Em tempos de crise, como transformar os acontecimentos a seu favor? Como ressignificar as experiências e enxergar o aprendizado que cada situação nos traz? Para estimular o autoconhecimento e responder a essas e outras perguntas acontece pela primeira vez no país o “Quantum House Resiliency Sumiit 2018“, encontro internacional sobre Resiliência.

O evento é realizado na Quantum House,em São Paulo, neste fim de semana, dias 9 a 11 de novembro. Seu principal objetivo é “alcançar todas as metas para uma vida nova, para ajudar a despertar toda a força de resiliência, auto-amor e liberdade nos seres humanos”, explica sua idealizadora, a neurocientista Claudia Riecken, ativista quântica e criadora do Método Quantum.

São três dias de imersão com palestras e dinâmicas sobre o comportamento humano, transformação pessoal e autoconhecimento em seus diferentes contextos.  O evento na Casa Petra e reunirá referências em ciência e educação emocional do mundo inteiro. São autoridades no tema como Sam Vaknin, Ricardo Jordão, Samanta Bullock, Wellington Nogueira, Luiz Pacheco, Lucy Rocha, María Eugenia García Casabianca, Lidija Rangelovska, Michele Atlas, Glen Fahs e Luiz Colmenarez.

Em sua primeira edição, o evento traz um tributo a Al Siebert – em memória ao mágico autor do Resiliency Center de Oregon (EUA), que leva seu nome. PhD, psicólogo e professor, Al Siebert foi o percursor da resiliência no mundo. Americano de Portland Oregon, é best seller com seus muitos livros, além de ser premiado com Resilency Advantage.

Na ocasião, haverá ainda o lançamento da nova edição do livro “SobreViver: Instinto de Vencedor – 12 portais da resiliência”best seller de Claudia Riecken, pela Editora Universidade Quantum. Dentre os assuntos abordados no livro e no evento, estão aspectos vividos por muitas pessoas, como a necessidade de se desvencilhar de relações abusivas, a dificuldade de refazimento após grandes reveses ou mudanças e a busca pela retomada da sobrevivência, assim como o aprendizado a ser resistente e resiliente, entre outros temas afins.

DIA 9

Rio recebe Semana do Renal com programação gratuita

Com o tema “Valorização do Tratamento da Doença Renal”, os cariocas poderão conferir palestras gratuitas na XXVIII Semana do Renal, nesta sexta-feira (9). O encontro, organizado pela Associação dos Doentes Renais do Estado do Rio de Janeiro (Adreterj), será no Hospital Universitário Pedro Ernesto, em Vila Isabel, a partir das 9h, com foco em gestores, parlamentares, profissionais de saúde, pacientes e familiares.
O objetivo é informar a população sobre os desafios dos pacientes renais, aproximadamente 128 mil  brasileiros diagnosticados. Entre as principais questões estão a administração do repasse de verba do Sistema Único de Saúde – SUS, a falta de vagas para realização de hemodiálise e, a falta de assistência do Ministério da Saúde, dos estados e das prefeituras.

 

DIAS 9 E 10

Jornada de Ginecologia e Obstetrícia

mulher grávida

Com a participação de professores de várias cidades do Estado e integrantes da Diretoria da Sogesp, a Regional Presidente Prudente realiza a II Jornada de Ginecologia e Obstetrícia, em 9 e 10 de novembro, no Terra Park Eco Resort, em Pirapozinho.

A meta é oferecer aos associados, residentes e estudantes oportunidade de reciclagem e desenvolvimento profissional continuado. No programa, há temas de relevância para prática diária de tocoginecologistas, como gestação de risco, sexualidade, anticoncepção, endometriose e terapia hormonal.

Organizada em mesa redonda, a Jornada possibilitará a discussão tópicos relacionados ao diagnóstico, tratamento, protocolos e prática de consultório. André Malavasi, coordenador dos representantes credenciados da capital da Sogesp e membro da disciplina de Ginecologia do Centro de Referência da Saúde da Mulher, será um dos palestrantes a abordar o assunto Anticoncepção e Risco de Trombose.

DIA 10

Simpósio sobre Ginecologia e Medicina Fetal

O Hospital Santa Catarina (SP) vai receber o Simpósio de Atualização em Ginecologia e Medicina fetal neste sábado (10), destinado a médicos e profissionais da área da saúde.

O evento será dividido em três mesas. A primeira irá abordar a Ginecologia-Clínica, sob coordenação de Manoel Girão. A segunda, trará como tema Medicina Fetal, com Luciano Marcondes Machado Nardozza. A terceira mesa vai trazer o assunto Ginecologia-Cirúrgica, sob tutela de Eduardo Schor.

O Simpósio terá início às 8 horas e se estenderá até o meio-dia no Auditório Benedicto Montenegro, localizado dentro do hospital (Av. Paulista, 200). As inscrições podem ser realizadas gratuitamente pelo email eventos@hsc.org.br. As vagas são limitadas.

Simpósio de Nutrição, Ciência e Tecnologia de Alimentos

No dia 10 de novembro (sábado), o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), em parceria com o Mackpesquisa, realiza o Simpósio Internacional em Nutrição, Ciência e Tecnologia de Alimentos. O evento acontece das 8h às 17h no auditório da Escola Americana da UPM (Rua Itambé, 143 – Higienópolis – São Paulo) e é aberto a estudantes e profissionais da área de Nutrição.

A programação tratará aspectos relativos à importância da atuação do nutricionista na cadeia produtiva de alimentos e abordará temas como guia alimentar para a população brasileira e indústria de alimentos; a indústria de alimentos e políticas públicas de alimentação no Canadá e em Portugal; valorização da biodiversidade brasileira, entre outros.

Estarão presentes palestrantes renomados, brasileiros e internacionais, para discutir o tema. Para saber mais informações e se inscrever os interessados devem acessar: http://www.mackenzie.br/eventos/universidade/simposios/internacional-em-nutricao/.

DIA 12

Blogueira de 88 anos fala sobre tecnologia e longevidade

Neuza Guerreiro, blogueira de 88 anos, que desde 2005 estuda na Universidade Aberta à Terceira Idade, é destaque na programação de mais uma edição do Acontece Saúde, desta vez com o tema “ Tecnologia e Estratégias para a Longevidade”.  O evento acontece nesta segunda-feira (12),  na Câmara de Comércio Árabe-Brasileira de São Paulo.

Termos tecnológicos cada vez mais aplicados na área de saúde, como inteligência artificial, Internet das Coisas (IoT), Prototipação e Big Data estarão em pauta no evento, organizado pelo Cesar, um dos maiores centros de inovação do país, e a Optum, empresa global de serviços de saúde e inovação. O objetivo é, junto com a sociedade, discutir e propor soluções para o mercado.

O primeiro painel “Novas perspectivas para a longevidade”, que vai discutir os desafios para o envelhecimento e os reflexos na economia e sociedade, conta ainda com o médico cirurgião Riad Younes, Phd em Oncologia e diretor geral do Hospital do Câncer Oswaldo Cruz. O moderador do bloco é o especialista em Geriatria e Gerontologia Daniel Gomes, também professor de geriatria na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Outro destaque da programação é o fundador e presidente do Centro Internacional de Longevidade Brasil, Alexandre Kalache, que também é co-presidente da Aliança Global de ILC. Kalache é um pioneiro no estudo das questões do envelhecimento e foi um dos primeiros a visualizar o envelhecimento populacional como um fenômeno mundial e a apontar as potencialidades e os riscos a ele inerentes. Inscrições e mais informações no site www.cesar.org.br/acontece

DIAS 13 A 16

Congresso Brasileiro de Enfermagem

Entre os dias 13 e 16 de novembro, a cidade de Curitiba espera receber 5 mil pessoas durante a 70ª edição do Congresso Brasileiro de Enfermagem (CBEn), promovido pela Associação Brasileira de Enfermagem – ABEn, com foco central no tema “Processo de cuidado como centralidade da Enfermagem”.

Na edição deste ano, haverá cursos, reuniões e exposições de trabalhos baseados em três eixos: a história e a contemporaneidade do processo de cuidar, baseado nas necessidades de saúde da população, da estruturação das políticas de saúde e da ética e bioética. Além disso, o congresso contará com a apresentação de mais de 3 mil trabalhos científicos.

Entre os destaques da programação estão os talk shows “O processo de cuidar em áreas críticas: equipes de alta performance” e  “Cuidados paliativos: necessidade humana ou imposição social?”; as palestras “Incorporação de tecnologias em saúde no processo de cuidar”,  “O processo de cuidar e a estruturação de políticas públicas de saúde” e “Conflitos éticos e bioéticos no processo de cuidar”; e os seminários “O processo de cuidar nas doenças transmissíveis reemergentes” e “A interdisciplinaridade do processo de cuidar”.

O congresso contará, também, com lançamentos de livros e com um salão expositivo onde empresas referências do segmento irão expor as principais novidades do mercado. Além disso, no dia 14, o Espaço Araucária, no Centro de Curitiba, receberá atividades gratuitas, abertas a população, sobre os males causados pelos agrotóxicos. A ação, que faz parte da programação oficial do CBEn, contará com palestras, oficinas e exibição de vídeos temáticos.

O evento acontece no Expo Unimed Curitiba (Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido) e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba e da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A programação completa, assim como os dados para inscrições, está disponível no site http://www.abeneventos.com.br/70cben/index.html. Mais informações pelo telefone (61) 3226-0653, pelo e-mail aben@abennacional.org.br ou no site www.abennacional.org.br.

DIAS 17 A 20

Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

A XVII Semana Brasileira do Aparelho Digestivo (SBAD 2018) e da XXXVI Semana Pan-americana de Enfermidades Digestivas (SPED 2018) acontecem simultaneamente entre os dias 17 e 20 de novembro, no Centro de Convenções Transamérica Expo Center, na capital paulista. Este é o maior evento de Gastroenterologia da América Latina, onde são esperados mais de 9 mil gastroenterologistas, sendo cerca de 6.500 brasileiros e 2.500 estrangeiros, e mais de 600 palestrantes nacionais e 90 internacionais.

Durante o evento, o Laboratórios Ferring, biofarmacêutica que atua em 110 países,  levará mais informações aos mais de 9 mil médicos que buscam melhores opções de tratamentos para seus pacientes. Para isso, contará com um estande no congresso para apresentar seus produtos e serviços do segmento de doenças inflamatórias intestinais aos gastroenterologistas presentes.

Além disso, o Laboratórios Ferring traz o aplicativo Intestino Limpo, que auxilia aos pacientes na realização do preparo para o exame de colonoscopia, e apresenta o Portal Minha DII, um site que contém informações, presta suporte e dá dicas sobre as doenças inflamatórias intestinais (DII).

O evento é promovido pela Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), o Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD), a Organização Pan-americana de Gastroenterologia (OPGE) e a Sociedade Interamericana de Endoscopia Digestiva (SIED).

Da Redação, com Assessorias

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *