O Tik Tok, plataforma que virou fenômeno principalmente entre o público mais jovem, resolveu abraçar a campanha contra as fake news e a desinformação na saúde em relação à pandemia de Covid-19. A iniciativa conta com parceria da Organização das Nações Unidas (ONU), Todos pelas Vacinas, Fiocruz e Instituto Butantan.

O objetivo é dar acesso a informações de saúde e reforçar a importância dos cuidados para prevenir a propagação da Covid-19. A Fiocruz colocou seus especialistas à disposição da plataforma para apoiar a criação de conteúdos, junto com as demais instituições e organizações envolvidas. A campanha inclui lives todas as terças-feiras com especialistas no tema para tirar dúvidas sobre o atual momento da pandemia.

No Brasil, o TikTok está convidando criadores de conteúdos para usar a hashtag #InfoCovid para produzir vídeos com conteúdos pré-selecionados por representantes das organizações parceiras. Um comitê de entidades de saúde se reunirá para definir as prioridades, a fim de ajudar os criadores com os roteiros, buscando garantir que as informações postadas tenham respaldo científico. 

Os usuários podem usar a hashtag #InfoCovid para descobrir conteúdos no TikTok. Além disso, os vídeos estarão disponíveis em uma página exclusiva, que trará informações atualizadas da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a prevenção contra a Covid-19 e sobre vacinas.

A plataforma atuará junto com as iniciativas Verificado e Equipe Halo da ONU, Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Observatório Covid-19, Infovid, Rede Análise Covid-19, Blogs de Ciência da Unicamp, Projeto Divulgar, Pretty Much Science e UPVacina para compartilhar informações corretas de forma criativa e acessível.

*Com informações do TikTok e da ONU.

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *