Joel Chagas, de 81 anos, foi o primeiro a se vacinar contra a variante JN.1 da covid-19 no Rio de Janeiro. Na manhã desta segunda-feira (19), ele procurou o Super Centro Carioca de Saúde, em Botafogo, logo no primeiro dia da abertura da vacinação para pessoas 80+.

É muito importante se vacinar, é algo que sempre tenho o cuidado de fazer tanto que hoje fui o primeiro chegar aqui. Adoro passear, fazer caminhada, e para me acompanhar tem que tomar a vacina comigo para ter saúde.”

Quem também correu para receber o novo imunizante foi Edir Ribeiro da Costa, de 82 anos.  “Vim logo porque queria me imunizar logo. Assim a gente pode sair e se sentir um pouco mais segura”, disse.

Além do Super Centro Carioca de Vacinação em Botafogo, a vacina está disponível em todas as unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde) do município e no ParkShoppingCampoGrande.

Leia mais

Frio aumenta riscos à saúde de idosos e exige cuidados especiais

Gripe é a principal causa de morte por vírus respiratório em idosos

5 dicas para prevenir a hipertensão arterial em idosos

O secretário municipal de saúde, Daniel Soranz afirma que a vacina é segura e previne contra a variante mais recente da covid-19 em circulação, a JN.1, reduzindo o risco de internação e mortalidade pela doença.

Essa variante já está circulando no mundo todo. No ano passado, vacinamos com a XBB e, no ano anterior, com a bivalente. A ideia é, anualmente, possamos imunizar a população contra a variante em circulação”, explica. 

O município do Rio já vacinou os idosos residentes nas Instituições de Longa Permanência (ILPI). Nesta nova etapa, a campanha é voltada para idosos com 80 anos ou mais. Outras faixas etárias serão contempladas nas próximas semanas, de maneira escalonada, conforme o cronograma de envio de doses pelo Ministério da Saúde.

Outras vacinas

Além do imunizante contra a covid-19, é  importante tomar as outras vacinas da temporada: contra influenza, febre amarela e sarampo. A campanha da gripe está em curso, devido à sazonalidade da doença, e no município do Rio podem se vacinar todas as pessoas a partir de seis meses de vida.

Já quanto ao sarampo e à febre amarela, há casos recentes em cidades e estados vizinhos e as vacinas estão disponíveis para quem nunca tenha tomado os imunizantes ou que atendam a outras condições que serão avaliadas pelo profissional de saúde.

Fonte: SMS-Rio (atualizada em 19/5/25, às 20h)

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *