Gordofobia, saúde do idoso e do homem, ansiedade e mais na Agenda Positiva

A Agenda Positiva desta semana traz uma série de eventos online e gratuitos para diferentes públicos. Confira, se inscreva e participe!

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

Nesta quinta-feira, dia 20 de maio, às 17h, acontecerá a Roda de Conversa “Estigma do peso e gordofobia”, que reunirá docentes do curso de Nutrição da Universidade Anhembi Morumbi para falar sobre saúde e os problemas causados pelos padrões de beleza impostos pela sociedade. Participam do encontro a coordenadora do curso de Nutrição, Maria Claudia Santos, especializada em gastronomia e transtornos alimentares; e as docentes Caroline Gallo, especializada em transtornos alimentares e Marina Norde, doutora em Nutrição em Saúde Pública pela USP.

Rodas de Conversa é um projeto de responsabilidade social da Universidade Anhembi Morumbi que acontece regularmente e traz à tona aos alunos e comunidade temas atuais e importantes para promover a conscientização e igualdade social. O evento é gratuito e aberto ao público. Para participar, basta inscrever-se pelo link http://bit.ly/RodasMaio. O link para acessar o evento será enviado para o e-mail cadastrado no ato da inscrição.

Impacto do isolamento social sobre a saúde do idoso

Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), instituição dp grupo Cruzeiro do Sul Educacional, realiza no dia 17 de maio, às 11h, uma live com o tema: “O impacto do isolamento social sobre a saúde do idoso”. A programação é uma realização do curso de Fisioterapia da Instituição e o conteúdo será direcionado aos alunos, profissionais da área de saúde, imprensa e demais interessados, sobretudo à população idosa e cuidadores.

Monica Rodrigues Perracini, professora de mestrado e doutorado em Fisioterapia da Unicid, abordará como a restrição da mobilidade e o distanciamento social estão afetando a saúde dos idosos, além de apontar quais serão as consequências a médio e a longo prazo. Além disso, a palestrante visa discorrer acerca de abordagens como: bem-estar, inatividade física e o comportamento sedentário atual.

O bate-papo trará também o impacto da interrupção de tratamentos de saúde desses idosos e como afetou os mais frágeis e aqueles que precisavam de reabilitação e cuidados contínuos. A transmissão será no canal do Youtube da Unicid, e os participantes receberão certificado.

A inteligência emocional e o exercício da liderança

A liderança eficaz é fundamental para a gestão de sucesso e para o crescimento da empresa, uma vez que a condução da equipe, para o alcance do resultado, é uma das habilidades de maior importância no destaque nesta posição.

A afirmação é da professora Rosângela Magallon, da Faculdade Mackenzie Rio, que realizará nesta quinta-feira, dia 20 de maio, às 19h, um minicurso sobre “A inteligência emocional e o exercício da liderança”.

O evento gratuito traz a professora Rosângela Magallon e faz parte do curso de pós-graduação em Liderança Empresarial. A transmissão será no canal no Youtube. Mais informações aqui.

Ansiedade e os limites saudáveis que envolvem essa emoção

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgados no ano passado apontam o Brasil como o país mais ansioso do mundo, e esse é o tema da nova live “fica em casa” do Café Filosófico CPFL. Na quinta-feira (20), no último episódio da série “Transtornada mente – uma visão da psiquiatria”, o psiquiatra Luiz Alberto Hetem vai falar sobre a ansiedade e os limites saudáveis que envolvem essa emoção.

O psiquiatra abordará os transtornos de ansiedade, as diferenças entre ansiedade normal e patológica, os tipos mais comuns, suas características e as modalidades de tratamento. O Café Filosófico CPFL “fica em casa” é inédito, transmitido pelo canal do programa no Youtube e na página do Instituto CPFL, no Facebook. Haverá tradução simultânea em Libras e o lembrete para a live pode ser ativado aqui.

Cultivo de hortas é tema de live gratuita da Embaixada dos EUA

Nos últimos anos, o hábito de cultivar uma horta em casa cresceu e se popularizou no Brasil. E neste período de isolamento social de combate ao novo coronavírus, estudos mostram que  hortas caseiras e comunitárias servem não apenas como espaços que fornecem alimentos frescos para aliviar a insegurança alimentar, mas também são fontes de apoio social e de bem-estar emocional durante este momento de crise.   

A Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil promovem, nesta quarta-feira (19), um webinar gratuito sobre cultivo de hortas. O webinar mostrará a importância que as hortas caseiras e comunitárias têm desempenhado durante o enfrentamento da pandemia da Covid-19 no mundo. O evento também discutirá as tendências que estão ganhando força na horticultura nos EUA e Brasil.   

O evento será virtual, no Zoom, das 19h às 20h, e está sendo organizado em parceria com Jordana Mendonça, fundadora e presidente da EcomAmor, Delene Hughson, diretora executiva da Grow Pittsburgh, e Rima Green, diretora do programa Alface Grow no Growing Gardens do Oregon.  O evento tem tradução simultânea e as inscrições podem ser feitas aqui.

Papo de Homem: Como eles estão lidando com a saúde emocional?

Distanciamento social, crise econômica, incertezas sobre impactos na saúde e home office permeiam a cabeça de todos. Para debater como os homens têm lidado com a saúde emocional em tempos tão difíceis, o Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL), criador da campanha Novembro Azul, realizará uma live com o tema “Papo de Homem: Como estamos de Saúde Emocional?” .

O encontro, que conta com apoio da Gillette, acontece na próxima quinta-feira, dia 20 de maio, às 19h30, com participação do ator Babu Santana; do psiquiatra Rodrigo Fonseca M. Leite, membro do comitê científico do Instituto LAL; e de Marlene Oliveira, presidente do LAL. O bate papo acontece no Instagram do Instituto.

EVENTOS TÉCNICOS

Curso gratuito sobre manejo do infarto agudo do miocárdio

A Boehringer Ingelheim promove, entre os dias 18 e 20 de maio, o “ATUALIZE IAM 2021 – Conhecimento do básico ao avançado no manejo do infarto agudo do miocárdio”. O evento online e gratuito é destinado aos profissionais de saúde de todo o Brasil e abordará as principais atualizações sobre a enfermidade. Na edição deste ano, a conferência reunirá os principais especialistas do setor para debater e trazer as novidades sobre a saúde cardiovascular.

Entre os destaques, estão os médicos cardiologistas André Feldman, coordenador da área de Cardiologia nos hospitais da Regional São Paulo da Rede D’Or; Fábio De Luca, coordenador da Cardiologia do Hospital São Luiz Morumbi (Rede D’Or), o intensivista Guilherme Arruda, coordenador da Cardiologia da Rede D’Or Regional São Paulo, e a enfermeira especialista em cardiologia, Vivianne Spínola. Para se inscrever é necessário acessar o site e preencher o formulário com os dados profissionais.

Com Assessorias

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!