O câncer de mama é um grave problema de saúde pública, sendo o tipo mais incidente em mulheres no mundo todo. No Brasil, dados de uma pesquisa recém-publicada pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que são esperados 73 mil novos casos da doença até o final de 2023. Essa também é a primeira causa de morte por câncer para mulheres no país, principalmente a partir dos 40 anos.
Embora não seja possível evitar o problema, a detecção precoce do câncer de mama aumenta a possibilidade de realizar o tratamento em estágio inicial e, portanto, oferece uma chance de cura aos pacientes. A conscientização por meio de campanhas que incentivam a realização de exames periódicos é de extrema importância.
Há muito tempo o incentivo ao autoexame das mamas deixou de ser foco da campanha do Outubro Rosa, já que a prática feita em casa, na frente de um espelho, não elimina a necessidade de exames de rastreamento como a mamografia, hoje o método mais indicado para detectar o câncer de mama precocemente. No entanto, muitas mulheres ainda fazem uso desse método caseiro.
Como parte do movimento Outubro Rosa, a Intimissimi, marca italiana de lingerie, e a ONG América Amigas uniram forças com o Snapchat, popular aplicativo de comunicações visuais, para lançar uma campanha imersiva especial de realidade aumentada (AR) sobre a importância do autoexame, do diagnóstico precoce e a importância da saúde e bem-estar das mulheres em todo o Brasil.
O aplicativo, que é gratuito, oferece uma experiência única e imersiva por meio de uma lente de realidade aumentada especialmente desenvolvida para essa importante ocasião, e está disponível durante todo o mês de outubro.
Por meio da tecnologia de realidade aumentada, essa experiência ajuda as Snapchatters a identificar os principais pontos que as mulheres devem tocar durante o autoexame de mamas. Essa ferramenta educacional e informativa conhecida como “body track” permite que as mulheres aprendam de forma prática e intuitiva como realizar o exame de toque, uma prática importante para a detecção do câncer de mama.
Como utilizar a lente
Usando a câmera no aplicativo Snapchat, a usuária será exposta à lente do celular e, após alguns segundos, o app pedirá que a pessoa faça ações, apresentando pontos de luz rosa nos locais a serem tocados – ensinando de forma didática como fazer o autoexame nas mamas.
Para experimentar a lente de RA, basta escanear o Snapcode abaixo usando o aplicativo Snapchat, disponível para download gratuitamente na Apple Store e na Google Store.