‘Crise dos 7’: será que todo casamento enfrenta isso?

Comédia no Rio reflete sobre a conhecida crise dos relacionamentos que completam 7 anos. Terapeuta fala sobre causa de divórcios

'Crise dos 7', que estreou dia 12 de janeiro no Cine Teatro - Teatros da Barra, no Rio, aborda com bom humor os conflitos entre casais que chegam aos 7 anos juntos (Fotos: Divulgação)
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

O aumento no registro de números de divórcios tem chamado atenção nos últimos anos. Só em 2023 no Brasil, foram contabilizados 1 milhão de divórcios extrajudiciais, aqueles realizados por meio de serviços de cartórios, sem necessidade de um processo na Justiça. Não há estatísticas precisas a respeito, mas reza a lenda que a maioria dos casais enfrenta a temida “crise dos 7”, que pode ser determinante para a decisão pela separação.

Pois uma peça teatral em cartaz no Rio de Janeiro até 4 de fevereiro brinca justamente com as situações hilárias e confusões de costumes vivenciadas por um casal que atinge a marca dos sete anos juntos. ‘Crise dos 7’, assinada por Pedro Fabrini, promete uma abordagem descontraída e, ao mesmo tempo, profunda sobre as complexidades da vida a dois.

O espetáculo chega aos palcos para desafiar a crença popular de que o sétimo ano de um relacionamento é marcado por uma crise e promete conquistar o público com seu humor afiado e sua abordagem sensível sobre o universo dos relacionamentos.

A comédia promete transformar o Cine Teatro – Teatros da Barra em palco para muitas gargalhadas e uma experiência teatral marcante e, ao mesmo tempo, provocar reflexões sobre os intricados caminhos dos relacionamentos. São 70 minutos de diversão inteligente e reflexão sobre os altos e baixos dos relacionamentos.

No elenco, destacam-se os talentosos Hermes Carpes e Cristtina Freitas, que trazem à vida personagens com os quais todo tipo de relacionamento poderá se identificar. “O texto traz situações hilárias e confusões de costumes onde todo casado, solteiro ou enrolado vai se identificar e se divertir muito”, comenta o ator. (Veja mais sobre a peça no fim do texto)

Veja mais dicas de teatro

Peça expõe machismo, assédio, abuso e violência de gênero em forma de humor
Está aberta a temporada do humor no Rio de Janeiro
Dá para comprar felicidade e viver sempre alegre e saudável?

Saúde financeira e redes sociais impactam nos relacionamentos

Especialistas em relacionamentos são unânimes em apontar que a pandemia contribuiu para o aumento no número de divórcios no Brasil, mas a questão é bem mais ampla e revela uma profunda mudança nas dinâmicas sociais nas relações interpessoais.

Para o terapeuta, coach e mentor de Desenvolvimento Pessoal, William Dumont (foto), muitos fatores influenciam nas crises conjugais, que levam ao fim do matrimônio, como a própria relação das pessoas com as redes sociais e conectividade instantânea.

Segundo ele, o excesso desses meios de comunicação pode deixar o relacionamento “mais frio”, trazer comparações, perda de hábitos do casal e também ciúmes.

“As redes sociais acabam fomentando a comparação do seu relacionamento com o de outras pessoas. Além disso, suspeitar do que seu cônjuge está fazendo on-line pode fazer você se sentir desconfiado”, analisa.

A saúde financeira entre casais também tem relação direta com a vida amorosa. A pressão econômica, desemprego e divisão de despesas são um dos fatores que contribuem com a tensão nos relacionamentos.

Outros pontos também são analisados pelo mentor. “A individualização da sociedade, mudanças na percepção do relacionamento e dos interesses pessoais estão  à luz sobre a complexidade dos fatores que contribuem para o aumento nas taxas de divórcio”.

Segundo William, a sociedade moderna tem mais acesso sobre direito e opções, algo que pode resultar em soluções alternativas, entre elas o divórcio, em situações de adversidade.

“Existem também os casos de relacionamentos vistos com interesse de crescimento pessoal, isso desafia a visão tradicional do casamento. Expectativas mais elevadas, consequentemente, podem gerar frustrações”, conclui William Dumont.

Mais sobre a peça ‘crise dos 7’

A direção de Ronaldo Spedaletti contribui para o dinamismo de ‘Crise dos 7’, explorando as nuances do texto de Pedro Fabrini de maneira envolvente. A produção da Carpes Produções conta ainda com a assinatura de Edmundo Albrecht, da Film In Rio.

A ficha técnica do espetáculo destaca a colaboração de profissionais renomados, como Walter Lima, responsável pelo design gráfico, Louise Nascimento, no cenário, e Eudasio Martins de Castro e Pedro Amaral, na iluminação e sonorização.

Com classificação indicativa de 14 anos, a peça tem ingressos, variando entre R$ 30,00 e R$ 60,00, podem ser adquiridos para as apresentações aos sábados e domingos, às 20h, pelo site do Cine Teatro – Teatros da Barra.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!