Conhecido mundialmente como o mês da saúde da mulher, representado pela cor rosaoutubro é marcado por ações afirmativas relacionadas, principalmente, à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama – doença que mais acomete as mulheres no Brasil e no mundo.

Durante todo o mês celebra-se o Outubro Rosa, campanha de conscientização cujo objetivo principal é alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

As atividades também destacam a importância do autocuidado das pacientes com câncer de mama e também estimulam a atenção à autoestima da mulher.

“O tratamento da câncer de mama é uma jornada desafiadora, que não apenas impacta o corpo, mas também o bem-estar emocional das pacientes. A perda de cabelo, sobrancelhas e cílios é uma das consequências comuns, afetando significativamente a autoimagem dessas mulheres”, enfatiza Naira Ávila, CEO do Estúdio Mais.

‘Dia da Beleza’ com micropigmentação de sobrancelhas

A rede de clínicas dermatológicas iniciou uma ação especial nos dias 4, 5 e 6 de setembro e anuncia a segunda etapa desse evento de resgate da autoestima, programado para os dias 18, 19 e 20 de outubro. Na segunda etapa desta ação social, o Estúdio Mais fará o retoque da micropigmentação de sobrancelhas em 16 mulheres que fazem o tratamento, visando auxiliar na recuperação de sua confiança e autoestima durante esse período delicado.

É importante destacar que o procedimento é realizado mediante autorização médica. Essa ação é realizada em parceria com o Instituto Protea, uma organização não-governamental que custeia cirurgias, exames, consultas, radioterapias e quimioterapias contra o câncer de mama para mulheres de baixa renda.

A micropigmentação será realizada por profissionais altamente especializadas, levando em consideração os diferentes formatos de rosto, atendendo às individualidades e preferências de cada mulher.

“É importante personalizar o atendimento de cada cliente, para que elas se sintam ouvidas e acolhidas, ainda mais neste momento que elas enfrentam. O nosso papel é ajudar cada uma a passar por esse tratamento de uma forma mais leve, recuperando a autoestima que merecem ter”, avalia Naira.

Além da micropigmentação, o evento oferece um ambiente acolhedor e de apoio, onde as pacientes podem compartilhar suas experiências e se conectar com outras mulheres que estão passando ou passaram por situações semelhantes. A troca de vivências tem um papel crucial no fortalecimento e na autoconfiança das pacientes.

Veja mais no Especial Outubro Rosa

Oficinas de automaquiagem para mulheres em tratamento oncológico

O programa  “De Bem com Você – a Beleza Contra o câncer” oferece oficinas presenciais e online de automaquiagem para mulheres que estão enfrentando a luta contra o câncer. A proposta é proporcionar a elevação da autoestima e a qualidade de vida durante e pós-tratamento. Associado ao Look Good Feel Better Internacional, o programa é coordenada pelo Instituto ABIHPEC, uma associação civil, autônoma, sem fins lucrativos criada pela ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos).

Atualmente, a iniciativa mantém no Brasil parcerias com mais de 52 hospitais, ONGS e casas de Apoio e já atendeu, desde 2012, mais de 50 mil pacientes.  De acordo com levantamento do DBCV, 92% das mulheres participantes passaram a se maquiar após participar da programação e 63% disseram se sentir mais confiantes com o auxílio da maquiagem. A previsão é que, só em outubro, chegue a mais de 1500 pacientes por meio das oficinas.

A nova coleção de camisetas do programa leva mensagens positivas sobre autoestima e cuidado pessoal para angariar recursos para as ações.  Cada camiseta vendida resultará no envio de um kit de maquiagem e itens de cuidado pessoal para as participantes das oficinas de automaquiagem. As camisetas da campanha podem ser adquiridas na loja online Uma Penca – De Bem Com Você.

Ação no Dia Mundial – No Dia Mundial de Prevenção ao Câncer de Mama (19 de outubro), quinta-feira, a calçada da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) será vitrine de tutoriais de automaquiagem, informação sobre a importância de realizar a mamografia e doação de cabelos para produção de perucas.

O evento, ocorre das 10h às 15h e oferece dicas de automaquiagem para mulheres em tratamento oncológico. O DBCV preparou para o evento 10 tutoriais temáticos de automaquiagem. A ação contará com o apoio de voluntárias do programa. As inscrições são gratuitas e limitadas e podem ser feitas neste link.

Instituto Avon, apoiador do programa, também estará presente durante a ação. A instituição irá reforçar, diante do público, a importância dos cuidados com saúde das mamas, como a realização de mamografias, por meio de seus guias de bolso ‘Jornada de Cuidados das Mamas’ e ‘Guia de Bolso de Câncer de Mama’.

Além disso, irá divulgar o Ligue Câncer, serviço para o esclarecimento de dúvidas relacionadas à doença, como sintomas, diagnóstico, convênios, direitos dos pacientes e atendimento no SUS, bem como questões de insegurança e tabus relacionados ao tratamento.

Neste mês de Outubro Rosa, o “De Bem Com Você” realizou diversas ações, incluindo a participação na Pedalada e Caminhada Rosa 2023 e 7º Giro Pela Vida, do Instituto Avon, entre outras. A agenda de oficinas, palestras e eventos vai até o final de outubro.

Mutirão de beleza para mulheres em tratamento contra o câncer de mama

No Rio de Janeiro, o Instituto Dara, em colaboração com o Inca Voluntário, núcleo de ações voluntárias do Instituto Nacional de Câncer (Inca), participa, neste 19 de outubro de um “dia de beleza” dedicado a mulheres com câncer de mama em tratamento no Instituto. A ação se insere na programação de iniciativas do Inca para o Outubro Rosa, voltado à promoção do autocuidado com a saúde da mulher.

O objetivo da iniciativa é fortalecer a autoestima e promover a melhoria da qualidade de vida de pacientes atendidas no Hospital do Câncer IV, em Vila Isabel, no Rio de Janeiro. Alunas e profissionais da área de Geração de Renda do Instituto Dara vão colocar em prática habilidades desenvolvidas em cursos de aperfeiçoamento profissional oferecidos pela instituição. A expectativa é atender cerca de 200 mulheres em tratamento.

Sóbrancelhas fará ação especial com direito a brinde exclusivo

Em todo o país, a rede Sóbrancelhas também participa do Outubro Rosa e fará, no dia 19 de outubro, uma ação especial em parceria com a Femama, uma associação que busca ampliar o acesso ágil e adequado ao diagnóstico e ao tratamento do câncer de mama para todos os pacientes e, com isso, reduzir os índices de mortalidade pela doença no Brasil.

Para a campanha, em todas as unidades da Sóbrancelhas espalhadas pelo Brasil, realizando um design de sobrancelha, as clientes estarão apoiando esta causa, já que todo o valor arrecadado no dia será revertido para a instituição Femama. E ainda terão direito a presente exclusivo: uma faixa para skin care. Confira a unidade da Sóbrancelhas mais próxima aqui.

Cortes de cabelo gratuitos e doação para confecção de perucas

Já em São Paulo, a rede Ikesaki comemora mais uma vez o Outubro Rosa com ações especiais em todas as suas lojas. No dia 30, oferecerá cortes de cabelo gratuitos como parte de sua campanha para apoiar a luta contra o câncer de mama. E até o final do mês, quem quiser doar cabelos para a confecção de perucas pode se dirigir a qualquer loja física e fazer sua doação em urnas nos locais.

As iniciativas têm como objetivo não apenas aumentar a conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama, mas também proporcionar momentos de cuidado e autoestima.  Para serem aproveitados, os cabelos doados devem ter sido cortados por um profissional em um salão de beleza e amarrados com um elástico, em um rabo de cavalo. Eles precisam estar secos e ter um comprimento de, pelo menos, 10 cm. Locais e horários de funcionamento podem ser acessados neste link.

Prevenção é fundamental

Segundo dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer), no Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões do país. De acordo com o Ministério da Saúde, somente em 2021, a doença causou cerca de 50 mortes por dia – 18,2 mil vítimas somente no Brasil.

A prevenção da doença é uma questão de extrema importância. Por isso, é fundamental que todas as mulheres realizem exames regulares a partir dos 40 anos, ou mais cedo se houver histórico familiar da doença.

Mudanças no estilo de vida, como manter uma dieta equilibrada, praticar exercícios físicos regularmente e evitar o consumo excessivo de álcool, também podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver câncer de mama. A detecção precoce salva vidas.

Com Assessorias

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!
Shares:

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *