Jornalismo de propósito e de impacto, por uma vida plena e de mais qualidade para as pessoas, os animais e o planeta. Com esse compromisso, o portal Vida e Ação chega aos seus oito anos redesenhado e mais dinâmico, para criar maior conexão com diferentes públicos. Sob o mantra ‘saúde + bem-estar + equilíbrio’, o site celebra a nova idade neste Dia Mundial do Ambiente (5 de junho), com muitas novidades no visual e no conteúdo.
Fundadora e editora do Vida e Ação, Rosayne Macedo afirma que a revitalização do projeto editorial – com adoção de um novo layout – se alinha ao conceito ‘one health’ (‘saúde única’) que cresce em todo o mundo, em meio ao avanço da emergência climática, gestada e fomentada pela ação humana, que amplia sentimentos como a eco ansiedade.
Acreditamos que exista de fato ‘uma só saúde’ e precisamos cuidar melhor dela. Reconhecemos a conexão entre saúde humana, animal e ambiental, pilares fundamentais para uma vida com mais qualidade e harmonia com os espaços que habitamos. Não podemos estar plenamente saudáveis e felizes se nosso planeta agoniza. Sem falar na previsão de novas pandemias mundiais, na esteira da covid-19 que colapsou os sistemas de saúde no mundo”, diz a jornalista.
Esperança climática
Já em agosto de 2023, para alertar sobre os impactos da sequência histórica de ‘ondas de calor’ sobre a saúde, o site criava uma série especial, agora transformada na seção ‘Crise Climática’. Mais recentemente, abordou a catástrofe ambiental no Rio Grande do Sul sob a perspectiva humanitária, social e sanitária, dentro de sua tradicional seção Boas Ações.
Novos espaços deverão tratar desses assuntos, dentro do eixo temático ‘Equilíbrio‘, que traz a subeditoria Atitude Sustentável. Como parte deste esforço editorial, uma novidade é a coluna Esperança Climática, que promete trazer uma abordagem mais positiva em contraponto ao crescente pavor do futuro, causado pela falência do clima globalmente.
O espaço é assinado pela ambientalista e ativista da causa animal Cíntia Miranda, Mestre em Relações Internacionais (PUC-Rio) e doutora em Planejamento Ambiental e Energético (Coppe-UFRJ). Cíntia já escrevia sobre Atitude Sustentável e outros temas no site.
Este ano decidimos iniciar a reinvenção do Vida e Ação, a partir de uma reflexão sobre a sociedade cada vez mais digital, efêmera e, por que não dizer, doente, embora mais longeva. A preocupação com o ambiente e o estímulo a atitudes mais sustentáveis no dia a dia, que se refletem diretamente na saúde, é parte integrante da essência do nosso trabalho”, completa Rosayne.
Prioridade à saúde mental
A saúde mental e emocional se consolida como pauta prioritária no Vida e Ação, agora dentro do eixo ‘Equilíbrio’. Colaboradoras da seção ‘Palavra de Especialista’ ganham suas próprias colunas:
- Hipnotize-se, com a psicóloga e hipnóloga Miriam Pontes de Farias;
- Reflexões Positivas, com a psicanalista Andrea Ladislau;
- Família no Divã, com a psiquiatra Danielle Admoni;
- Mulheres em Flow, com a psicóloga Rosângela Sampaio.
Artigos de ex-colaboradores do ‘Palavra de Especialista’, como o psiquiatra e psicanalista Luiz Alberto Py – que atuou nos primeiros BBBs – e a psicóloga e jornalista Verônica Coutinho continuam disponíveis aos leitores. Verônica, aliás, aceitou o convite para participar do nosso recém-criado ‘Conselho Editorial’ do Vida e Ação.
Juntam-se a esse esforço o cirurgião dentista Luciano Teles, professor de Odontologia e especialista em Cannabis Medicinal; o farmacêutico industrial e bioquímico Bryan Hudson Hossy, diretor da Lab, e a jornalista Roni Filgueiras, mestre na Uerj, doutoranda em Comunicação na UFRJ e graduanda em Filosofia na UFF.
Saiba mais sobre a trajetória do Vida e Ação
Medicina Canabinoide e Saúde Integrativa
Em um contexto mais holístico, abrimos espaço para a Saúde Integrativa e a Medicina Canabinoide. Esta última, aliás, está em franco crescimento nos últimos tempos, à medida que avançam pesquisas e evidências científicas sobre seus efeitos no tratamento de diversas patologias.
Em São Paulo, a jornalista Soraia Haddad aumenta a cobertura desses temas no site. Já no Rio de Janeiro, a jornalista e terapeuta holística Graça Duarte fala sobre práticas integrativas e longevidade. A influencer Carine Lemes (@destinosquesonhei),formanda em Jornalismo pela Ucam-RJ, promete explorar o melhor do life style carioca, focando em roteiros na ‘cidade maravilhosa’.
Na editoria Alimentação, a jornalista Mônica Ulisses, editora do site Comida na Mesa, aceitou o convite para se somar ao time de colaboradores e passa a colaborar mensalmente com artigos sobre essse tema, cada vez mais valorizado no site.
Pets, Diversidade e Inclusão
A editoria Família reforça a seção Pets, sobre saúde animal. Afinal, há muito eles já fazem parte das nossas famílias. Também amplia seu alcance social, com subeditorias que mostram a necessária representatividade de temas como ‘Diversidade’ e ‘Inclusão’.
O mesmo acontece com a seção Amor e Sexo, que virou seção fixa ‘Vida Íntima’, onde tratamos da saúde na sexualidade e nos relacionamentos. Sucesso desde o início do projeto, a seção ‘Boas Ações’ continua a trazer boas práticas de solidariedade humana e de ESG.
Seções semanais já tradicionais e muito acessadas, como SuperAção, também são mantidas, trazendo boas e inspiradoras histórias. Ler Faz Bem, aos domingos, traz ótimas dicas de leitura.
Inteligência Artificial, health techs e Robótica
O recente avanço da Inteligência Artificial, da Machine Learning, da Robótica e outras tecnologias aplicadas na Saúde e a expansão das health techs, sobretudo após a pandemia, reforçam a relevância da seção ‘Saúde Tech’, associada à editoria Gestão da Saúde. A Saúde Suplementar também ganha um capítulo à parte na categoria Saúde.
Após o sucesso da série Vidas Raras, o tema Doenças Raras ganha ainda mais destaque com uma seção permanente, trazendo ao debate as últimas novidades em medicamentos órfãos, testes moleculares e outros avanços para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. O mesmo ocorre com Doenças Negligenciadas e Dengue e Arboviroses.
Seções fixas já tradicionais, como ‘Raio X’, ‘Check Up’ e ‘Pergunte ao Doutor’ e Mitos e Verdades também seguem, vinculadas à editoria Medicina. Já nossa ‘Agenda Positiva’, que trazia um roteiro semanal de pautas factuais, passa a ser incorporada em matérias temáticas.
Conheça melhor o nosso site
Vida e Ação em números
Desde que se tornou um portal independente, em agosto de 2017, Vida e Ação já soma mais de 7 milhões de acessos, com crescimento totalmente orgânico. Somente no primeiro semestre de 2023, a audiência subiu 44%. Em todo o ano passado, foram mais de 1,3 milhão de views.
O grande ‘divisor de águas’ ocorreu durante a maior pandemia mundial do século. Em meio à crise da Covid-19, especialmente na fase de isolamento social, o crescente interesse da sociedade por temas ligados à saúde e o maior acesso das famílias ao mundo digital consolidou a relevância do site.
Houve um salto de 173% na audiência em 2022, com 1,01 milhão de usuários únicos e mais de 1 milhão de novos usuários, 78% de aumento nas sessões e 2,09 milhões de pageviews em 12 meses (abril/2022 a abril/2023).
Compromisso com o bom jornalismo
Vida e Ação se revitaliza agora para se adequar aos novos tempos, que exigem cada vez mais conexão com o público. Segundo Rosayne Macedo, o site continuará seu compromisso de oferecer uma abordagem simplificada e humanizada de temáticas que muitas vezes podem parecer muito duras e áridas, no esforço de tornar seu conteúdo cada vez mais compreensível e acessível.
Reforçamos também nosso compromisso com o jornalismo ético e responsável e a reputação construída ao longo da nossa jornada e vamos fortalecer o necessário combate às fake news na saúde e no meio ambiente, que destroem e ameaçam vidas, e também ao ‘jornalismo caça-cliques’, que despreza o valor pela vida em nome do sensacionalismo comercial que mata e devasta”, destaca Rosayne.
A jornalista idealizou e lançou o então blog Vida e Ação em 2016, inspirada pelo Reinventar JornalistasRJ, movimento que ela criou naquele mesmo ano. “A nova fase tem seu ponto alto agora com o lançamento do novo projeto editorial, mas temos a certeza de que estamos só (re)começando uma nova e desafiadora jornada”, diz ela.