Caminhada e corrida após os 40: benefícios e riscos às articulações

Especialista aponta os inúmeros benefícios da corrida e caminhada. Saiba mais sobre o Duatlhon, que atrai cada vez mais pessoas

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

Simples, baratas e populares. A corrida e a caminhada são duas das atividades físicas mais acessíveis para a população, independentemente de idade e condicionamento. Além de serem agradáveis, oferecem muitos benefícios para a saúde do corpo e da mente. E o melhor: são aconselhadas especialmente para pessoas acima dos 40 anos, pelo baixo risco para as articulações.

É o que garante o fisioterapeuta Rafael Krasic, pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) e fundador da Tato, uma clínica digital para o tratamento da dor musculoesquelética. 

“É importante ressaltar que a corrida pode trazer benefícios significativos para a saúde, mesmo nessa fase da vida. A prática regular de corrida pode ajudar a melhorar a aptidão cardiovascular, aumentar a resistência, fortalecer os ossos e músculos, além de promover a manutenção de um peso saudável”, explica.

Ele explica que tanto a corrida quanto a caminhada são indicadas para o público 40+ por serem exercícios aeróbicos que ajudam a melhorar a saúde cardiovascular, aumentando a circulação sanguínea e a capacidade pulmonar.

“Ao correr, o sistema cardiovascular é estimulado, o que pode ajudar a melhorar a capacidade respiratória e circulatória, reduzindo o risco de doenças cardíacas e hipertensão, um ponto importante para o público 40+”, destaca.

Estas duas atividades também contribuem para reduzir o risco de doenças crônicas, como diabetes tipo 2, obesidade e problemas cardíacos. Ambas auxiliam ainda a reduzir o estresse e a ansiedade, além de melhorar o humor.

“Além de fortalecer os músculos das pernas e do core, os exercícios beneficiam a densidade óssea, previnem a osteoporose e melhoram a mobilidade, a flexibilidade e o equilíbrio, reduzindo assim o risco de quedas e lesões”, destaca o especialista.

As atividades mais populares entre os brasileiros também promovem a liberação de endorfinas, hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar, o que pode ajudar a reduzir o estresse e melhorar o humor.

Outra grande vantagem da corrida e da caminhada, segundo o fisioterapeuta, é que elas podem ser praticadas em qualquer lugar e a qualquer momento, sem a necessidade de equipamentos especiais ou um espaço específico.

Para aproveitar os benefícios da corrida e da caminhada, é importante começar devagar e aumentar gradualmente a intensidade e a duração do exercício.

“Tudo o que é necessário é um par de tênis confortáveis e roupas adequadas. Mas pessoas com condições médicas específicas devem consultar um profissional de saúde antes”, diz o especialista.

Duatlhon: uma prática que atrai cada vez mais pessoas

Duathlon, um esporte cada vez mais popular (Foto: Divulgação/ Wirestock)

Para quem já curte participar de corridas, que tal acrescentar um pedal? Apesar de ser menos popular do que sua modalidade-irmã, o triathlon, o duathlon – que combina corrida e ciclismo – é uma prática que vem atraindo cada vez mais praticantes. Prova disso são os diversos eventos que têm sido organizados no Brasil, como as competições Thunderman Duathlon, Trirex Duathlon ou Duoman Duathlon, entre outras.

Especialistas afirmam que o esporte garante diversos benefícios para o organismo, como queima de calorias; melhoria da circulação sanguínea; ganho de disposição física; fortalecimento muscular; aumento de resistência; melhoria do sistema cardiorrespiratório.

Outros benefícios que a prática traz são a diminuição do estresse e redução de quadros de ansiedade e depressão.

“Os benefícios emocionais da prática são grandes porque ao correr, pedalar e até a emoção das transições entre as atividades vão gerar uma grande sensação de autoestima e confiança”, comenta Monica Marques, diretora técnica do grupo Cia Athletica.

O treinamento costuma ser realizado a partir de uma distância padrão. A parte inicial é a corrida, que dá lugar à bicicleta, e geralmente se conclui com outro trecho, menor, de corrida.

“É uma modalidade interessante para começar a competir em eventos do tipo triathlon se o praticante ainda não estiver se sentindo apto o suficiente para os trechos aquáticos, ou, quando chegam os meses mais frios, e a prática de natação se torna menos atraente em um ambiente externo”, diz a especialista.

As distâncias percorridas são classificadas de acordo com três modalidades, estabelecidas pela ITU – União Internacional de Triathlon, que também define as linhas gerais das provas de duathlon:

  • Sprints – mais curtas, começam com 5km corrida, intercalada com 20km ciclismo e mais 2,5km corrida.
  • Standard – 10 km de corrida, 40 km de ciclismo e mais 5 km de corrida
  • Long distance – 10 km de corrida, 150 km de ciclismo e mais 30 km de corrida

Treinamento e alimentação

Como os percursos do duathlon são longos, a especialista destaca que é importante que cada atleta respeite o próprio limite na hora de treinar.

“O ideal é que quem está interessado em praticar duathlon não faça os treinos de corrida e ciclismo separadamente, pois se a pessoa tiver intenção de competir, já vai ficar familiarizada com as duas modalidades de forma consecutiva, condicionamento este necessário para provas”.

Assim como em outros esportes, o alongamento antes e depois dos exercícios também é bastante importante para realizar os treinos e provas, pois melhoram a flexibilidade, o que é muito importante para a prática.’ “A amplitude de movimento será fundamental para um bom desempenho”, afirma.

A alimentação de quem pratica Duathlon também precisa ser muito equilibrada porque exige uma grande queima de calorias. Para ter melhor performance, é importante buscar ajuda nutricional.

Com Assessorias

Leia mais

Correr no frio requer mais cuidados: dicas para corridas no inverno
Corrida de rua atrai mais adeptos, de olho em benefícios para a saúde
Firme e forte contra a osteoporose: sol, cálcio e caminhada ajudam

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!