De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), para atender à demanda da população em todo o mundo, é preciso que 1,5% a 3% da população doem sangue regularmente. Hoje, no Brasil, em média 1,8% da população é formada por doadores. Para manter os estoques regulares de sangue do Hemorio – o principal banco de sangue do Estado do Rio de Janeiro -, é necessário obter pelo menos 300 bolsas de sangue por dia.
Com o objetivo de ajudar a reforçar o estoque de sangue, uma série de iniciativas são realizadas pelos bancos de sangue no estado, especialmente pelo Hemorio, que abastece a maior parte dos hospitais públicos dos municípios públicos. Uma delas acontece na Prefeitura do Rio de Janeiro, cidade que consome a maior parte do estoque de sangue do estado.
Em fevereiro, a primeira ação da parceria rendeu 85 bolsas coletadas aptas. Considerando que cada bolsa pode ajudar, no mínimo, 4 pessoas, a campanha pode beneficiar até 340 pacientes. Nesta quarta-feira (10), servidores municipais – e a população em geral – têm a chance de doar sangue novamente na ação que acontece no Centro Administrativo São Sebastião (CASS), localizado na Rua Afonso Cavalcanti, 455, Subsolo, Sala 2, na Cidade Nova.
O dia especial de coleta de sangue é promovido pela Secretaria Municipal Especial de Cidadania, em parceria com o Hemorio. Motivada pelo sucesso da primeira ação, a secretaria de Cidadania buscou novas parcerias. Dessa vez, a campanha vai contar com o trabalho de voluntários inscritos no programa Colabora Rio, também gerenciado pela pasta.
Os voluntários, além de contribuir como doadores, estão divulgando a campanha e, no dia da coleta, estarão espalhados pelo prédio da sede da Prefeitura e pelo bairro conscientizando e mobilizando pessoas. O ponto de coleta vai funcionar, no dia 10, de 10h às 15h, para atender a todos os doadores voluntários.
“Ficamos muito felizes com o resultado da última campanha e estamos com muita expectativa para essa nova coleta. Convidamos a população para participar. Reforço que doar sangue também é um ato de cidadania, que pode salvar vidas”, afirma o secretário de Cidadania Renato Moura.
O que é necessário para doar sangue
Portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional);
– Estar bem de saúde;
– Ter entre 16* e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
– Pesar no mínimo 50 Kg;
– Não estar em jejum.
– Evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação.
Recomendações importantes
– Ter tomado a dose da vacina contra o coronavírus há, no mínimo, 7 dias.
– Ter tomado a dose da vacina da gripe (influenza) há, no mínimo, 2 dias.
– Caso tenha contraído a covid-19, pode doar sangue após 30 dias.
* Jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais e/ou responsáveis legais. É necessária a autorização do responsável (modelo disponível http://www.hemorio.rj.gov.br/html/pdf/Menor_idade.pdf) e um documento de identidade original desse responsável.
Em casos de dúvidas:
DISQUE SANGUE 0800-282-0708
Fonte: Secretaria Municipal Especial de Cidadania