Neste domingo, dia 5, técnicos da subsecretaria de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses estarão na orla de Copacabana, a partir das 9h, distribuindo canudos biodegradáveis, para orientar consumidores e comerciantes sobre o material permitido pela nova lei que obriga restaurantes, bares, lanchonetes, barracas de praia, ambulantes e similares autorizados pela prefeitura a usarem e fornecerem canudos de papel biodegradável ou reciclável individual. Do dia 19, quando começaram as inspeções, até hoje, já foram 673 estabelecimentos intimados a substituir os canudos em até 60 dias.
A ação faz parte da celebração do Dia Nacional da Vigilância Sanitária, instituído pela Lei N°13.098, de 27 de janeiro de 2015. Além da distribuição de canudos, os técnicos irão afixar nos quiosques, barracas de praia e restaurantes um adesivo com orientações sobre o descarte adequado do canudo e a responsabilidade de cada estabelecimento em providenciar a reciclagem.
Ações para incentivo à amamentação
O dia 5 de agosto também será marcado pelo início da fiscalização do Agosto Dourado, o mês da amamentação, em que os técnicos irão coibir o incentivo à substituição do aleitamento materno por produtos como alimentos à base de leite, papinha, cereais, mamadeiras, bicos e chupetas, em supermercados, mercados, mercearias, lojas de departamento e farmácias. Essa fiscalização no mês da amamentação é norteada pela NBCal – Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de 1ª Infância – da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
A equipe de zoonoses também vai participar das comemorações ao Dia Nacional da Vigilância Sanitária com vacinação de cães e gatos contra a raiva, para animais que tenham mais de três meses de idade e que apresentem bom estado de saúde. Todos os técnicos estarão à disposição para esclarecer sobre fiscalização de alimentos, saúde, licenciamento sanitário, cursos, vacinação contra a raiva e informações sobre outras doenças que os animais transmitem aos homens.
Além de celebrar, a ação deste domingo tem o objetivo de trabalhar a prevenção de riscos à saúde dos cariocas, algo que é feito diariamente, por meio de outras ações. Somente neste ano, já foram realizadas 17.671 inspeções no setor de alimentos, 11.841 em saúde e 3.225 no setor de zoonoses, emitidas 10.343 licenças sanitárias, realizado 252 cursos com capacitação de 6.343 pessoas. A subsecretaria alerta que a prevenção de riscos também pode ser feita pela população, por meio de denúncias encaminhadas à central de atendimento 1746.
Caminhada Pela Defesa Dos Direitos Da Pessoa Idosa
Também neste domingo, em Copacabana, o Sesc realiza a Caminhada Pela Defesa Dos Direitos Da Pessoa Idosa, O objetivo é promover uma reflexão sobre o envelhecimento, a defesa, o respeito e a valorização dos idosos, levando ao público ponderações sobre os diversos tipos de violência sofrida pela população idosa e suas formas de combate. A inscrição contará com ingressos solidário: basta levar 1 kg de alimento não-perecível, que serão revertidos para o Mesa Brasil, programa de Assistência Sesc RJ que visa a minimizar os efeitos da fome e do desperdício, recolhendo produtos alimentícios em perfeitas condições de consumo e entregando-os às mais de 300 instituições sociais parceiras.
Com concentração marcada para às 9h, na praia, altura da Rua Santa Clara, a caminhada será realizada das 9h30 às 11h, até próximo ao cruzamento com a Rua Xavier da Silveira, quando o público retorna para o ponto inicial. O percurso promete ser animado, com Trio Elétrico acompanhando o público com músicas e frases de mobilização e incentivo, bloco de carnaval com pernas de pau e muitas faixas e estandartes sobre a campanha.
Além das atividades do percurso, o Sesc RJ leva para a caminhada o melhor da sua programação para promover ao público e participantes entretenimento, prática esportiva, oficinas de promoção da saúde, além de uma série de atividades educacionais e recreativas a partir das 9h até as 16h.
Atividades de Educação e Assistência
Ao longo do percurso, atores e idosos da unidade Copacabana estarão distribuindo abraços e afeto às pessoas presentes na Caminhada. Um abraço pode transmitir conforto, alegria, amor e respeito. Nos estandartes e faixas não mãos dos idosos estarão representando as memórias, reinvindicações, direitos e desejos de uma vida com mais respeito. Para os saudosistas, haverá resgate e valorização das brincadeiras antigas, tais como carrinho de rolimã, pezão equilibrista, corda, pião, elástico e muito mais.
Quem for à Copacabana poderá conferir oficinas de plantio, exposição sobre o meio ambiente, Oficina de bolsa para squeeze, customização de faixas de cabelo, tecidos e cangas, oficina de customização de alça para garrafinha de água, oficina de chaveiros e marcadores de livro com dizeres em respeito a pessoa idosa, todas apresentam uma possibilidade de geração alternativa de renda. Haverá também exposição e venda de produtos artesanais e oficina de brinquedos e jogos, organizada a partir das produções dos alunos da Educação Infantil e do Sesc+ Infância.
15 anos do Estatutot do Idoso – m 2018, a principal lei de defesa do idoso, o Estatuto do Idoso, celebra 15 anos. Na ocasião, de acordo com os dados do IBGE, 8,5% da população tinha 60 anos ou mais — cerca de 15 milhões de brasileiros. Atualmente, o grupo soma cerca de 13% da população, mais de 27 milhões de pessoas.
Como missão, a entidade visa estimular práticas sociais, educativas e ambientais para indivíduos e comunidades, partindo de crianças a idosos, passando por jovens e população adulta. Ao todo, a instituição contará com mais de 30 atividades das áreas de Assistência, Cultura, Educação, Esporte, Saúde e Turismo. A programação completa poderá ser conferida no site http://www.sescrio.org.br.
Cultura e Esporte – Os fãs de esportes também têm espaço na programação do Sesc RJ. Na chegada do evento, estão programadas atividade de Ritmos, de pintura facial, de bola mania e de badminton. Na largada, haverá aulas de ritmos e alongamento para entreter o público e contribuir para um melhor condicionamento físico. Durante todo o percurso, um trio elétrico vai entreter os participantes com muita música e frases de mobilização.
Saúde e Turismo – Na área de saúde, serão disponibilizadas consultas para orientação nutricional com profissionais de nutrição do Sesc RJ. Também haverá orientação sobre escovação e fluoretação adequada. O público presente também poderá receber sessões de shiatsu e outras dicas de saúde. A área de Turismo organizou grupos de idosos de locais distantes, como Campos, que vão receber hospedagem além de transporte, ação dentro do projeto Com o SESC Por Aí.