Corridas e caminhadas solidárias marcam o Outubro Rosa

Marcas se unem a organizadores para apoiar a campanha e divulgar seus produtos e serviços. Algumas corridas e caminhadas cobram até R$ 200 pela participação

60ª Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama, realizada pelo IBCC Oncologia no Ibirapuera, reuniu 10 mil pessoas (Foto: Divulgação)
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

Anualmente, o Outubro Rosa tem a missão de disseminar informações e sensibilizar sobre a importância do diagnóstico precoce para o tratamento do câncer de mama. Este é o tipo mais incidente e que mais mata mulheres no Brasil. De acordo com estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca), entre 2023 e 2025, o Brasil deve registrar 704 mil novos casos de câncer, sendo 10,5% relacionado a mama feminina. Ou seja, cerca de 74 mil novos casos de câncer de mama a cada ano. Só no Rio de Janeiro, devem ser 10 mil, e na capital, 4.850 somente este ano.

A boa notícia e que, quando diagnosticado precocemente, o câncer de mama possui uma chance alta de cura – até 95% se descoberto nos estágios iniciais. Portanto, o foco da campanha está em conscientizar a população feminina sobre a importância do exame de mamografia no diagnóstico precoce e difundir formas de prevenção e os principais fatores de risco. O câncer de mama é uma das enfermidades mais prevalentes entre as mulheres, sendo um importante problema de saúde pública mundial devido à sua elevada incidência e morbimortalidade.

Um deles é a vida sedentária e hábitos simples, como a atividade física, podem ajudar a evitar a neoplasia. Por isso, entre as inúmeras ações promovidas durante o Outubro Rosa para chamar atenção para a causa, estão as corridas e caminhadas. Para reforçar essa causa e trazer mais luz ao assunto, diferentes marcas estão se unindo a eventos solidários ao redor do mundo, que visam promover a importância da detecção precoce da doença.

Corrida tradiciomal em São Paulo comemora 60 edições

Uma das mais tradicionais acontece neste domingo (15), no Parque do Ibirapuera, em São Paulo: a 60ª edição da Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama São Camilo. A iniciativa é da campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda”, que gera recursos para o IBCC Oncologia, hospital filantrópico e referência no combate à doença, que atende primordialmente pacientes do SUS.

Criado em 1999, o evento já faz parte do calendário de milhares de pessoas, atletas ou não, que todos os anos vestem a camiseta estampada com o alvo azul, e participam da corrida ou da caminhada para comemorar a vida e a importância da prática regular de atividade física para o combate a fatores de risco da doença que podem ser modificados, tais como o sedentarismo e a obesidade.

Neste ano, o Coletivo Pink também é parceiro do evento, que reforça a importância da atividade física  além de incentivar o diálogo sobre outras medidas de autocuidado fundamentais, como a atualização da carteirinha de vacinação. A ação já reuniu mais de 195 mil pessoas desde o seu início em 1999, entre aqueles que participaram ou estiveram presentes apenas para prestigiar o evento, que tem apoio da Prefeitura de São Paulo.

“O IBCC enxerga essa edição de maneira especial pelo fato de estarmos retornando ao Ibirapuera, local onde a corrida e caminhada foi realizada por muitos anos”, destaca Juliana Mauri, gerente geral do IBCC Oncologia, localizado no bairro Mooca, na capital paulista. “A campanha também tem como objetivo disseminar a conscientização a respeito da importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama”, explica Juliana.

Já no final de maio o IBCC Oncologia já vendia ingressos pelo site oficial do evento www.corridaibccsaocamilo.com.br. No primeiro lote, a inscrição valia R$ 104,90 mais a taxa de serviço. O evento prevê caminhada de 3 KM e corridas de 5 KM e 10 KM, das 7 às 16h.

Desafio Virtual vai financiar mamografias para pacientes do SUS

A União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama (Unccam) realiza, entre os dias e 31 de outubro, o Desafio de caminhada e corrida digitais ‘Com elas e por elas’. Toda a renda com os kits para  os participantes será voltada para o projeto ‘Diagnóstico Precoce para Todos’.

A iniciativa visa agilizar, junto à rede particular, a realização de exames de mamografia, biópsia de mama ou ultrassom de mamas para pacientes em filas de espera atendidas por Unidades Básicas de Saúde (UBS) em São Paulo, além de chamar a atenção para a conscientização da prevenção e diagnóstico precoce da doença.

“Muitas mulheres enfrentam dificuldades para conseguir realizar exames na rede pública. O diagnóstico precoce pode promover em até 95% as chances de cura dos casos de câncer de mama e por isso criamos esse projeto, que doa exames de mamografia, ultrassom e outros que possam ajudar na detecção precoce da doença”, explica Clarisia Ramos, presidente da Unaccam.

As equipes de corredores terão entre seus membros pacientes, médicos e apoiadores, com o objetivo de superar 200 Km por grupo – serão 8 equipes de 8 pacientes/líderes inspiradoras que contarão suas histórias de vida e como lidam com o câncer de mama. As inscrições para a corrida devem ser feitas pelo site, com taxa de R$ 100, valor que dá direito a  um kit com camiseta personalizada, pin metálico do laço rosa, medalha de participação e uma echarpe.

O desafio pode ser realizado em 20 dias durante o mês de outubro, iniciando no dia 6 e encerrando dia 31 de outubro. Já o registro da quilometragem poderá ser realizado a partir do dia 15 e deverá ser realizado até a zero hora do dia 31 na aba ‘validar seu resultado’ no site www.ticketsports.com.br.

Cada participante poderá realizar seu circuito com o auxílio de qualquer aplicativo com GPS que registre percursos de corridas e caminhadas. O desafio poderá ser concluído em local aberto ou em esteira elétrica.

Para comprovação do percurso, o participante deverá submeter o resultado por meio do preenchimento das informações solicitadas no site onde o participante fez sua inscrição (ticketsports.com.br), ou do envio (pelo próprio site) de foto ou “print” que comprove a distância referente a modalidade a qual foi inscrito, identificando o tempo em que concluiu.

Além da corrida, a Unaccam realizará uma série de lives e palestras digitais com conteúdos relacionados ao câncer de mama, como prevenção, tratamento, alimentação saudável e bem-estar do paciente em tratamento. Todo esse conteúdo pode ser acessado pelo Instagram @unaccam. Inscrição: https://tr.ee/XpDh7O4BRM.

Sociedade de Mastologia organiza corrida e caminhada no Rio

No Rio de Janeiro, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) realizará sua quarta Corrida/Caminhada de Prevenção ao Câncer de Mama no dia 29, no Parque das Figueiras, na Lagoa Rodrigo de Freitas, um dos principais cartões postais da cidade. Com patrocínio este ano do grupo Oncoclínicas, o evento já virou tradição na vidade e incentiva não só um estilo de vida saudável, mas também destaca a importância de exames regulares e informação sobre a saúde mamária.

  1. “Nosso objetivo é impactar positivamente a população com informação qualificada sobre a importância da saúde preventiva. O intuito da atividade é chamar atenção para os fatores que minimizam os riscos para a doença”, diz a presidente da SBM-RJ, Maria Julia Calas.

  2. Diversos estudos já comprovaram que é possível minimizar os riscos de diversos cânceres com hábitos simples de vida, como a atividade física. “O câncer de mama é um problema mundial, de saúde púbica e ainda temos muitas mulheres que não realizam os exames anualmente. Precisamos sempre reforçar que o diagnóstico precoce é de extrema importância para o tratamento”, afirma o oncologista clínico da Oncoclínicas Rio de Janeiro, Alexandre Boukai.
  1. A SBM é uma entidade sem fins lucrativos e a renda obtida com a taxa de inscrição dos participantes será revertida para o custeio de ações e a manutenção da entidade, levando sempre informações científica para os médicos associados e também para a população, por meio de campanhas de conscientização.

Os valores para participação variam: R$ 69 (kit participação com número de peito e medalha apenas – idosos têm 50% de desconto), R$ 99 (inclui também a camiseta unissex e a sacochila); R$ 139 (incluindo camiseta feminina) e R$ 199 (kit luxo com direito a todos os itens anteriores mais viseira, chinelo e bolsa carteira). Inscrições pelo site www.sbmrio.org.br.

FlowersRUN, no Rio, coleta latas de leite em pó para Inca Voluntários

Em apoio a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, o FlowersRUN Outubro Rosa realiza a campanha de incentivo aos participantes da corrida e caminhada para a doação de leite em pó integral ao Inca Voluntários. As doações serão recolhidas no dia do evento, e levadas até o projeto social pelos organizadores.

corrida e caminhada FlowerRUN vão acontecer no dia 29 de outubro, às 8h, com saída no Parque da Madureira, no Rio de Janeiro. O evento pretende reunir 200 pessoas, entre mulheres e homens, para ação em prol da saúde. Este ano o projeto conta também com a colaboração da Cruz Vermelha que irá atuar com profissionais da área de primeiros socorros, com uma estrutura de tenda para o atendimento durante o evento e arredores.

No espírito de solidariedade e conscientização, a Kostume e Gllendex, marcas de cosméticos capilares do grupo KBFB, anunciaram que participarão como patrocinadores master do evento, com premiação para os cinco primeiros colocados, sorteio de produtos da marca e cupom de desconto para seguidores. A entrega de kits está prevista para os dias 27 e 28 de outubro. Para mais informações e inscrição, basta acessar o site FLOWER´S RUN OUTUBRO ROSA 2023.

Corrida solidária de hospital em Juiz de Fora arrecada alimentos

Em Juiz de Fora (MG), o Hospital Ascomcer está organizando a 10ª edição da Corrida Solidária em Juiz de Fora, MG, que acontecerá em 29 de outubro. O evento faz parte do 35º Ranking de Corridas de Rua de Juiz de Fora e tem como objetivo principal ampliar o acesso a serviços de diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

A iniciativa conta com o apoio da empresa farmacêutica Lupin/MedQuímica, que possui sede no Distrito Industrial da região. Os funcionários da empresa podem se inscrever na corrida mediante a doação de 1kg de alimento não perecível, que pode ser entregue diretamente na fábrica da Lupin/MedQuímica. O percurso da corrida terá 6,1km / 2,3km, inteiramente nas dependências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

As inscrições podem ser realizadas pessoalmente na Ascomcer, localizada na Av. Presidente Itamar Franco, 3500, Cascatinha, ou na loja Camorra Sport Style, situada na Rua Marechal Deodoro, 558, Centro. Também é possível se inscrever online pelo site Corridão.

Marcas pegam carona na campanha e cobram caro por participação

Outras corridas e caminhadas são patrocinadas por marcas já conhecidas ou que querem ganhar visibilidade de carona na causa – mais do que nobre – do Outubro Rosa, e ainda faturar vendendo seus produtos em kits que dão direito à participação nos eventos.

De olho na repercussão, organizadores cobram taxas elevadas para os participantes, prometendo oferecer brindes das marcas. Mas, ao contrário da Corrida IBC São Camilo, em São Paulo, a renda obtida com o evento não vai para nenhuma organização que atua com pacientes de câncer de mama.

No Rio de Janeiro, por exemplo, uma tradicional marca de produtos farmacêuticos e cosméticos já tem os ingressos esgotados para sua corrida e caminhada exclusivas para mulheres. Pagando o valor salgado da inscrição (R$ 159), a participante recebe número de peito, camiseta e um kit com diversos produtos da marca. As que concluírem o percurso recebem medalhas e as cinco primeiras colocadas na classificação geral levam troféus para casa.

O percurso de 7,5 km acontece em um dos principais pontos turísticos da cidade e, segundo a organização, o evento será lixo zero. Plásticos, papelões e metais serão encaminhados para a reciclagem, enquanto os resíduos orgânicos serão transformados em adubo orgânico.

Já a marca Sigvaris vai aproveitar a 60ª edição da Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama São Camilo para apresentar uma linha de produtos indicados para quem pratica esportes. A marca diz que os produtos “auxiliam na diminuição da vibração muscular, oferecendo mais firmeza nas pernas e retardando o desgaste muscular”.

. indicada na recuperação muscular após a atividade física, e a UP 25, para ser utilizada durante os treinos.

A empresa também irá oferecer no kit dos atletas um voucher com 20% off em produtos na loja virtual da marca, além do sorteio de 50 produtos entre os participantes e prêmios para os cinco primeiros colocados de cada prova. A empresa terá também um espaço na Arena de Exposições do evento, aberto para visitação, onde os participantes podem conhecer mais sobre os produtos.

Ainda no evento, a Sigvaris fará uma parceria com o Projeto Vida Corrida, uma ONG criada em 1999 no bairro do Capão Redondo (periferia da Zonal Sul de São Paulo) e que usa o esporte como ferramenta de transformação social. Um grupo de 10 mulheres do projeto, liderado pela fundadora, Neide Santos, irá participar da corrida usando um canelito rosa. 

Com Assessorias

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!