ecofolia

Como a coluna Conta Social, que esta blogueira assina aos domingos no Jornal O Dia, antecipou, o Instituto Akatu, que trabalha a divulgação do consumo consciente, preparou uma lista de dicas que valem tanto para os foliões de carteirinha, que se revezam na corrida atrás dos blocos, desfiles e bailes de Carnaval quanto para quem está curtindo um merecido descanso neste período. São dicas simples e práticas para aproveitar esses dias sem culpa. Confira!

1.      Lixo no lixo

Você vai pular Carnaval nos blocos e desfiles? Já pensou se toda aquela multidão jogasse papéis, copos, latinhas, garrafas e tudo o mais nas ruas? Seria uma tragédia! O lixo acumulado nas calçadas entope os bueiros e aumenta o risco de enchentes. Nas estradas, os detritos jogados nos acostamentos agridem e colocam em risco o meio ambiente e os animais. Nas praias, o lixo se espalha pela orla, vai parar no mar e, além de contaminar a água e consequentemente fauna e flora que nela vivem, seu recolhimento é muito trabalhoso. O consumidor pode evitar estes impactos se levar consigo um saquinho para guardar seu lixo até encontrar um local apropriado para o descarte.

2.      Recicle

Ao reciclar uma latinha de alumínio – de refrigerante ou de cerveja, por exemplo – você possibilitará a economia de 95% da energia elétrica usada para produzir uma latinha a partir do minério. De um modo geral, para produzir uma matéria-prima a partir de uma embalagem reciclada é necessário muito menos energia elétrica do que se ela for feita a partir do recurso natural virgem. Por isso, separe e envie para coleta seletiva todas as embalagens de plástico, vidro, metal, além de todo papel que for gerado nas suas festas de carnaval. Além da economia de energia elétrica e outros recursos naturais usados na sua produção, menos lixo será gerado, ocupando assim menos volume nos aterros sanitários.

3.      Produza menos lixo

Um exemplo: durante o carnaval de 2016 em Florianópolis (SC), a produção de resíduos associados às festas chegou a 163,9 toneladas, um aumento de 50% com relação a 2015, o que gera um alto custo de coleta para as prefeituras, pago com recursos públicos que poderiam ser investidos em outras áreas. Evitar os itens descartáveis, sempre que possível, já é uma atitude com grande impacto.

4.      Fantasia reciclada

Para confeccionar uma fantasia, diversas matérias-primas, além de água e energia elétrica, são utilizadas em sua produção. Que tal reutilizá-la, trocá-la com amigos ou reformá-la? Utilizando a mesma fantasia mais de uma vez, o consumidor dilui ao longo do tempo os impactos negativos ocorridos na produção dos materiais que compõem a vestimenta. Além disso, evita que ela seja jogada fora e, assim, aumente a quantidade de lixo produzido desnecessariamente. Sem falar na economia para o bolso!

5.      Desligue

Mesmo no modo “stand by”, eletrodomésticos e eletrônicos consomem energia elétrica. O gasto de energia pode ser pouco, mas como ocorre continuamente acaba por representar uma oportunidade perdida de aplicar esse dinheiro gasto na poupança. Esse desperdício varia, mas pode representar até 20% do consumo médio total de energia elétrica dos equipamentos de uma residência. Portanto, antes de viajar ou sair de casa por períodos prolongados, tire os aparelhos elétricos e eletrônicos da tomada, tais como televisão, DVD, micro-ondas, computador e carregador de celular, a fim de economizar energia.

6.      Economize água!

Tanto em momento de escassez como em situação de represas cheias, evitar o desperdício de água é sempre necessário. Não é porque você está viajando que o consumo de água tem que aumentar: continue tomando banhos curtos e aproveite o calor para desligar o chuveiro caso demore ao se ensaboar ou lavar os cabelos. O Carnaval é época em que muitas cidades, especialmente as que recebem muitos turistas, enfrentam sérios problemas de abastecimento de água em função do aumento excessivo de consumo. Portanto, se você já é um consumidor consciente de água, redobre os cuidados no carnaval. Evite as brincadeiras que implicam em desperdício!

7.      Consciência na estrada

Vai viajar de carro? Na época do Carnaval, o tráfego nas estradas é intenso, por isso, aumenta o risco de acidentes, além de aumentar a emissão de poluentes. O que fazer? Procure se organizar para viajar com o maior número possível de pessoas no carro, diluindo os impactos da viagem. Hoje em dia, compartilhar sua viagem ou pegar carona está ainda mais prático e seguro com a ajuda de diversos aplicativos. Você pode ainda programar a saída de casa em horários de menos trânsito, reduzindo desta forma o tempo em marcha lenta e a emissão maior de carbono. Outra boa opção é fazer uma vistoria geral no seu carro. Além de ser mais seguro, você consegue reduzir o consumo de combustível do veículo, diminuindo custos e a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEEs). Por exemplo, pneus calibrados conforme a recomendação de pressão da montadora e alinhados podem garantir uma economia de até 20% do combustível.

8.      Turismo com respeito

Aprender sobre a história, conhecer os costumes, a comida, a música das pessoas que moram no lugar visitado é muito enriquecedor. Assim, o turismo pode ter impactos positivos ao respeitar os costumes dos lugares visitados e prestigiar a cultura e economia locais.

Fonte: Instituto Akatu

Shares:

Related Posts

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *