Especial Copa 2022Mente

Número de infartos pode aumentar em até 8% na Copa do Mundo

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

Durante os jogos da Copa do Mundo do Catar, além de vestir a camisa e preparar a torcida, é importante cuidar do coração. Com a promessa de fortes emoções, especialistas indicam cuidados e maneiras mais saudáveis para curtir as partidas de futebol.

Estudos sobre o aumento da incidência de mortes por problemas no coração durante a Copa do Mundo já são realizados desde 1996. Uma das pesquisas mais recentes, feita pela Universidade de São Paulo (USP) na Copa disputada na Rússia, em 2018, indica que a incidência de infarto aumenta de 4% a 8% entre os brasileiros durante o torneio.

O alerta vale principalmente para quem tem problemas cardiovasculares ou histórico familiar da doença. “A dor no peito sempre deve ser um sinal de alerta e, nesses casos, o melhor é procurar um serviço de urgência e emergência”, orienta o cardiologista Gustavo Lenci Marques, dos hospitais Marcelino Champagnat e Universitário Cajuru, 

Cardápio mais leve e saudável

O cardápio para a hora dos jogos também pode ser um aliado para a saúde. Trocar alimentos ultraprocessados como refrigerantes e salgadinhos por água saborizada e snacks caseiros, como chips de mandioca, palitinho de cenoura com molho de alho ou espetinhos de frutas são opções interessantes e que ajudam a controlar os níveis de ansiedade.

Já para quem não abre mão da cervejinha gelada enquanto curte os jogos, a dica é ficar sempre de olho na hidratação. “A conta é bem simples: a cada latinha de cerveja consumida, intercale com 100 ml de água. Isso evita a desidratação e a ressaca do dia seguinte”, explica a nutricionista, Patricia Soneh, do Grupo Marista.

Um olho no jogo, outro no petisco

Seja como ingrediente de saladas, para compor uma tábua de aperitivos ou para petiscar com cerveja, a azeitona é uma opção de snack versátil, saudável e nutritiva, além de ser uma alternativa para fugir do óbvio das batatinhas e amendoins. O fruto das oliveiras também é uma boa pedida para as épocas mais quentes, já que harmoniza bem com vários tipos de cerveja.

A Vale Fértil, líder de vendas em azeitonas no Brasil, aposta em um dos seus últimos lançamentos: o snack de azeitona Oliv, primeiro feito 100% no país, em versões individuais de 50g, ideal para lanches pela versatilidade, sabor incomparável e por ser o snack mais nutritivo e saudável dentre os tradicionais desta categoria. Outra novidade é a azeitona recheada de alho, proposta que busca incentivar novas combinações e sabores e mostrar o quanto a azeitona pode atender a diferentes paladares e ocasiões.

Para oferecer mais praticidade ao consumidor, a Vale Fértil tem em seu catálogo de produtos opções que vão da embalagem para a mesa. Além dos sachês econômicos de azeitonas em conserva, em versões com ou sem tempero e caroço, a marca acaba de lançar o Olivsnack de azeitona verde, sem caroço e sem salmoura, com a mesma suculência e sabor da versão original. O produto está disponível nos sabores provençal, com salsinha e alho, e chilli, com pimenta calabresa e orégano.

Vendas em alta

Bares, restaurantes e supermercados estão otimistas com mundial, já que o esperado é que os consumidores consumam mais petiscos e bebidas para servir nas reuniões com amigos e familiares para assistir às partidas. Em 2018, anterior à pandemia, a Associação Paulista de Supermercados (Apas) constatou que o consumo de alguns aperitivos aumentou em até 20% nos dias de jogos da seleção brasileira de futebol. Neste ano, contudo, o número pode ser ainda maior, pois é a primeira vez que o evento ocorre no início da temporada de calor no país, o que tende a impulsionar ainda mais a realização de confraternizações.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!
Shares:

Related Posts

5 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *