MOVIMENTOVERÃO

‘Atletas’ da folia usam banheira de gelo para encarar ‘maratona’

A vida de um atleta durante o Carnaval não é fácil! Muitos foliões se preparam com antecedência, para se manter em forma para correr atrás do seu bloco preferido ou desfilar nas avenidas das principais cidades do país. Uma novidade que vem chamando a atenção dos atletas foliões no Rio de Janeiro é a famosa banheira de gelo, 100% gratuita, no projeto Rio Academia, que oferecer aulas de ginástica e musculação à beira-mar, na icônica Praia de Ipanema.

Os efeitos positivos da utilização da banheira de gelo – técnica conhecida como crioterapia – incluem a redução da inflamação muscular após o treino e o alívio da dor, proporcionando uma ação analgésica. Durante a utilização, a banheira é abastecida com água mineral e gelo filtrado. A temperatura da banheira de gelo varia de 4 a 10 °C. Pra quem aguenta, ainda promete um ‘refresco’ em meio ao calor intenso do verão carioca.

Em meio ao belo cenário da orla de Ipanema, os participantes que aceitarem o desafio podem desfrutar de um protocolo semanal de até 11 minutos, distribuídos em sessões de dois a três minutos, reservados para o uso da banheira de gelo. Inspirada em uma academia sueca, o CEO da Mude, Marcus Moraes, decidiu trazer a experiência gratuitamente para os cariocas.

“Quero que todos conheçam os benefícios do banho de gelo. Eu não tenho mais resfriado, melhorou meu humor e ainda me sinto melhor para me exercitar”, compartilhou.

Frequentador da Rio Academia, na Praia de Ipanema, alivia tensão muscular na banheira de gelo (Foto: @bernardoryfer)

Crioterapia: benefícios e cuidados para utilizar a banheira de gelo

Ficar imerso em uma banheira com gelo todos os dias, por pelo menos três minutos, pode parecer loucura, mas é um tratamento muito utilizado por atletas para tratar lesões. De acordo com um Relatório Nacional de Estatísticas de Saúde do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, estima-se que ocorram anualmente 8,6 milhões de lesões desportivas.

Por isso, a crioterapia vem sendo muito utilizada por atletas em todo o mundo, não só profissionais como amadores que buscam aumentar a performance em atividades esportivas, tratar e prevenir lesões, entre outros benefícios.

Fisioterapeutas da comissão técnica da Seleção Brasileira de futebol utilizam a Crioterapia para ajudar os jogadores a diminuir a recuperação de 21 para 4 dias. A técnica já foi empregada por Neymar algumas vezes.

“Com o diagnóstico fechado, monta-se um programa de recuperação imediato para o jogador. No programa montado pelos fisioterapeutas da Seleção, o esportista mergulha o corpo inteiro ou as partes do corpo mais exigidas no treino em uma banheira, barril ou tanque cheio de água e gelo, em uma temperatura de mais ou menos 4 °C. O gelo reduz o diâmetro dos vasos sanguíneos e funciona como analgésico”, explica o fisioterapeuta Allison Hygino.

Em eventos esportivos, a técnica também vem sendo muito utilizada. Para a recuperação no pós-ASICS Golden Run, realizada em pleno inverno de 2023 no Rio de Janeiro, quem correu um tênis da marca pode ter acesso exclusivo às banheiras de gelo para a crioterapia. A prova contou com 6 mil inscritos, incluindo as duas distâncias, 10km e 21km, que largaram do Aterro do Flamengo e do Leblon, respectivamente.

Adeptos de famosos a dono de start up que vende gelo delivery

O uso do frio como tratamento também conquistou famosos como Justin Bieber, Lewis Hamilton e Charles Leclerc, que utilizam a crioterapia como um aliado na saúde. A cantora Lady Gaga viralizou nas redes sociais por fazer sessões de crioterapia antes dos shows.

Aos poucos, essa técnica tem aumentado o número de adeptos no Brasil e a tendência é aumentar pelo baixo custo e diversos benefícios. Entre eles, o ator Cauã Reymond, de 42 anos, que compartilhou em suas redes sociais o hábito de ficar imerso em uma banheira com gelo como forma de auxiliar no tratamento de inflamações do corpo e melhorar a qualidade do sono.

Desafiado pelo ator, Pedro Castro, fundador da SnowGo – startup que busca facilitar a compra do gelo com entrega via delivery – também se rendeu a experiência e entrou nessa “fria”. Hoje, utiliza o método uma vez por semana, incluindo em suas rotinas de pós-treino e preparação para maratonas esportivas.

“Para quem olha de fora parece loucura uma pessoa suportar ficar mais de um minuto imerso em uma banheira de gelo. Mas quando você encara o desafio e mantém o controle da respiração e foco mental, se torna um momento de relaxamento”, explica Pedro.

O número de adeptos da banheira de gelo tem aumentado e, por consequência, vem impactando positivamente o seu negócio. “Com a popularização da técnica, tivemos um aumento na procura por gelo com esse objetivo. A estimativa deste serviço no delivery permanecerá em alta em 2024”,  destacou o empresário.

O que é crioterapia e para que serve?

A prática consiste basicamente na aplicação de frio no local, diminuindo sintomas como inchaço e vermelhidão, e aumentando a sensação de bem-estar. Segundo especialistas, o gelo possui efeito vasoconstritor e analgésico, o que contribui para diminuir dores musculares.

O resfriamento do corpo promove a vasoconstrição, diminuindo o fluxo sanguíneo e a permeabilidade das células e o edema. A crioterapia é conhecida por ser usada na recuperação muscular após atividades físicas intensas, como por exemplo:

Lesões musculares (entorses, pancadas ou manchas roxas na pele);

Lesões ortopédicas ( tornozelo, joelho ou coluna);

Inflamação dos músculos e das articulações;

Aumentar a performance no trabalho e/ou realização de atividades esportivas;

Dores musculares.

Uso também em tratamentos estéticos e até para depressão

Além de auxiliar no tratamento de lesões musculares, o resfriamento do corpo começou a ser utilizado em tratamentos estéticos. Através do uso de aparelhos específicos, combate a gordura localizada, celulite e a flacidez.

Outra vertente menos conhecida no Brasil é o uso de banhos gelados e imersão em banheiras para auxiliar no tratamento da saúde mental. O banho gelado ou imersão em água gelada tem se revelado através de diferentes estudos por ser muito eficiente no tratamento de transtornos mentais, como ansiedade e depressão, em curto prazo.

Isso acontece porque o resfriamento do corpo causa respostas hormonais fisiológicas, provocando a liberação de hormônios como a adrenalina, noradrenalina e endorfinas. durante a imersão em água gelada pode causar um efeito positivo naqueles que sofrem de transtornos do humor, como ansiedade e depressão.

Diferentes pesquisas relatam que a imersão na banheira de gelo foi realmente eficaz no tratamento de curto prazo para depressão. Inúmeros estudos, em diferentes países, já revelaram essas vantagens e, no mais recente, pesquisadores da Holanda descobriram que pessoas adeptas do banho frio tinham menos probabilidade de faltar ao trabalho por motivos de doenças se comparado àqueles que tomam banho quente.

Método Wim Hof ajuda a controlar o corpo e a mente

De personalidades nacionais como os atores Cauã Reymond e Duda Nagle, o apresentador Felipe Tito e o ginasta Diego Hypolito a internacionais como Lady Gaga, a onda do momento é expor o corpo a baixas temperaturas como, por exemplo, o método Wim Hof, técnica de respiração e meditação desenvolvida pelo holandês Wim Hof, conhecido como “O Homem de Gelo“.

Hof ficou famoso por suas façanhas, como subir o Everest de shorts e ficar imerso em gelo por longos períodos de tempo, graças a sua capacidade de controlar seu sistema nervoso autônomo e seu sistema imunológico. O método desenvolvido pelo holandês consiste em três pilares: respiração, exposição ao frio e foco mental. 

1. Respiração:  envolve uma série de respirações profundas e rápidas, seguidas de uma retenção de ar nos pulmões. Isso pode ser repetido várias vezes, o que ajuda a aumentar a oxigenação do corpo, reduzir o estresse e aumentar a energia.

2. Exposição ao frio: geralmente é feito por meio de banhos frios, natação em água gelada ou simplesmente ficando ao ar livre em temperaturas baixas. A exposição ao frio é benéfica para o sistema circulatório e imunológico, além de aumentar a produção de endorfinas e outros hormônios que promovem o bem-estar.

3. Foco mental: envolve a prática de meditação e visualização para controlar a mente e se concentrar no momento presente. A meditação pode ajudar a reduzir a ansiedade e aumentar a capacidade de lidar com o estresse.

Ator concilia prática com alimentação, suplementação e exercícios

Em 2023, o ator Duda Nagle compartilhou em suas redes sociais a preparação e sua imersão na banheira de gelo. De acordo com o ator, a intenção é realizar o método pelo menos três vezes por semana, com sessões de 7 minutos. Duda tem o apoio da SnowGo, que entrega dos sacos de gelo na residência do ator.

O pai da Zoe ainda comentou em seu Instagram que pretende fazer uma live com um profissional qualificado para explicar as vantagens da prática e como conciliar com a alimentação, suplementação e exercícios.

Uma das postagens do ator, dentro de uma banheira de gelo, gerou mais de 41 mil curtidas, além de levantar quase mil comentários entre fãs e personalidades públicas, como o jornalista Evaristo Costa que comentou: “Isso é para os fortes. Não é o meu caso”.

Profissionais de saúde confirmam benefícios da prática

A técnica de Wim Hof tem sido estudada cientificamente e tem sido associada a vários benefícios à saúde. Profissionais da saúde também expressam seu apoio à prática. Para o otorrinolaringologista Victor Gebrim, especialista em plástica facial, a prática é uma excelente forma de estimular o sistema imunológico.

“Ao contrário do que as pessoas pensam, submeter o corpo a temperaturas frias é saudável, pois a água fria auxilia na circulação sanguínea, além de ajudar nas dores inflamatórias. Isso porque, com a temperatura da água mais baixa do que a do corpo, o organismo precisa trabalhar mais para manter a temperatura natural, fazendo com que o sangue chegue mais rápido a todas as áreas do corpo”, explica Gebrim.

Para o educador físico, Hernani Marques, a técnica de respiração pode ajudar a reduzir a inflamação, melhorar a saúde cardiovascular e aumentar a produção de células T, que são importantes para o sistema imunológico. “A exposição ao frio também tem sido associada a uma melhor saúde imunológica e circulatória, além de ajudar a reduzir a inflamação”, explica.

Técnica não é recomendada para qualquer pessoa

Porém, Hernani faz um alerta, o método não é recomendado a qualquer pessoa. “Nem todo mundo pode se submeter a esse método, especialmente quem tem problemas circulatórios ou sensibilidade ao frio, pois podem apresentar alguns efeitos colaterais, como formigamento, vermelhidão na pele e até mesmo queimaduras de frio em casos extremos”, finaliza.

Se você se interessou em experimentar o método Wim Hof, é importante aprender a técnica corretamente, conforme ressalta o educador físico. “É preciso começar devagar, ir aumentando gradualmente a exposição ao frio e a prática da respiração e meditação. É importante ter cautela para evitar problemas como a hipotermia. A prática é para ajudar a saúde e não prejudicar”.

Vale lembrar que antes de iniciar qualquer prática é importante ter o acompanhamento de um profissional qualificado. Caso tenha interesse em experimentar o método, fale com seu médico e seu preparador físico.

Como USAR A BANHEIRA DE GELO DO Rio Academia 2024

A banheira de gelo está acessível a todos os moradores e visitantes do Rio de Janeiro. Cada sessão pode ser agendada de três a quatro vezes por semana, sendo utilizado por até cinco pessoas a cada intervalo de 30 minutos. É obrigatório tomar uma chuveirada antes de utilizar a banheira.

Os horários para usar o equipamento podem ser agendados por meio do aplicativo da Mude, assim como as demais atividades e exercícios oferecidos no local. Basta baixar o aplicativo pela Play Store ou App Store, se cadastrar e agendar as aulas de sua preferência.

Todas as atividades da Rio Academia estão sujeitas à lotação e precisam ser reservadas com antecedência. Ao chegar na atividade, o aluno deve fazer o check-in e está pronto para movimentar-se ao lado dos melhores profissionais. O espaço à beira-mar é idealizado pela Mude e YoPRO, marca de bebidas proteicas da Danone, junto com a Prefeitura do Rio. 

Com Assessorias

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!
Shares:

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *