gravida-e-carnaval

Carnaval chega com blocos, bailes, viagens, praias… Se a moderação é aconselhada para qualquer pessoa nesta época do ano, imagine para os mais sensíveis, como grávidas e diabéticos? Mas quem disse que as grávidas não podem curtir a festa está enganado. Segundo Fernanda Mauro, ginecologista e obstetra da Perinatal, o mais importante é que a futura mamãe consulte seu médico antes de cair na folia. “É fundamental sempre conversar com um profissional, além de estar em dia com os exames do pré-natal”.  De acordo com a obstetra, é bom ficar atenta aos sinais e saber o seu limite. “Em caso de enjoos, cólicas ou até mesmo sangramentos, a melhor opção é o repouso”, aconselha.

Samba, suor e cerveja. Mas e a glicemia dos diabéticos? Durante a maior festa popular do Brasil, alguns cuidados são muito importantes para o folião diabético. Siga o bloco, mas monitore sua glicemia – diabéticos que precisam fazer monitorização constante não podem se esquecer de levar o glicosímetro na Avenida. “Entre 4 e 5 horas da manhã o corpo produz uma onda de hormônios com liberação de glicose, é como um carregamento de energia para as atividades do dia. Para o folião diabético que pulou o Carnaval a noite toda, pode haver um risco de hiperglicemia”, alerta Marcio Krakauer, diretor da  Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (Sbem-SP).

Dicas especiais para as futuras mamães

E foi pensando nas futuras mamães que amam Carnaval, que com a ajuda da Dra. Fernanda, separamos essa lista com cinco dicas para não perder o pique e se manter saudável durante todo feriado.

 1- Hidrate-se bem! Para aproveitar a folia, a gestante tem de abusar dos líquidos: água, suco natural, água de coco. Lembrando que álcool e energético são proibidos! A alimentação saudável e balanceada também é importante, leve sempre um snack para evitar jejum prolongado.

2- Use roupa leves, confortáveis e sapatos baixos, lembrando que, apesar de todos esses cuidados, é sempre muito importante respeitar seu limite e evitar ficar muitas horas em pé.

3- Evite multidões. Dê preferência a locais mais arejados e menos tumultuados, principalmente gestantes no 2º e 3º trimestre de gravidez, para evitar cotoveladas, batidas na barriga e queda de pressão.

4- Proteja a pele – Festas e passeios durante o dia são bem vindos! Mas não se esqueça do protetor solar e de repassá-lo a cada 2 horas.

5  – Para viajar no feriadão – E se você não é fã da folia, mas quer aproveitar o feriado, dependendo da idade gestacional, viagens de avião, e longas estradas de carro são permitidas, procure seu obstetra para se informar melhor e saber os cuidados especiais para cada tipo de viagem.

Dicas para os diabéticos durante a folia

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP) preparou algumas dicas:

1. Proteja seu pé – O pé do diabético precisa de cuidado constante, pois a glicemia mal controlada pode causar danos aos nervos, levando à insensibilidade. Uma simples bolha pode virar uma infecção grave. Dê intervalos para descansar os pés do samba e aproveite para verificar possíveis machucados, calos.

2. Cuide da higiene na hora de aplicar a insulina. Para quem utiliza insulinas e está na folia, cuidado com a assepsia antes de injetá-la. Seja com seringas ou canetas de aplicação, escolha um local seguro e limpo para o procedimento. E lembre-se de que a insulina deve estar protegida em temperatura ambiente.

3. Cuidado com a hipoglicemia – Sambar demais e comer de menos pode causar diminuição das taxas de glicose. A hipoglicemia pode levar à parda de consciência e até crises convulsivas. Siga as orientações do seu médico e fique atento aos sinais.

Fonte: Perinatal e SBEM-SP

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *