A Copa do Mundo de 2026 acontece em pleno período pré-inverno, coincidindo com a chegada de uma forte frente fria. Essa combinação de fatores acende um alerta vermelho para a saúde pública. A grande circulação de pessoas em bares, festas e arenas, associada a ambientes fechados por conta do frio, cria o cenário ideal para a transmissão de vírus respiratórios.
Divulgado nesta quinta-feira (11/06), o novo Boletim InfoGripe da Fiocruz mostra que o país enfrenta uma escalada nas hospitalizações por vírus respiratórios, exigindo cuidado redobrado de quem vai torcer e comemorar nas próximas semanas. Na última Semana Epidemiológica 22 (31 de maio a 6 de junho), o Brasil já soma 82.544 casos notificados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) neste ano.
O maior perigo atual atende por duas siglas: VSR (Vírus Sincicial Respiratório) e Influenza (vírus causador da gripe). Se em abril o boletim mostrava a Influenza A recuando no Norte e avançando para o Centro-Sul, o cenário de junho se consolidou de forma preocupante.
Atualmente, 11 estados apresentam tendência de crescimento de longo prazo nas internações, incluindo grandes polos como São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Outros 12 estados, embora demonstrem estabilização ou queda, continuam operando em níveis críticos de risco, como o Rio de Janeiro, Minas Gerais e o Distrito Federal.
Relembre as vacinas atualizadas para o Calendário Nacional de 2026
O raio-x dos vírus: O que está internando e matando em 2026?
A análise laboratorial das últimas quatro semanas revela que o VSR explodiu, sendo o responsável por quase metade das internações com identificação viral. No entanto, quando olhamos para a mortalidade, a Influenza A (gripe) continua sendo o agente mais letal.
| Vírus Respiratório | Participação nos casos positivos (últimas 4 semanas) | Participação nos óbitos confirmados (últimas 4 semanas) |
| VSR (Vírus Sincicial Respiratório) | 49,6% | 17% |
| Rinovírus | 24,5% | 18,4% |
| Influenza A (Gripe) | 20,7% | 46,5% |
| Influenza B (Gripe) | 5,7% | 9,9% |
| Sars-CoV-2 (Covid-19) | 2% | 6,8% |
A estatística por faixa etária desenha um mapa claro do perigo: o VSR atinge em cheio bebês e crianças de até 4 anos (causando bronquiolite), enquanto a Influenza A faz suas principais vítimas entre jovens, adultos e idosos. O Brasil já registrou 3.591 óbitos por SRAG em 2026, e a gripe responde por quase metade das perdas nas semanas mais recentes.
Leia mais
Rio prorroga vacinação contra a gripe para todos os públicos
Vírus da bronquiolite volta a disparar entre bebês, aponta Fiocruz
Gripe: campanha de vacinação quer conter alta de casos
Veja as recomendações de isolamento respiratório no acervo do Papo de Pandemia
Serviço: Como torcer com segurança e proteger sua família
Para não deixar a gripe estragar a festa da Copa do Mundo e aproveitar o inverno com saúde, a pesquisadora Tatiana Portella, da Fiocruz, e a equipe do Vida e Ação listam as medidas essenciais de proteção:
-
Vacinação é prioridade: A vacina da Influenza e as doses contra o VSR para gestantes continuam disponíveis e são a barreira mais eficiente contra casos graves e mortes. Se você faz parte dos grupos eletivos, atualize sua carteira de vacinação imediatamente.
-
Atenção em ambientes fechados: Vai assistir aos jogos com amigos? Procure manter janelas abertas para circulação do ar, mesmo com o clima frio. Em locais muito aglomerados ou transportes públicos, o uso de máscaras (PFF2 ou N95) é altamente recomendado.
-
Higiene rigorosa: Lave as mãos com frequência ou utilize álcool em gel, especialmente após tocar em superfícies públicas durante os eventos e comemorações.
-
Sintomas gripais? Fique em casa: Se apresentar coriza, febre, tosse ou dor de garganta, isole-se para não transmitir o vírus aos amigos e familiares. Caso precise sair, use máscara obrigatoriamente.
Nota da Redação: O futebol une o país, mas os vírus também se espalham na mesma velocidade da comemoração. Proteger a si mesmo é uma forma de garantir que a nossa torcida continue forte nos hospitais e nas ruas. Fique atento às atualizações da seção Covid/SRAG para acompanhar a evolução do inverno.

Clique aqui para entrar no canal oficial do Portal Vida e Ação no WhatsApp e receba nossos conteúdos diariamente!


