alongamento

Voltar para a rotina de treinos após um período em que o corpo ficou parado, depois de tantos eventos, viagens e comidas gostosas não é uma tarefa fácil para todos. O Carnaval terminou oficialmente na Quarta-feira de Cinzas (ou domingo, para muitos foliões), e agora é o momento de se dedicar mais do que nunca à atividade física para cuidar da sua saúde e despachar o sedentarismo dos meses marcados por festas de fim de ano, férias de verão.

Para quem quer retornar ao ritmo de exercícios, a professora da Smart Fit, Damaris Dias, garante que seguindo algumas dicas simples, em pouco tempo o seu corpo estará habituado novamente. “Volte a treinar aos poucos. Se você ficou parado por algumas semanas, o corpo precisa se acostumar aos movimentos novamente. Não adianta voltar a praticar os exercícios como se não tivesse feito a pausa, pois isso pode causar lesões e prejudicar o alcance do seu objetivo”, alerta Damaris.

  1. Procure um profissional antes de voltar aos exercícios. Provavelmente você não retornará fazendo o mesmo treino pois seu corpo precisa de uma nova rotina de estímulos para evitar desconfortos.
  2. Faça pequenas metas para conseguir atingir desafios maiores. Por exemplo, inicie com o objetivo de correr 2 km por dia em velocidade confortável e vá aumentando a distância e a velocidade gradativamente. Assim, em três semanas, possivelmente você já estará correndo 5km por dia. Isso evitará desistências e lesões no corpo.
  3. Convide um amigo para treinar com você. Vale chamar aquele colega que também abusou nas festas de fim de ano e ficou um período parado, para que um estimule o outro a não desistir. É legal desafiar o parceiro, sempre respeitando os limites de cada um, como por exemplo, ir pelo menos três vezes por semana na academia.
  4. No caso da musculação, prefira treinos mais dinâmicos, com intervalos mais curtos e exercícios multiarticulares e calistênicos, que utilizem o peso do próprio corpo. Desta forma os músculos e articulações não serão fortemente impactados tão rápido.
  5. Não se esqueça da hidratação. Você pode abusar da água durante o treino e pós-atividade neste período de reinício.
  6. Última dica e muito importante: tenha em mente que o preparo para as festas de final de ano e próximo Carnaval precisam começar cedo. Não deixe para a última hora, cuide do corpo e da saúde o ano todo e você colherá resultados muito bons!                                                                                                                                                                                                                                                                                                 Fonte: Smart Fit, com Redação
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!
Shares:

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *