Na busca por uma vida longa e saudável, a meditação tem se destacado como uma prática capaz de promover o bem-estar físico, mental e emocional, especialmente na terceira idade. Estudos têm demonstrado os inúmeros benefícios da meditação para a saúde dos idosos, tornando-a uma poderosa ferramenta de prevenção para uma longevidade plena
Um dos principais benefícios da meditação para os idosos é a redução do estresse e da ansiedade, fatores que podem impactar negativamente a saúde e o bem-estar na idade avançada. A prática regular da meditação ajuda a acalmar a mente, reduzir os níveis de cortisol (hormônio do estresse) e promover uma sensação de tranquilidade e equilíbrio emocional.
É uma prática mental que envolve focar a atenção em um objeto, pensamento ou sensação específica para acalmar a mente e cultivar a consciência plena. Além disso, a meditação tem sido associada a melhorias na saúde mental, incluindo a concentração, memória e clareza.
Para os idosos que enfrentam desafios cognitivos, a meditação é uma aliada na manutenção da saúde cerebral e na prevenção de doenças. A prática regular de meditação pode aumentar a atividade das células imunes, tornando o corpo mais resistente a doenças e infecções.
Um estudo da Universidade West Virginia, nos EUA, revelou que a meditação pode melhorar a função cerebral e a memória em adultos mais velhos com risco de desenvolver Alzheimer. É também, uma poderosa aliada na promoção do bem-estar emocional dos idosos, ajudando-os a lidar com momentos difíceis, como a solidão, a tristeza e o medo da morte.
Concentração, memória e clareza
A melhora da saúde mental influencia a concentração, a memória e a clareza, o que é especialmente importante na terceira idade, quando problemas cognitivos podem se tornar mais comuns. Melhora a qualidade do sono, o que é essencial na terceira idade. E promove o bem-estar emocional diminuindo o sentimento de solidão, a tristeza e o medo da morte, promovendo um maior equilíbrio emocional e uma maior sensação de paz interior.
Meditar na terceira idade pode trazer diversos benefícios para a saúde física, mental e emocional, o que contribui para uma longevidade saudável. Alguns dos benefícios da meditação para os idosos incluem: a redução do estresse e da ansiedade, ajuda a acalmar a mente e a reduzir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Isso pode contribuir para uma melhor qualidade de vida e prevenir problemas de saúde relacionados ao estresse.
A prática regular de meditação promove uma maior sensação de paz interior, equilíbrio emocional e aceitação das mudanças e desafios próprios da terceira idade. Outro benefício importante da meditação na terceira idade, está na dificuldade na reinserção no mercado de trabalho por causa da ansiedade e depressão.
Hoje a prática de meditação tem sido um recurso para melhorar a saúde mental e obter maior autocontrole, até mesmo na hora das entrevistas. Os resultados são positivos para os praticantes da Meditação”, diz Eliana Motta, Mestre em Administração e Especialista em Recursos Humanos.
Leia mais
Segredos da longevidade: o que mudar na rotina para viver mais e melhor
Meditação é religião? Conheça 6 mitos e verdades sobre o mindfulness
6 motivos para você começar a fazer yoga agora mesmo
Meditação em conexão com a natureza
Fernando Hartmann, Mestre em Yoga há 48 anos, psicólogo e especialista em relações humanas e nas Artes e Terapias Orientais afirma: “Meditar é essencial. A prática regular da meditação proporciona a consciência de quem somos. E com isso, alcançamos uma vida longa e saudável. A meditação Mindfulness, concentração, busca a limpeza da mente para alinharmos as emoções. E esse é o caminho do bem-estar.”
O psicólogo criou o projeto “Ecologia Humana Caminhada Holística com práticas de Meditação e Yoga”, que são encontros em parques e florestas urbanas do Rio de Janeiro para promover a conexão e equilíbrio do corpo e mente. Hartmann também atende pessoas idosas interessadas em uma vida com mais equilíbrio na Acalme Terapias Integrativas, na Tijuca, zona norte do Rio.
Como desfrutar de uma vida mais equilibrada, tranquila e feliz
A meditação é uma prática acessível, simples e eficaz que contribui significativamente para uma longevidade saudável e plena. Ao incorporar a meditação em sua rotina diária, os idosos podem desfrutar de uma vida mais equilibrada, tranquila e feliz, promovendo não apenas a longevidade, mas também a qualidade de vida na idade avançada.
Dicas para meditação
- Para começar a meditar, encontre um local tranquilo e confortável, onde possa se sentar ou se deitar.
- Escolha uma postura relaxada e mantenha ereta.
- Observe o movimento do ar entrando e saindo do seu corpo, sem tentar controlar a respiração.
- Durante a prática da meditação é natural que a mente se distraia com pensamentos, emoções e sensações.
- Quando isso acontecer, simplesmente observe esses pensamentos sem se envolver e traga sua atenção de volta para a respiração.
- Nesse momento pratique a paciência, a aceitação e a gentileza consigo mesmo.
- Comece com sessões curtas, de 5, 10 e 15 minutos, e vá aumentando gradualmente conforme seu conforto.
- Depois, experimente diferentes técnicas de meditação, mindfulness, guiada, com mantras e até em movimento.
Meditação é uma prática pessoal e cada pessoa pode encontrar a sua própria. Utilize essa poderosa ferramenta para cultivar a paz interior e a harmonia em sua vida. Comece a meditar e experimente essa excelente forma de prevenção para uma longevidade saudável na promoção do bem-estar físico, mental e emocional dos idosos e na contribuição para uma melhor qualidade de vida na idade avançada.
Certifique-se do profissional e terapeuta e estabeleça uma rotina. Sua mente e seu corpo vão agradecer. Namastê!
Fonte: Blog Instituto de Longevidade.