Pré-Carnaval tem bateria de músicos com surdez, autismo e Down

Bateria composta por pessoas com algum tipo de deficiência promete animar os pequenos foliões durante ensaio aberto ao público e gratuito no Rio

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

O Pré-Carnaval do Rio de Janeiro começa oficiosamente neste fim de semana e pelas ruas diversos blocos já vão desfilar, entre os quais, o tradicional Imprensa que eu Gamo, criado originalmente por jornalistas no bairro de Laranjeiras e adotado por foliões de diferentes partes da cidade e turistas que visitam a ‘cidade maravilhosa’ nessa época do ano. A festa popular mais democrática do planeta também abre espaço para diversos projetos de inclusão social.

Um deles é a Bateria do Instituto TIM, composta por pessoas com algum tipo de deficiência, como surdez, autismo e Síndrome de Down, que promete animar os pequenos foliões durante um ensaio de pré-carnaval aberto ao público e gratuito neste sábado (4), a partir das 11h, na Tijuca. A bateria do Instituto se prepara para tocar no Mini Bloco, no dia 11.

De sambas tradicionais a marchinhas clássicas de Carnaval, passando por clássicos da MPB e pelas canções de roda infantis, o repertório da agremiação, liderada pelo Mestre Mangueirinha, da Unidos de Vila Isabel, e pelo músico e compositor Rubens Kurin, foi pensado para não deixar ninguém parado. E para caprichar no ensaio aberto, os 50 ritmistas ensaiaram ao longo do mês de janeiro.

“O mais importante desta oportunidade é aumentar a inclusão social e quebrar preconceitos. Cada um ali é diferente e tem o seu tempo e o seu jeito. Você precisa conhecer e respeitar isso, saber o que é interessante para eles, conversar com os pais e descobrir como é o convívio deles com a música em casa. Não há deficientes aqui. Todos são músicos aprendendo música para se apresentar”, afirma Mangueirinha, mestre de bateria da Bateria do Instituto TIM.

O ensaio é o último aquecimento antes do desfile do Mini Bloco, que alegra os pequenos da Tijuca desde 2013, e que vai ocupar a Praça Xavier de Brito, também no bairro, no dia 11, às 10h.

Serviço
Ensaio aberto da Bateria do Instituto TIM
Sábado (4/2), às 11h
Ponto de encontro: Centro de Referência da Música Carioca Artur da Távola – Rua Conde de Bonfim, 824 – Tijuca, Rio de Janeiro
Gratuito

Loucura Suburbana

Na quinta-feira, dia 2, o bloco Loucura Suburbana promove a escolha do samba e lançamento da camiseta 2023 às 16h,
no Kastellão, Rua Dr. Leal, 861,Engenho de Dentro, em frente ao recém inaugurado Bosque D. Ivonne Lara, dentro do terreno do Instituto Nise da Silveira. O Loucura Suburbana é pioneiro bloco carnavalesco ligado à saúde mental, revitalizador do carnaval de rua do Engenho de Dentro, comprometido com a Reforma Psiquiátrica brasileira e a luta antimanicomial.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!