Ovos de Páscoa: entenda os riscos por trás dos brindes

Especialistas dão dicas e orientações para pais e cuidadores prevenirem incidentes com brinquedos que acompanham os chocolates

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

Uma  das maneiras mais gostosas de celebrar a Páscoa é presenteando os entes queridos com ovos de chocolate, em especial as crianças. São inúmeras as opções ofertadas ao consumidor e, para atrair o público infantil ainda mais, muitos fabricantes adicionam brinquedos como brindes para acompanhar o chocolate.

Esses brinquedos são, em sua maioria, pequenos e fáceis de montar e desmontar. E é aí que os pais e cuidadores precisam ficar atentos, já que esses objetos podem representar possíveis riscos para as crianças.

De acordo com Erika Tonelli, especialista em entornos seguros da Aldeias Infantis SOS, ao escolher os ovos de Páscoa, é importante lembrar que a segurança dos produtos está diretamente relacionada à qualidade e conformidade dos brinquedos.

“As certificações de segurança de brinquedos, como o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), por exemplo, garante que o produto passou por testes laboratoriais e está cumprindo os requisitos definidos nas normas aplicáveis”, destaca.

Confira abaixo algumas dicas fundamentais da especialista para o momento de escolher o produto:

Selo Inmetro

Certifique-se de que todos os brinquedos contidos nos ovos de Páscoa possuem o selo Inmetro. Esse certificado atesta que o brinquedo foi submetido a rigorosos testes laboratoriais e atende aos requisitos mínimos das normas necessárias para a segurança infantil.

Informações na embalagem

Confira se há indicações de restrição de idade na área externa do produto, garantindo uma escolha adequada para a faixa etária da criança. É obrigatório que o fornecedor do produto informe a data de validade, nome e endereço do fabricante, além de informação nutricional.

Condições do brinquedo

É importante examinar cuidadosamente cada brinquedo em busca de possíveis danos, partes soltas ou qualquer irregularidade que possa representar perigo para a criança.

Supervisão

Mesmo com essa inspeção inicial, referente às condições de uso do brinquedo, é importante supervisionar constantemente o que as estão manuseando. Isso reduz a possibilidade de ingestão acidental, bem como os riscos de sufocamento e obstrução das vias respiratórias.

Embalagens dos ovos

É fundamental estar atento às embalagens – dos ovos de Páscoa, mas também de sacolas plásticas e outros materiais – para prevenir situações de engasgo e sufocamento infantil. Fitilhos e lacres também podem ser perigosos e esses itens devem ser mantidos fora do alcance de crianças.

Leia mais

Por que crianças e adolescentes não devem abusar do chocolate?
Crianças x chocolate: como controlar esse desejo insaciável
10 curiosidades sobre o chocolate: como consumir de forma saudável?
Boas Ações

Campanha ‘Adoce a vida de uma criança’

Outro aviso da Organização, mas que envolve uma corrente do bem, é que Aldeias Infantis SOS também promoverá, durante todo o mês de março, a campanha Adoce a Vida de uma Criança, para que crianças e adolescentes acolhidos pela Organização tenham uma Páscoa ainda mais especial.

Realizada de Norte a Sul Brasil, as contribuições recebidas irão auxiliar na realização de uma celebração para meninos e meninas que perderam o cuidado parental ou estão em risco de perdê-lo.

Hoje, esses jovens residem nas unidades da Aldeias Infantis SOS, que atua para que nenhuma criança cresça sozinha. As doações podem ser feitas por meio do site: Link

Fonte: Aldeias Infantis SOS

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!