Empresas fazem ações para ajudar no dia a dia de caminhoneiros

Uma grande rede de mobilização envolve distribuição de álcool gel, quentinhas e cartilhas educativas para

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A vida dos caminhoneiros é literalmente nas estradas pelo Brasil e os postos se tornam a sua casa fora de casa. Atualmente, 67% do transporte de cargas no Brasil é feito por caminhões e, nesse momento, é muito importante que os suprimentos cheguem às regiões que mais precisam. Devido às medidas de isolamento social determinadas pelos governos estaduais para conter a pandemia de Covid-19 no país, motoristas de caminhão estão enfrentando dificuldades para suprir necessidades básicas do dia a dia, como se alimentar ou tomar banho. Isso porque vários restaurantes e lojas de convivência localizados nas estradas do país estão fechados.
Para dar suporte aos profissionais do transporte que estão garantindo o abastecimento das cidades e a oferta de serviços essenciais neste momento de crise que vive o país,  Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) iniciou no dia 27 de março a  Mobilização Nacional de Combate ao Coronavírus, para atender aos trabalhadores do setor. Equipes devidamente orientadas quanto ao cumprimento dos protocolos definidos por autoridades de saúde estão distribuindo produtos de higiene e de alimentação aos motoristas, principalmente aos caminhoneiros, que têm enfrentado dificuldades em razão das restrições impostas ao funcionamento de estabelecimentos comerciais em todo o Brasil.
Empresas e órgãos governamentais têm ajudado a buscar soluções capazes de auxiliar os motoristas, principais responsáveis pelo transporte de alimentos, suprimentos, remédios e outros itens essenciais no país. Estão sendo adotadas todas as medidas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para a abordagem que será realizada pelas equipes nas rodovias. A iniciativa tem o apoio do Ministério da Infraestrutura e da Polícia Rodoviária Federal e as concessionárias das rodovias.
Foram colocadas à disposição dos caminhoneiros mais de 200 pontos de apoio em rodovias de todo o Brasil. Nesses locais, estão sendo distribuídos produtos de higiene e alimentação, além de orientação sobre medidas preventivas à Covid-19. O Sest/Senat também está aberto a receber doações de empresas que queiram contribuir com essa ação e buscou orientações com profissionais da área de saúde para que todo o trabalho de atenção seja desenvolvido com elevado grau de segurança.
O Sest Senat, nos diferentes estados brasileiros e no Distrito Federal, está sujeito à obediência de decretos que determinam a suspensão de atividades e proíbem aglomerações de pessoas. Cumprir essas determinações é uma responsabilidade de todos para evitar a propagação do novo coronavírus. “O momento exige cuidado para que se evite o agravamento do problema e não se coloque em risco a saúde de mais brasileiros”, informa em nota

BR Distribuidora, maior distribuidora de combustíveis do país, anunciou a distribuição de mais de 60 mil quentinhas e frascos de álcool em gel para os motoristas de seus caminhões-tanque em todas as suas bases operacionais. A partir do dia 18 de abril, a empresa também irá distribuir álcool em gel para os caminhoneiros em sua Rede Siga Bem, com 103 postos pelo Brasil, correspondendo a 30% do volume de diesel comercializado em toda a Rede BR.

A  proposta é disponibilizar frascos de álcool em gel para 25 caminhoneiros por dia, em cada posto, no período de 15 dias, contemplando mais de oito mil caminhoneiros.A Rede Siga Bem também está incentivando a distribuição de refeições para os profissionais das estradas e vários postos já aderiram a ideia. Além da quentinha, o caminhoneiro recebe um kit de higiene pessoal e pode tomar banho ou pernoitar gratuitamente.
A companhia ainda distribuiu álcool em gel nas Lojas de Conveniência dos Postos BR, a BR Mania, estão funcionando sem mesas e cadeiras dos salões das lojas e alertou para que seja redobrada a atenção com os hábitos de higiene da equipe e da unidade franqueada, com a lavagem das mãos a cada contato e com a manipulação de produtos e máquinas de cartão de crédito, disponibilizando álcool gel para a equipe e clientes.

ValeCard, especializada em soluções de pagamento e gestão de frotas, está patrocinando a doação de marmitex para contribuir com a alimentação de todos os motoristas que passam nos pontos de apoio localizados na BR-060 e BR-10, próximo a Brasília e Florianópolis, respectivamente. Em paralelo, passou a enviar mensagens (SMS e e-mail) aos caminhoneiros com dicas  sobre estabelecimentos credenciados que estão em funcionamento e oferecem alimenta ão, orientações de cuidados e higienização. Um desse locais é o posto Arco-Íris, em Roseira (SP), na Via Dutra, que oferece comodidades aos clientes, como estrutura para banho, distribuição de marmitex e frutas e até atendimento médico

Consultas médicas online

A teleconsulta é um importante aliado no combate à pandemia, pois com a triagem virtual é possível evitar que o paciente saudável ou com sintomas leves se desloque para um hospital, evitando a disseminação da Covid-19. A BR vai disponibilizar, de forma gratuita, em parceria com a Dasa, líder em medicina diagnóstica, Rede Ímpar de Hospitais e a GSC Integradora de Saúde, consultas médicas online para mais de 16 mil cadastrados no cartão caminhoneiro. O objetivo é a preservação da saúde e bem-estar desses parceiros da sociedade que, muitas vezes, não têm tempo para se cuidarem.

A BR adquiriu mais de 13 mil teleconsultas, porém, a cada 10 mil aquisições, as parceiras promovem um incentivo, doando mais 2,5 mil. As consultas começaram nesta quinta-feira (16), dando aos motoristas a oportunidade de, em caso de necessidade ou mal estar, incluindo sintomas ligados ao Covid-19, contar, remotamente, com orientação médica especializada, sem precisar se deslocar a uma unidade de saúde, o que desafoga o SUS.

Para quem já tem o Cartão Caminhoneiro Petrobras, basta acessar, em caso de necessidade, o site http://www.cartaodocaminhoneiro.com.br que será possível realizar uma consulta pelo CPF cadastrado. Para quem ainda não aderiu ao programa e tem interesse em contar com este benefício, o caminho é se inscrever e seu CPF será inserido na ferramenta.

Vacinação contra a gripe para motoristas

Além disso, por intermédio da CNT (Confederação Nacional do Transporte), solicitou ao governo federal a inclusão dos motoristas no grupo prioritário da campanha de vacinação contra a gripe, que iniciou nesta semana. Também colocou à disposição as suas 155 unidades operacionais bem como as 55 vans do Programa CNT SEST SENAT de Prevenção de Acidentes para auxiliar nessa ação.
A instituição aguarda agora a disponibilização das doses para que os trabalhadores comecem a ser imunizados. Essa medida é considerada fundamental para reforçar a proteção da saúde desses profissionais, que circulam por todo o país e estão garantindo o abastecimento das cidades, e minimizar o risco de sobrecarga ao sistema público de saúde.

Aplicativos auxiliam motoristas

Lançado pelo Ministério da Infraestrutura, com apoio do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), o aplicativo InfraBR ganhou novas funcionalidades. Agora, com o app, os transportadores de cargas têm acesso às informações sobre o funcionamento de serviços essenciais nas estradas, como restaurantes, postos de combustíveis, borracharias, oficinas e lojas de autopeças. Além disso, podem localizar os postos de atendimento do Sest/Senat que estão distribuindo kits de higiene e de alimentação.

Outro aplicativo, resultado de uma parceria entre a S.O.S Truck (app para localização de serviços na estrada) e Raster (empresa de gestão de risco) possibilita aos motoristas encontrarem restaurantes e demais serviços que estão em operação nas suas rotas. No total, são mais de mil postos cadastrados em todo o país e cerca de 950 estabelecimentos na Argentina.

O mundo está em alerta e unindo esforços para controlar a pandemia do novo coronavírus. E o setor logístico precisa estar mais ativo do que nunca, para manter o abastecimento do país e transportar suprimentos de saúde e higiene. Para agilizar o deslocamento de produtos prioritários neste momento de crise, o TruckPad, que conecta mais de 400 mik caminhoneiros autônomos, montou uma equipe com seus especialistas e a está colocando à disposição para ajudar na localização e contratação online de caminhoneiros para realizarem o transporte de produtos essenciais para hospitais e abrigos, por meio do portal Transporte Voluntário.

Por meio do site, hospitais, clínicas e centros de distribuição podem informar a mercadoria que precisam transportar e a equipe do TruckPad vai localizar um caminhoneiro adequado o mais rápido possível, sem cobrar nada por esse serviço – e ainda com um substancial subsídio no valor do frete a ser pago ao motorista autônomo.

Aplicativo para motoristas faz campanha

A S.O.S Truck, aplicativo para motoristas profissionais especializado na busca de peças e serviços para caminhões, está engajada em campanha nacional para ajudar os caminhoneiros que, durante a quarentena dos brasileiros por conta do Coronavírus, estão rodando por todo o País para que não aja desabastecimento de produtos de primeira necessidade como alimentos, bebidas e remédios.

Por meio do app, os motoristas recebem diariamente, com atualizações constantes, relação de postos que estão operando normalmente e, clicando sobre o nome do posto, é possível saber quais serviços estão disponíveis aos profissionais da estrada.

O aplicativo já cadastrou mais de 150 postos em todo o País e os dividiu por região para facilitar a busca dos motoristas. Para validar as informações, uma equipe de profissionais da S.O.S Truck entra em contato, por telefone, com cada estabelecimento para checar quais serviços são prestados, inclusive se há restaurante e borracharia em operação.

Além disso, uma vez baixado no celular (o download e utilização é gratuito), os usuários podem enviar rápida e intuitivamente, via app, mensagem de whatsapp para os consultores da S.O.S Truck para pedir informações sobre o Covid-19 que passa a contar com o suporte, voluntário, de estudantes de medicina.

O app também abriu um canal de comunicação colaborativa para que motoristas cadastrados possam compartilhar informações como pontos onde estão acontecendo ações e doações para os profissionais da estrada, além de informar os melhores pontos de parada nos trajetos. Todas as informações são rapidamente checadas antes de serem disponibilizadas aos internautas. Além das ações sociais, o app  vem sendo muito utilizado pelos motoristas como alternativa segura e eficiente para encontrar peças e serviços.

App reúne parceiros para distribuir álcool gel, lanches e cartilhas

A Trizy, uma plataforma digital de serviços para o mercado de transporte de cargas e relacionamento entre embarcadores, frotistas e caminhoneiros, uniu uma rede colaborativa e de apoio aos motoristas de caminhão, profissionais que são essenciais para o abastecimento do país. Entre as ações, estão a doação de 730 mil frascos de álcool 70%, para ser usado para limpeza e higiene, 100 mil kits lanches e 60 mil cartilhas educativas sobre o coronavírus.

A ação tem como objetivo apoiar profissionais de transporte que não podem parar para garantir o abastecimento das cidades e a oferta de serviços essenciais neste momento do país. Em parceria com Raízen, Natura Ypê, Sest/Senat e CCR para distribuição de 450 mil frascos de 500ml de álcool 70% em postos de apoio em 200 localidades espalhadas pelo país.

Em conjunto com a Raízen, ficou responsável pela logística e distribuição de álcool 70% (produzido pela Raízen) aos caminhoneiros. Natura e Ipê fizeram o processamento e envase de 245 mil litros (400 mil frascos de 200 ml e 330 mil frascos de 500 ml), que foram distribuídos em pontos de pedágio da CCR e à Sest/Senat, instituição de valorização e apoio aos transportadores e motoristas.

A Trizy uniu Moove e CCR numa parceria que ofereceu 10 mil kits lanches em pontos de apoio CRR. A ideia é atenuar um pouco a dificuldade que esses profissionais vêm tendo na estrada durante este período, em razão do fechamento de restaurantes e pontos de apoio. Ao menos 200 localidades foram alcançadas com a ação.

Site orienta motoristas – Em São Paulo, Estado que é o epicentro da Covid-19 no Brasil, o governo do Estado lançou um site com informações essenciais para orientar os caminhoneiros durante o período de pandemia. O site (www.abastecimentoseguro.sp.gov.br) funciona como um grande mapa com marcadores que informam a localização exata e a situação dos postos de abastecimento e dos locais de distribuição de kits. Com a ajuda do site, os caminhoneiros podem saber, por exemplo, se o estabelecimento está aberto, fechado ou com atividade restrita.

Outras ações da BR Distribuidora

Além da orientação on-line de saúde, a BR traz ainda uma outra iniciativa voltada para o público caminhoneiro. A empresa irá fornecer diesel para quem abastecer utilizando o Cartão (cash back de 10% sobre o volume abastecido) como apoio para que eles possam rodar mais e economizar. O benefício será oferecido durante o período da ação (30 dias), limitado a 200 litros por usuário. Mais informações da BR no combate ao COVID-19 em br.com.br/covid-19.

Doação de etanol a universidades – Diante da escassez do álcool gel no mercado, a BR Distribuidora traçou um plano de ação para colaborar em várias frentes e está doando etanol para universidades de várias capitais brasileiras produzirem álcool 70%.  Até o momento pouco mais de 30 mil litros já foram doados e a capacidade da companhia é de até 200 mil litros destinados à doação. Já foram doados quatro mil litros de etanol para a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e outros quase 20 mil litros para outras seis universidades do país – a UFRJ, UTFPR, UFPR , UEPG, UERJ, IFRJ, UFPE, UFMG, Cefet Valença (RJ), Cefet (Petrópolis) – que produzirão álcool 70% para ser utilizado na higienização de macas, corredores, elevadores e instalações em geral de seus hospitais.

Doação de vale alimentação para cestas básicas – No Rio, onde fica sua sede, o Edifício Lubrax, a companhia se juntou ao Circo Crescer e Viver, que promove ações sociais na região, numa parceria que está apoiando de forma direta 1.600 famílias de baixa renda da Cidade Nova e Estácio de Sá. Cada família irá R﹩ 120,00 por mês (abril – maio – junho), através de crédito num cartão-alimentação. A iniciativa irá fomentar a microeconomia local (pequenos comércios) e evitar aglomeração. Serão beneficiadas quase 10 mil pessoas, incluindo as que foram convocadas na própria localidade para trabalhar no cadastramento das famílias e distribuição do benefício. Além disso, 15 instituições públicas (escolas, unidades de saúde, centros assistenciais, ongs etc.) da região serão beneficiadas com kits de higiene pessoal e de limpeza.

doação de vale-combustível – Distribuição de vales-combustível para ONGs que prestam serviços diretos para a população de rua em situação de alta vulnerabilidade, como a ONG ORES (Organização de Reintegração e Estímulo à Socialização), do Rio de Janeiro, que trabalha na direção de resgatar a cidadania e a dignidade da população de rua do Rio de Janeiro. A ONG presta apoio a esse público, com ações como distribuição de alimentos, doação de roupas e o chamado banho de cidadania, com corte de cabelo, banho e escovação de dentes. O intuito da BR, com esta ação, é manter em movimento iniciativas importantes como esta, que não podem parar. Site da ORES: http://ores.org.br/

Empresa de logística transporta EPIS gratuitamente

Jadlog, uma das maiores empresas de movimentações de cargas expressas fracionadas do País, firmou parceria com o Projeto Hígia para transportar gratuitamente os insumos que compõem o EPI (Equipamento de Proteção Individual) utilizado pelos profissionais de saúde. O Projeto Higia é uma ação voluntária que está produzindo protetores faciais por impressão 3D e doando a hospitais para o combate à COVID-19.

As folhas de acetado em embalagens no formato A4 são coletadas pela Jadlog em São Paulo, e armazenadas no Terminal de Cargas da empresa, no Km 18 da Rodovia Anhanguera. São despachadas, conforme a demanda, para todo o Brasil, onde houver um voluntário que possua impressora 3D para imprimir o suporte de apoio da testa e montar o protetor

Até agora, o Projeto Hígia já doou mais de 8.000 protetores faciais a hospitais, principalmente de São Paulo e do Rio de Janeiro, e espera elevar esse número nas próximas semanas.

Esta é mais um iniciativa de combate ao novo coronavírus da Jadlog, que, desde o início da pandemia no Brasil, está focada em proteger os colaboradores, clientes, parceiros e consumidores finais. Para isso, a transportadora implementou um comitê específico de monitoramento e passou a adotar um protocolo rígido de prevenção.

A empresa investiu na criação do Fundo Jadlog COVID-19, com o objetivo de acumular recursos para apoiar a rede franqueada e os entregadores durante o período de medidas de contenção do novo coronavírus. Outra ação foi a Entrega Social, sem contato algum, com o intuito de preservar tanto o entregador como o consumidor final. Ao receber a encomenda, o consumidor não precisa assinar no dispositivo móvel do entregador. O entregador apenas coleta os dados (nome e RG) e, dessa forma, consegue dar baixa no sistema evitando contatos com a caneta e equipamentos.

Foram ainda reforçadas as informações sobre a Covid-19 e as medidas de higiene e proteção internas da empresa, como o aumento da frequência de limpeza, principalmente das áreas operacionais e dos veículos; a intensificação de reuniões através de videoconferência e de home office das atividades que permitam, e a presença de equipe de saúde aferindo temperatura dos funcionários, parceiros e fornecedores nas atividades operacionais que foram mantidas.
Com Assessorias
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