Crianças e jovens com fissura labiopalatina soltam a voz

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!
O Coral Smile Train é formado por jovens e crianças atendidos em unidade na Ilha do Governador (Foto Rafael Scherer- Divulgação)
O Coral Smile Train é formado por jovens e crianças atendidos em unidade na Ilha do Governador (Foto Rafael Scherer- Divulgação)

Crianças e jovens com diferentes graus de dificuldade de fala provam que a fissura labiopalatina, deformidade congênita que causa abertura no lábio e/ou palato, não é um empecilho para soltar a voz. Elas se apresentam nesta segunda-feira, dia 19, no 1º Festival de Corais do Shopping Nova Iguaçu. O Coral Smile Train é formado por pacientes fanhos, que conseguiram evoluir na fala, na respiração e na autoestima, mesmo sofrendo muitas vezes bullying na escola e em seus grupos sociais.

O projeto da ong Smile Train surgiu em 2012 como alternativa ao tratamento fonoaudiológico desenvolvido por profissionais do  Centro de Tratamento de Fissuras Labiopalatinas (Cefil), que fica no Hospital Municipal Nossa Senhora do Loreto, na Ilha do Governador.  Com apoio de familiares, o coral é coordenado pela regente Marcia Guapyassú e pela fonoaudióloga Maria Célia Rendeiro,  com extensa experiência no tratamento de fissuras labiopalatinas.

No repertório do grupo estão as canções Natal Menino (Amaury Vieira), Vira, Virou (Kleiton e Kledir), Era uma vez  (Toquinho) e Então é Natal (Cláudio Rabello), com arranjos da maestrina Marcia Guapyassú. As apresentações dos corais participantes acontecem das 19h às 21h30, no palco da praça de alimentação do Shopping Nova Iguaçu, na Avenida Abílio Augusto Távora, 1111, bairro da Luz.

Festa de Natal nos hospitais

Pacientes mirins do Hospital Federal da Lagoa, no Jardim Botânico, recebem na tarde desta segunda-feira (19) o ‘Bom Velhinho’ formado pela Escola de Papai Noel do Brasil. A visita do Papai Noel acontece a partir das 14h, durante a Festinha de Natal Saúde Criança, nos jardins do hospital. Ele vai visitar o CTI, o Setor Pediátrico e o Ambulatório Infantil. Depois, descerá para o auditório, onde distribuirá presentes para a criançada. A festa de Natal é promovida pela ONG Saúde Criança e terá ainda muitas brincadeiras e lanche para as crianças.

Hospitais da rede municipal também realizam este mês ações para celebrar as festas de fim de ano para os pacientes e famílias e para os profissionais das unidades. A programação inclui apresentações de corais, recreação e brincadeiras para os pacientes pediátricos, chegada do Papai Noel, lanches, entre outras, e têm o objetivo de levar alegria ao ambiente hospitalar, diminuir o estresse causado pela doença e aumentar a interação entre pacientes e profissionais.

No dia 19, Papai Noel chega às 10h para alegrar os pequenos pacientes da enfermaria pediátrica do Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca. Já no dia 21, ao meio-dia, haverá almoço de confraternização para os profissionais do Lourenço Jorge e da Maternidade Leila Diniz. O grupo Cantareiros também vai se apresentar no dia 23, às 9h30, no Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea.

Especializado em pediatria, o Hospital Municipal Jesus, em Vila Isabel, vai distribuir brinquedos para as crianças atendidas nos ambulatórios, no dia 20. Para encerrar as comemorações de fim de ano, o hospital irá promover, no dia 22, almoço especial para a equipe de profissionais da unidade.

No dia 21, o Bom Velhinho estará no Hospital Municipal Rocha Faria, em Campo Grande. A festa será na brinquedoteca da unidade e haverá distribuição de presentes para as crianças internadas. Os brindes foram doados pela comunidade. Já no dia 20, a comemoração será no Hospital Municipal Albert Schweitzer, em Realengo. Pela manhã a programação terá apresentações musicais para os pacientes e, à tarde, festa com Papai Noel, personagens, pintura infantil e distribuição de presentes e lanche para as crianças internadas na pediatria.

As festas de Natal já aconteceram também na semana passada nos  hospitais Souza Aguiar, no Centro, e Salgado Filho, no Méier, Hospital da Piedade, na Piedade, Nossa Senhora do Loreto, na Ilha do Governador, e Lourenço Jorge, na Barra.

Da Redação, com assessorias

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!