Corporativa MSD Saúde Animal, que oferece trilhas de conhecimento tanto em hard quanto soft skills. A universidade está disponível para todos os estágios da profissão, desde estagiários até líderes, para diversas áreas de atuação, por meio de um acesso completo a uma jornada de desenvolvimento, não só com materiais, mas também workshops, palestras e eventos.

“São assuntos extremamente necessários no contexto da pesquisa e que por isso, trazemos como competências comportamentais, que normalmente não são desenvolvidos nas universidades, a exemplo dos cursos sobre inteligência emocional e gestão das emoções no trabalho; condução de conversas difíceis e comunicação não violenta, e planejamento do tempo e gestão de tarefas, entre outros”, explica Daniela.

Leia mais

Dicas para aumentar a longevidade do seu pet
Diabetes em pets: como identificar e tratar a doença entre cães e gatos
Alerta para esporotricose, doença transmitida por gatos e cães
Raiva, uma doença que pode matar animais e humanos
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!
Shares:

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *